Rússia sugere que o número de mortes por covid-19 é três vezes maior que o oficial

Christophe Petit Tesson / EPA

O Governo russo sugeriu que o número de mortes por coronavírus é três vezes maior do que a contagem oficial, com a vice-primeira-ministra, Tatyana Golikova, a afirmar que o aumento de óbitos de janeiro a novembro, em comparação com o ano anterior, deve-se em grande parte à covid-19.

Segundo noticiou na terça-feira o Independent, o número total de mortes por variadas causas nos primeiros 11 meses deste ano aumentou em 229.700 – quase 14% – em comparação com o mesmo período em 2019, segundo dados da Rosstat, a agência estatal russa para estatísticas.

“Mais de 81% do aumento na mortalidade neste período está relacionado à covid-19 e às consequências de estar infetado” com o vírus, disse Golikova, durante uma reunião governamental, sugerindo que cerca de 186.000 mortes no país desde o início do ano até novembro podem estar relacionadas ao coronavírus.

A Rosstat informou que 116.030 pessoas com coronavírus morreram entre abril e novembro. Este número inclui casos em que o vírus não foi a principal causa de morte, bem como suspeitas de infeção não confirmadas.

Entre abril e novembro, a agência contabilizou 70.921 mortes nas quais a covid-19 foi principal causa, enquanto a força-tarefa do Governo destacada para tratar questões relacionadas ao vírus relatou um total de 40.464 mortes até o início de dezembro. A Rosstat lança estatísticas mensais e analisa os dados retroativamente.

Autoridades russas atribuíram as diferenças entre os números da Rosstat e da força-tarefa a diferentes métodos de contagem, referindo que esta última apenas analisa as mortes onde o coronavírus foi a causa principal.

Especialistas, contudo, sugeriram que outros fatores – como uma tendência das autoridades russas em contornar as estatísticas e a geografia do país – podem contribuir para a baixa contagem oficial.

A Rússia contabilizou, na terça-feira, mais de 3,1 milhões de casos, de acordo com a Reuters, posicionando-se atrás dos Estados Unidos, da Índia e do Brasil. O país enfrenta atualmente uma segunda vaga de infeções, embora as autoridades tenham evitado impor um bloqueio nacional para controlar a disseminação do vírus.

Um programa de vacinação voluntária contra o coronavírus foi lançado no início de dezembro, começando pelos grupos mais vulneráveis.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …