/

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões.

A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a ser usada em quintas de animais criados por causa do seu pêlo.

A injeção já despertou interesse não só na Rússia como na Grécia, Polónia e Áustria, disse à Reuters a agência reguladora veterinária russa Rosselkhoznadzor. Além de países da União Europeia, também a Argentina, a Coreia do Sul e o Japão mostraram interesse.

Estima-se que a vacina confira uma imunidade de seis meses. A Rússia tem 3% da indústria global de peles, diz a agência Reuters.

Outros animais têm sido ocasionalmente contagiados pelo novo coronavírus, como vários tipos de felinos e grandes primatas, sem que existam, no entanto, provas definitivas de que os animais podem transmitir os vírus aos seres humanos.

Contudo, vários países tiveram surtos em quintas de criação de visons, onde foram obrigados a abater os animais para controlar a doença – e há alguns indícios de que os visons transmitiram o vírus, com mutações, a seres humanos.

O maior surto numa quinta de visons foi na Dinamarca, onde foram abatidos 17 milhões de animais, no outono de 2020.

A vacina Carnivak-CoV começou a ser testada em outubro e, segundo disse à AFP Konstantin Savenkov, vice-diretor da agência Rosselkhoznadzor, deu bons resultados.

“Todos os animais vacinados desenvolveram anticorpos para o coronavírus, em 100% dos casos”, afirmou.

Nas clínicas veterinárias russas onde a vacina já está disponível, nota-se que o interesse começou nos “criadores, donos de animas que viajam frequentemente, mas também em cidadãos cujos animais andam à solta”, disse Julia Melano, conselheira da Rosselkhoznadzor, citada pela agência noticiosa russa RIA.

Esta não é a única vacina contra a covid-19 para animais. A farmacêutica veterinária Zoetis começou a desenvolver a sua própria vacina depois de terem sido detetados os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus num cão em Hong Kong.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.