Rússia: a influenciar Portugal (e outros 26 países) desde 2004

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

Portugal está entre um conjunto de 27 países europeus e norte-americanos que são influenciados pela Rússia, segundo dados recolhidos pela organização Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund.

De acordo com uma análise feita por uma organização de monitorização de segurança, divulgada esta quinta-feira pelo USA Today, a Rússia interferiu, desde 2004, na política de pelo menos 27 países europeus e norte-americanos.

Segundo o site norte-americano, as interferências começaram nos antigos territórios soviéticos aliados ao Ocidente e alastraram-se depois a essa parte da Europa. Mais recentemente, o Canadá e os EUA foram os últimos países a serem afetados.

A alegada interferência russa começou a ser seguida pela Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund, a organização sem fins lucrativos que promove laços mais estreitos entre os Estados Unidos e o continente europeu.

Em agosto, o grupo começou a registar os esforços dos russos para influenciar a opinião pública americana através de contas no Twitter que passavam mensagens consideradas favoráveis ao Kremlin, escreve o USA Today.

Recorde-se que, esta quarta-feira, o Facebook revelou que contas falsas “provavelmente” operadas a partir da Rússia gastaram cerca de 85 mil euros para divulgar anúncios a publicações com teor político nesta rede social nos últimos dois anos.

O padrão usado pelo país para influenciar comportamentos nos EUA é semelhante ao que já usa noutros países, assegura Laura Rosenberger, diretora da organização.

“São todas ferramentas que usam para minar instituições democráticas em diferentes sítios. Para muitos norte-americanos, a questão da interferência russa nas eleições apareceu do nada. Parece uma coisa louca para a maioria das pessoas que isto seja parte das práticas da Rússia há mais de uma década”, afirmou.

Entre os 27 países afetados, Portugal aparece na lista, ao lado de nações como a Bielorrússia, Bulgária, Canadá, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Moldávia, Montenegro, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, Ucrânia e EUA.

Segundo o site norte-americano, entre os principais alvos atuais estão a chanceler Angela Merkel que, ainda este mês, vai a votos na Alemanha.

No entanto, James Corden, editor executivo da American Committee for East-West Accord, que promove a melhoria das relações entre os EUA e a Rússia, defende que as ações do país não são assim tão diferentes das que o Governo americano faz para promover os seus interesses no exterior. “Nós fazemos, eles fazem, os chineses fazem, os israelitas fazem, todos o fazem”, critica.

Uma posição que Clint Watts, ex-agente do FBI e especialista em contraterrorismo, discorda totalmente. “Quando é que nós hackeamos quatro mil pessoas de um país estrangeiro e despejamos todas as suas informações na Internet?”, questiona, referindo-se às múltiplas intrusões em computadores militares e governamentais que foram atribuídos a hackers russos. O objetivo da Rússia nos EUA e na Europa “é tornar a democracia num conceito pouco credível“, acrescenta.

A Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund nasceu em 2016, depois de conhecidas as alegadas interferências nas eleições presidenciais de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não é de estranhar.
    O povo Português é um povo maravilho, mas infelizmente facilmente influenciável.
    Basta ver o que este governo tem feito para influenciar o povo a acreditar que isto nunca esteve tão bem… quando na realidade isto está a caminhar para uma situação catastrófica (já vou ser criticado que só isto ou aquilo… mas verdade virá ao de cima, de aqui a pouco tempo!).
    Por isso (e sabendo que temos partidos próximos da ideologia Russa no governo) não é nada de espantar essa influencia e, até o grande sucesso que essa influencia esta ou vai ter em Portugal.

  2. Esta “cumbersa” da pretensa influência da RRRÚSSIA, para além de cínica é demasiado parva.
    Claro que esta “cumbersa” (da treta) deve ser para disfarçar as inúmeras interferências (quantas vezes terroristas) do Império dos Cowboys, USA e abusa, arrogado em dono do Mundo.

    • Acho que a influencia é mais dos espanhóis, pois até vamos comprar lá combustíveis. Dos USA já não vem nada pois até das Lajes estão a sair.
      Já me esquecia da McDonald e da Coca cola….Por isso peço Desculpa…….

      Será que não temos noção que as grandes Potencias nos influenciam?, de uma forma ou doutra. e alem do mais somos dependentes deles.

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …