Rússia ocupa 20% da Ucrânia

14

Reprodução / Facebook

Mapas (muito) partilhados mostram territórios ocupados pelos russos. É mais do que Portugal inteiro e mais de metade do tamanho do Reino Unido.

Uma parte considerável da Ucrânia já é ocupada e controlada por exército e autoridades da Rússia.

Os mapas divulgados pelo ucraniano Aleksey Bokoch, que já foram (muito) partilhados pela internet, apresentam uma ideia visual do que se tem falado nos últimos meses – embora as diferenças no mapa já tenham começado em 2014, por causa da Crimeia.

As imagens publicadas por Aleksey fazem diversas comparações com outros países mas a imagem principal, centrada na Ucrânia, mostra o que já se sabia: praticamente toda a zona do Leste/Sudeste está ocupada pelos russos.

Entre Sebastopol, Mariupol, Donetsk e Lugansk, entre outras cidades, são quase 3 mil quilómetros de viagem. E cidades como Zaporizhzhya e Kharkiv não estão muito longe da “zona russa”.

Uma área total de 123 mil quilómetros quadrados, controlados pelos vizinhos. Pouco mais de 20% da área total da Ucrânia (pouco mais de 600 mil km2).

É praticamente o triplo da área ucraniana que já era ocupada pela Rússia antes do início desta guerra, no dia 24 de Fevereiro.

Noutras comparações, a área conquistada pela Rússia é maior do que a área de Portugal (92 mil km2). É quase o tamanho de toda a Grécia (132 mil km2) e é mais de metade do território do Reino Unido (242 mil km2).

Aleksey Bokoch reforça a ideia que esta será a zona ocupada pela Rússia, “tendo em conta as declarações dos políticos”.

Mas a ocupação russa até poderá ser maior do que o que está espelhado nestas imagens de mapas.

O portal Meduza também utilizou os mapas da Google para fazer as suas contas e reparou que o território ocupado sobe para quase 144 mil quilómetros. Ou seja, quase 24% da área da Ucrânia.

Passaportes russos na Ucrânia

Entretanto, já há passaportes russos disponíveis na Ucrânia. Mais concretamente em Melitopol – cidade que está ocupada pela Rússia.

A Euronews relata que foi criado um gabinete para a emissão de documentos oficiais russos.

O presidente Vladimir Putin assinou um decreto que permite aos cidadãos das regiões ocupadas obter cidadania russa devido a “razões humanitárias”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

14 Comments

  1. O Putin perdeu tanto “terreno”, no passado, e agora quer apoderar-se de um país destruído pelas suas tropas (Ucrânia)… é tão estúpido, que já atribui culpas ao Ocidente por tudo o que se tem passado e, ainda, não defende que os EUA enviem armamento, mísseis para combater os avanços dos russos. Este homem está doente da tola!

  2. Concordo totalmente com você, só falta ele querer dominar a Europa, é uma Besta me desculpem, mas é o meu pensamento.

  3. Quantos Portugal cabem nesses 20%? 20% que estrangulam a Ucrânia e lhe impedem o acesso ao mar e aos portos. Apesar da grande resistência dos Ucrânianos, Infelizmente não me parece que a Ucrânia esteja a ganhar a guerra.

  4. Tudo o que a Rússia queria era que a deixassem em paz. Mas os EUA não deixaram… Os EUA precisavam de inventar uma Rússia agressiva e ameaçadora para poderem continuar a ocupar e controlar a Europa. E foram empurrando a NATO para Leste, até que a Rússia tivesse de reagir. O que veio a acontecer em 24 de Fevereiro. E os imbecis dos dirigentes europeus cairam na esparrela e agora estão condenados a serem uma colónia americana.

  5. Os cães ladram e a caravana Russa, passa.

    Enquanto os políticos do dito «mundo civilizado» pedem desculpa aos Russos por enviarem armas aos Ucranianos para eles se defenderem e pelo meio vão falando sobre as atrocidades cometidas, assistimos na TV à destruição sistemática de um pais.

    Vergonha. É o que sinto por estarmos todos de braços cruzados enquanto a Rússia arruína pela guerra um país vizinho.

  6. “Portugal” não tem 88 000 km², mas sim 92 212 km².
    O valor referido diz respeito (mais ou menos) à parte continental de Portugal…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.