A Rússia está a preparar um robô de guerra capaz de neutralizar os tanques Leopard-2 e os Abrams, que a Alemanha, os Estados Unidos (EUA) e outros países ofereceram à Ucrânia.
Trata-se da versão militar do robô Marker, que já recebeu a alcunha de “destruidor de Leopards” e foi desenhado para neutralizar os referidos tanques, avançou na quinta-feira a Euronews.
De acordo com a publicação, o robô está a ser desenvolvido pela fundação de pesquisas Avançadas da Rússia e pela empresa Android Technics.
O anúncio foi feito no Telegram por Dmitri Rogozin, líder do grupo militar Tsar Wolves. Segundo o responsável, o equipamento vai passar por um período de treino e chegará ao terreno de guerra em fevereiro.
O robô está equipado com um sensor que deteta tanques Abrams, Leopard-2 e outros do mesmo génerp; é autónomo em termos de movimentos e lança mísseis antitanque.
Na quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os Leopard-2 estão sobrestimados e “custam bastante” e que esse valor será pago pelos contribuintes europeus. O responsável indicou ainda que esses tanques vão arder “como todos os outros”.
“É outra ilusão e esta é bastante grave. Repito: estes tanques ardem como todos os outros. Só que custam bastante. E isto recairá sobre os contribuintes europeus. Os americanos, como sempre, ficam o dinheiro deles. E muito provavelmente ainda vão lucrar bastante”, referiu ainda.
Na terça-feira, o chanceler alemão Olaf Scholz decidiu enviar carros de combate Leopard-2, de fabrico alemão, para a Ucrânia. Outros dos países aliados da Ucrânia estarão prontos a acompanhar esta decisão.
No mesmo dia, numa conferência de imprensa em Berlim com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, encorajou os países que pretendem fornecer tanques Leopard à Ucrânia a iniciar o treino dos militares ucranianos que os venham a operar.
Já na quarta-feira, o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o país vai enviar 31 tanques Abrams M1 para a Ucrânia.
Guerra na Ucrânia
-
12 Dezembro, 2024 Cessar-fogo natalício: Zelenskyy recusou? Há possível acordo de reféns em GazaTambém em: Guerra no Médio Oriente
-
11 Dezembro, 2024 Rússia baixa a guarda (e muito) na ponte da Crimeia
ainda vamos ver a Europa e os EUA na Miséria e a Russia a Melhorar a economia á conta desta Guerra, os EUA vão lucrar também vendendo o Petróleo e Gás 3x mais caro aos Europeus
Estranho. Se os EUA vão lucrar vendendo petróleo e gás mais caro, como é que vão cair na miséria? Se calhar está a pensar noutro tipo de miséria que não a económica…
Tu não devias andar por aí a comentar sem a medicação.
A Russia não tem ativos para melhorar a economia, mas fácil quebrar, já os EUA é possível que quebrem algum dia mas dificilmente alguém vivo hoje verá.