Russo tentou juntar-se às forças ucranianas. Acabou mal

Alessandro Guerra / EPA

Russo de 40 anos foi detido em flagrante numa estação ferroviária. Tinha tudo planeado e estava de partida para a Ucrânia.

Detido em flagrante: um russo queria juntar-se às forças armadas da Ucrânia, para lutar contra a Rússia, mas nem entrou no comboio.

Agentes do FSB (Serviço Federal de Segurança) detiveram um morador de Tver, cidade a noroeste da capital de Moscovo.

O homem tem 40 anos, é russo, mas estava de partida para a Ucrânia, para lutar contra o exército russo.

Foi detido na estação de comboios de Tver, antes de iniciar a viagem, anunciou o departamento regional do FSB.

“Os oficiais do FSB reprimiram as actividades ilegais de um cidadão da Federação Russa, que pretendia viajar para a Ucrânia para participar nas hostilidades contra as forças armadas da Federação Russa”, lê-se no comunicado.

A imprensa russa, citada na rádio Observador, explica que o russo, que queria juntar-se a uma das unidades do exército ucraniano, já tinha tudo planeado.

Ao longo dos últimos tempos, estabeleceu contacto com um oficial ucraniano através da internet. Estudou a rota para a Ucrânia, comprou uniforme, equipamento militar e médico.

Agora os investigadores abriram processo criminal devido a “preparação para cometer alta traição à Rússia”.

Há menos de um mês, um tribunal russo anunciou uma sentença de seis anos de prisão para outro russo que também se queria juntar ao exército ucraniano.

A diferença é que esse outro caso, um jovem de 24 anos chamado Artyom Bogolyubov, alegadamente tinha planos de se juntar ao outro lado.

Neste caso decorreu uma detenção em flagrante, mesmo antes da partida, há uma acusação oficial de “alta traição” – e o castigo poderá ser mais pesado.

Rússia anuncia conquista

Entretanto, no terreno, a Rússia anunciou nesta sexta-feira que conquistou a cidade Soledar.

A cidade no leste da Ucrânia era palco de forte ataque russo e as próprias forças ucranianas admitiram que estava difícil resistir.

O ministério da Defesa da Rússia considera que esta conquista “é importante para a continuação do sucesso das operações ofensivas em direcção a Donetsk”.

Os russos devem agora conseguir cortar as rotas de abastecimento das tropas ucranianas em Artemovsk, localizadas a sudoeste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.