“Putin é um assassino”. Rússia reage a acusações de Biden e chama embaixador nos EUA

jlhervàs / Flickr

O novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

A Rússia anunciou ter convocado o seu embaixador nos Estados Unidos para consultas, ao mesmo tempo que garantiu que quer evitar a “degradação irreversível” das relações com Washington, que estão “em estado difícil” há anos.

Os ânimos exaltaram-se esta quarta-feira entre Washington e Moscovo, na sequência de uma entrevista do presidente dos EUA Joe Biden, na qual este concorda que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, é um assassino e que “irá pagar as consequências” por Moscovo de ter interferido nas eleições presidenciais de 2020 em favor de Donald Trump, escreve o Diário de Notícias.

O Kremlin reagiu imediatamente à entrevista e descreveu essas acusações como infundadas, garantindo que a Rússia está preparada para proteger os seus interesses em face de uma possível nova ronda de sanções por parte dos Estados Unidos.

“É histeria devido à impotência. Putin é o nosso Presidente. E um ataque contra ele é um ataque contra o nosso país”, escreveu Viatheeslav Volodine, presidente da câmara baixa do Parlamento russo, na sua conta da rede social Telegram.

“Com as suas declarações, Biden insultou os cidadãos do nosso país”, acrescentou Volodine, que já foi o número dois do Governo russo entre 2011 e 2016.

Na sequência da entrevista de Joe Biden, e de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, o embaixador Anatoly Antonov foi chamado a Moscovo “a fim de analisar o que fazer e até onde ir nas relações com os Estados Unidos”.

A diplomacia russa lembrou que o Presidente norte-americano, Joe Biden, já está há quase dois meses no poder, pelo que este é um “motivo adequado para tentar perceber o que está a correr bem com o novo Governo” dos EUA.

“Para nós, o importante é definir quais podem ser os caminhos para melhorar as relações russo-americanas, que estão a passar por uma situação grave e que Washington conduziu a um beco sem saída, nos últimos anos”, explicou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Svetlana Zakharova.

Zakharova disse ainda que a Rússia tem interesse em evitar “a degradação irreversível” das relações com os Estados Unidos, “se os americanos estiverem conscientes dos riscos que isso implica”.

Apesar de a relação entre os EUA e a Rússia ter os ingredientes para se manter numa espécie de guerra fria, tendo em conta as divergências sobre quase todos os temas, da ocupação da Crimeia à repressão aos opositores, dos ciberataques às interferências nas campanhas eleitorais, Joe Biden considerou, na mesma entrevista televisiva, existir uma linha de possível entendimento noutros temas, como por exemplo o regresso do Irão ao acordo nuclear.

Além disso, o Presidente dos Estados Unidos ressalvou que quer trabalhar com os russos “quando for do interesse comum”, como foi o caso da prorrogação do acordo de desarmamento nuclear Novo START, promulgado dias depois de tomar posse, escreve ainda o DN.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto o Donald Trump foi presidente dos EUA ele retirou mais de 90% das forças militares estacionadas em países e as quais foram enviadas pela administração Obama/Biden.
    Houve quase cinco anos sem conflitos mundiais.
    Acordos de paz históricos no Médio Oriente.
    No entanto, agora com este velho pedófilo cínico é que o mundo está a ficar muito melhor.

    • Mais um John alucinado!..
      Sem conflitos, diz ele…
      “Missão cumprida!” Trump diz que ataque foi “perfeito”
      Na madrugada de sábado EUA, França e Reino Unido atacaram três alvos perto de Damasco e Homs. Putin pediu reunião urgente do Conselho de Segurança e NATO convocou o seu órgão máximo. Moscovo admite vender novos sistemas anti-mísseis a Assad.”
      Público, 14 ABRIL 2018

  2. Os ‘Velhos Mandantes’ estão de volta.
    Sempre achei o mandato de Trump uma aberração e um retrocesso civilizacional.
    Só espero que este novo presidente não acabe por provar que, afinal, o Trump é que tinha razão.

  3. Porque será que Mestre Putin quer aprovado o projecto de lei que permite Imunidade Vitalícia contra eventuais acusações Criminais quando deixar o cargo ???????

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …