Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões.

A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a ser usada em quintas de animais criados por causa do seu pêlo.

A injeção já despertou interesse não só na Rússia como na Grécia, Polónia e Áustria, disse à Reuters a agência reguladora veterinária russa Rosselkhoznadzor. Além de países da União Europeia, também a Argentina, a Coreia do Sul e o Japão mostraram interesse.

Estima-se que a vacina confira uma imunidade de seis meses. A Rússia tem 3% da indústria global de peles, diz a agência Reuters.

Outros animais têm sido ocasionalmente contagiados pelo novo coronavírus, como vários tipos de felinos e grandes primatas, sem que existam, no entanto, provas definitivas de que os animais podem transmitir os vírus aos seres humanos.

Contudo, vários países tiveram surtos em quintas de criação de visons, onde foram obrigados a abater os animais para controlar a doença – e há alguns indícios de que os visons transmitiram o vírus, com mutações, a seres humanos.

O maior surto numa quinta de visons foi na Dinamarca, onde foram abatidos 17 milhões de animais, no outono de 2020.

A vacina Carnivak-CoV começou a ser testada em outubro e, segundo disse à AFP Konstantin Savenkov, vice-diretor da agência Rosselkhoznadzor, deu bons resultados.

“Todos os animais vacinados desenvolveram anticorpos para o coronavírus, em 100% dos casos”, afirmou.

Nas clínicas veterinárias russas onde a vacina já está disponível, nota-se que o interesse começou nos “criadores, donos de animas que viajam frequentemente, mas também em cidadãos cujos animais andam à solta”, disse Julia Melano, conselheira da Rosselkhoznadzor, citada pela agência noticiosa russa RIA.

Esta não é a única vacina contra a covid-19 para animais. A farmacêutica veterinária Zoetis começou a desenvolver a sua própria vacina depois de terem sido detetados os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus num cão em Hong Kong.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões. A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a …

Novo Banco avança com providência cautelar para receber 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novo Banco anunciou hoje que irá tomar “todas as medidas”, incluindo “a obtenção de uma providência cautelar”, para receber 112 milhões de euros do Fundo de Resolução, depois de a entidade ter transferido 317 …

Secretário-geral do PSD vai a julgamento no caso das presenças no Parlamento

O secretário-geral do PSD, José Silvano, confirmou hoje que irá a julgamento no caso das alegadas falsas presenças no parlamento, reiterou ser inocente e criticou o despacho de pronúncia por fazer “uma adesão acrítica” à …

O "Projeto S" permitiu que uma pequena cidade brasileira respirasse de alívio

A pequena cidade de Serrana, no Brasil, está a respirar de alívio depois de quase toda a população ter sido vacinada contra a covid-19, numa experiência médica batizada de "Projeto S". Quatro meses depois do arranque …

Espanha exige teste a quem vier de Portugal por via terrestre. Governo ameaça com "reciprocidade"

Os viajantes também podem apresentar certificado de vacinação ou de recuperação da covid-19. A medida não é recíproca a quem quiser cruzar a fronteira para Portugal. A partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, quem viajar …

Mercado do carbono permitiu a empresas poluidoras da UE ganharem 50 mil milhões de euros

A atribuição gratuita de licenças de emissão de gases com efeito de estufa permitiu lucros especulativos de 50 mil milhões de euros à indústria de uso intensivo de energia na Europa, revela um relatório divulgado …

Itália identifica rede neonazi que planeava atentar contra instalações da NATO

Itália identificou hoje uma rede neonazi e está a investigar 12 dos seus membros que faziam propaganda antissemita na internet e planeavam atentar contra instalações da NATO com explosivos construídos. A operação, levada a cabo pelo …

Número de jovens internados em centros educativos cai a pique

O número de jovens internados em centros educativos nos últimos dez anos passou de 226 para 90, o que se traduz numa quebra de 60,2%, revela a Estatística da Justiça. A tendência de descida no número …

Juiz anti-confinamento defende festejos dos Santos Populares

"Está nas nossas mãos, não nos vitimizemos, festejemos os Santos Populares", defendeu no sábado na sua página do Facebook o juiz anti-confinamento Rui Fonseca e Castro. "Têm-se os portugueses queixado da injustiça que consiste em ter-se …

App chinesa bloqueada por perguntar "que dia é hoje" nos 32 anos do massacre de Tiananmen

A conta na rede social Weibo, o Twitter chinês, foi bloqueada depois de ter ousado perguntar "que dia é hoje" no 32.º aniversário do massacre de Tiananmen. Com mais de 300 milhões de utilizadores, a Xiaohongshu, …