Rússia testa com sucesso míssil balístico intercontinental

peer_gynt / Flickr

ICBM russo ICBM RT-23

ICBM russo ICBM RT-23

A Rússia efetuou hoje com êxito um teste de lançamento de um missil balístico intercontinental de última geração, que atravessou seis mil quilómetros, caindo no sítio previamente definido, anunciaram hoje as autoridades do país.

Um porta-voz do Ministério da Defesa russo, IgorYegorov, afirmou que o míssil balístico RS-24, capaz de transportar três ou mais ogivas nucleares, pode superar sem problemas o escudo anti-míssil dos Estados Unidos.

Os simulacros das ogivas do míssil atingiram, com a precisão pré-estabelecida, o alvo no polígono de ensaios de Kura, na península de Kamchatka, disse à Tass o coronel Igor Egorov, porta-voz oficial do serviço de imprensa e informação das Forças de Mísseis Estratégicos do Ministério da Defesa da Rússia, citado pela RVR.

De acordo com Egorov, o lançamento desta sexta-feira, além de alcançar outros objectivos, confirmou tanto a fiabilidade técnica dos mísseis Yars, desenvolvidos em 2013 e 2014, como as prestações de combate e operacionais do sistema RS-24 em geral.

No meio de uma escalada na tensão com os EUA, sem precedentes desde a queda da União Soviética e o fim da ‘Guerra Fria’, a Rússia tem aumentado significativamente o número de ensaios com armas nucleares.

Simultaneamente, incrementou a frequência de realização de alguns exercícios militares, e alargou o seu âmbito.

Um exemplo disso são as incursões recentes dos seus caças e bombardeiros nas proximidades de espaço aéreo de países da NATO.

ZAP / Lusa / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …