/

Rússia testa com sucesso míssil balístico intercontinental

peer_gynt / Flickr

ICBM russo ICBM RT-23

ICBM russo ICBM RT-23

A Rússia efetuou hoje com êxito um teste de lançamento de um missil balístico intercontinental de última geração, que atravessou seis mil quilómetros, caindo no sítio previamente definido, anunciaram hoje as autoridades do país.

Um porta-voz do Ministério da Defesa russo, IgorYegorov, afirmou que o míssil balístico RS-24, capaz de transportar três ou mais ogivas nucleares, pode superar sem problemas o escudo anti-míssil dos Estados Unidos.

Os simulacros das ogivas do míssil atingiram, com a precisão pré-estabelecida, o alvo no polígono de ensaios de Kura, na península de Kamchatka, disse à Tass o coronel Igor Egorov, porta-voz oficial do serviço de imprensa e informação das Forças de Mísseis Estratégicos do Ministério da Defesa da Rússia, citado pela RVR.

De acordo com Egorov, o lançamento desta sexta-feira, além de alcançar outros objectivos, confirmou tanto a fiabilidade técnica dos mísseis Yars, desenvolvidos em 2013 e 2014, como as prestações de combate e operacionais do sistema RS-24 em geral.

No meio de uma escalada na tensão com os EUA, sem precedentes desde a queda da União Soviética e o fim da ‘Guerra Fria’, a Rússia tem aumentado significativamente o número de ensaios com armas nucleares.

Simultaneamente, incrementou a frequência de realização de alguns exercícios militares, e alargou o seu âmbito.

Um exemplo disso são as incursões recentes dos seus caças e bombardeiros nas proximidades de espaço aéreo de países da NATO.

ZAP / Lusa / RVR

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.