Russos não querem mais guerra. Kremlin não quer mais sondagens

6

Atef Safadi / EPA

Estudo realizado pelos próprios serviços do Governo russo mostram que 55% dos russos estão a favor de conversações de paz.

É caso para recuperar a expressão famosa “Escolham a paz, não a guerra”.

O próprio portal Meduza inicia o seu artigo com essa expressão – em inglês, make peace not war – para descrever o que os russos pensam sobre a guerra na Ucrânia.

E há uma diferença clara nesta sondagem: há quatro meses, 57% da população russa queria que o conflito continuasse; agora “só” 25% deseja a continuidade.

Outro dado destaca-se, talvez ainda mais: em Julho, 32% dos russos preferiam iniciar de imediato conversações com a Ucrânia rumo à paz; mas essa percentagem sobe agora para 55%.

O que significa que, pela primeira vez, mais de metade da população na Rússia (a julgar por esta amostra) quer o fim imediato da guerra.

São resultados semelhantes aos do estudo do Centro Levada, o instituto independente sociológico da Rússia, que no mês passado mostrou que 57% dos russos eram a favor de negociações de paz com a Ucrânia.

Estes números foram recolhidos pelos Serviço de Protecção Federal da Rússia, um órgão ligado ao Governo de Moscovo.

E são dados que, supostamente, seriam apenas para consulta interna no Kremlin. Os resultados do inquérito, supostamente, não apareceriam na praça pública.

No entanto, o portal Meduza conseguiu ter acesso a estes números – que, obviamente, não agradaram a Vladimir Putin e seus aliados.

Por isso, e de acordo com duas fontes próximas do Governo russo, a ideia do Kremlin é agora limitar as sondagens públicas.

“Qualquer resultado pode surgir, hoje em dia – por isso, é melhor nem realizar nenhuma sondagem”, comentou uma das fontes governamentais.

Um consultor político próximo do Kremlin reforçou esta perspectiva, ao dizer que “é melhor não publicar” esta diferença na atitude da população russa sobre a guerra na Ucrânia.

Grigory Yudin, sociólogo, vê russos com uma sensação cada vez maior de “desmoronamento” do seu dia-a-dia, além de uma sensação de maior perigo. Perderam fé na vitória no conflito e continuam sem perceber exactamente como a Rússia pode ganhar a guerra.

Para tentar desviar atenções, os meios de comunicação social estatais e os meios de comunicação russos começaram a falar menos sobre a guerra e mais sobre assuntos positivos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

6 Comments

  1. Isto está cada dia pior para todos. Ninguém quer dar o braço a torcer…..Putin na minha opinião vai lutar até ao máximo, não andasse ele 12 anos a preparar esta guerra.ele quer todas as terras que já foram dele, penso eu.que quer juntar a Ucrânia com a dele como há muitos anos atrás. Para mim não vai parar enquanto ny o conseguir. Se a Ucrânia tb quer o que é seu. A guerra não acaba mais …cada vez pior para todos. Para mim só acordos….quais????? Infelizmente achava melhor que a Ucrânia e os outros países que estão por eles pensassem bem …se calhar valia mais fazer acordos com Putin e quase juntar a Ucrânia com Putin…. É duro e dói…mas por este andar ele tem tudo controlado por mar.. terra e ar. E não sabemos qual vai ser a próxima cartada do jogo dele…que nos vai dar.. ele não diz o que vai fazer a seguir… Hoje parece mais calmo..mas pode enganar e amanhã ainda ser pior… ninguém sabe o que ele vai fazer amanhã…. todos querem a paz mas ele quer as terras da Ucrânia que já foram dele há muitos anos atrás…sem acordos escritos com ele nada se resolve… só armas.. pessoas a lutar a morrer….todos os dias e tudo pior para todo o mundo…alguém consegue acordo com ele por escrito para termos a solução….?? Quando… até quando as armas….,???? Afinal o que Putin quer para acabar com a guerra,??? até quando.

    Será que ele vai até ao míssil que acaba com o mundo inteiro? Não sei…e as provas são verdadeiras? Ele já fez acordos por escrito a dizer isso.assinado e carimbado???tem data o documento???

  2. Quando dois teimosos se encontram no mesmo caminho, e nenhum sai da frente para deixar passar o outro o que se faz? Quando tempo se espera????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.