Rússia: a influenciar Portugal (e outros 26 países) desde 2004

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

Portugal está entre um conjunto de 27 países europeus e norte-americanos que são influenciados pela Rússia, segundo dados recolhidos pela organização Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund.

De acordo com uma análise feita por uma organização de monitorização de segurança, divulgada esta quinta-feira pelo USA Today, a Rússia interferiu, desde 2004, na política de pelo menos 27 países europeus e norte-americanos.

Segundo o site norte-americano, as interferências começaram nos antigos territórios soviéticos aliados ao Ocidente e alastraram-se depois a essa parte da Europa. Mais recentemente, o Canadá e os EUA foram os últimos países a serem afetados.

A alegada interferência russa começou a ser seguida pela Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund, a organização sem fins lucrativos que promove laços mais estreitos entre os Estados Unidos e o continente europeu.

Em agosto, o grupo começou a registar os esforços dos russos para influenciar a opinião pública americana através de contas no Twitter que passavam mensagens consideradas favoráveis ao Kremlin, escreve o USA Today.

Recorde-se que, esta quarta-feira, o Facebook revelou que contas falsas “provavelmente” operadas a partir da Rússia gastaram cerca de 85 mil euros para divulgar anúncios a publicações com teor político nesta rede social nos últimos dois anos.

O padrão usado pelo país para influenciar comportamentos nos EUA é semelhante ao que já usa noutros países, assegura Laura Rosenberger, diretora da organização.

“São todas ferramentas que usam para minar instituições democráticas em diferentes sítios. Para muitos norte-americanos, a questão da interferência russa nas eleições apareceu do nada. Parece uma coisa louca para a maioria das pessoas que isto seja parte das práticas da Rússia há mais de uma década”, afirmou.

Entre os 27 países afetados, Portugal aparece na lista, ao lado de nações como a Bielorrússia, Bulgária, Canadá, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Moldávia, Montenegro, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, Ucrânia e EUA.

Segundo o site norte-americano, entre os principais alvos atuais estão a chanceler Angela Merkel que, ainda este mês, vai a votos na Alemanha.

No entanto, James Corden, editor executivo da American Committee for East-West Accord, que promove a melhoria das relações entre os EUA e a Rússia, defende que as ações do país não são assim tão diferentes das que o Governo americano faz para promover os seus interesses no exterior. “Nós fazemos, eles fazem, os chineses fazem, os israelitas fazem, todos o fazem”, critica.

Uma posição que Clint Watts, ex-agente do FBI e especialista em contraterrorismo, discorda totalmente. “Quando é que nós hackeamos quatro mil pessoas de um país estrangeiro e despejamos todas as suas informações na Internet?”, questiona, referindo-se às múltiplas intrusões em computadores militares e governamentais que foram atribuídos a hackers russos. O objetivo da Rússia nos EUA e na Europa “é tornar a democracia num conceito pouco credível“, acrescenta.

A Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund nasceu em 2016, depois de conhecidas as alegadas interferências nas eleições presidenciais de novembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não é de estranhar.
    O povo Português é um povo maravilho, mas infelizmente facilmente influenciável.
    Basta ver o que este governo tem feito para influenciar o povo a acreditar que isto nunca esteve tão bem… quando na realidade isto está a caminhar para uma situação catastrófica (já vou ser criticado que só isto ou aquilo… mas verdade virá ao de cima, de aqui a pouco tempo!).
    Por isso (e sabendo que temos partidos próximos da ideologia Russa no governo) não é nada de espantar essa influencia e, até o grande sucesso que essa influencia esta ou vai ter em Portugal.

  2. Esta “cumbersa” da pretensa influência da RRRÚSSIA, para além de cínica é demasiado parva.
    Claro que esta “cumbersa” (da treta) deve ser para disfarçar as inúmeras interferências (quantas vezes terroristas) do Império dos Cowboys, USA e abusa, arrogado em dono do Mundo.

    • Acho que a influencia é mais dos espanhóis, pois até vamos comprar lá combustíveis. Dos USA já não vem nada pois até das Lajes estão a sair.
      Já me esquecia da McDonald e da Coca cola….Por isso peço Desculpa…….

      Será que não temos noção que as grandes Potencias nos influenciam?, de uma forma ou doutra. e alem do mais somos dependentes deles.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …