Rússia: a influenciar Portugal (e outros 26 países) desde 2004

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

Portugal está entre um conjunto de 27 países europeus e norte-americanos que são influenciados pela Rússia, segundo dados recolhidos pela organização Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund.

De acordo com uma análise feita por uma organização de monitorização de segurança, divulgada esta quinta-feira pelo USA Today, a Rússia interferiu, desde 2004, na política de pelo menos 27 países europeus e norte-americanos.

Segundo o site norte-americano, as interferências começaram nos antigos territórios soviéticos aliados ao Ocidente e alastraram-se depois a essa parte da Europa. Mais recentemente, o Canadá e os EUA foram os últimos países a serem afetados.

A alegada interferência russa começou a ser seguida pela Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund, a organização sem fins lucrativos que promove laços mais estreitos entre os Estados Unidos e o continente europeu.

Em agosto, o grupo começou a registar os esforços dos russos para influenciar a opinião pública americana através de contas no Twitter que passavam mensagens consideradas favoráveis ao Kremlin, escreve o USA Today.

Recorde-se que, esta quarta-feira, o Facebook revelou que contas falsas “provavelmente” operadas a partir da Rússia gastaram cerca de 85 mil euros para divulgar anúncios a publicações com teor político nesta rede social nos últimos dois anos.

O padrão usado pelo país para influenciar comportamentos nos EUA é semelhante ao que já usa noutros países, assegura Laura Rosenberger, diretora da organização.

“São todas ferramentas que usam para minar instituições democráticas em diferentes sítios. Para muitos norte-americanos, a questão da interferência russa nas eleições apareceu do nada. Parece uma coisa louca para a maioria das pessoas que isto seja parte das práticas da Rússia há mais de uma década”, afirmou.

Entre os 27 países afetados, Portugal aparece na lista, ao lado de nações como a Bielorrússia, Bulgária, Canadá, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Moldávia, Montenegro, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, Ucrânia e EUA.

Segundo o site norte-americano, entre os principais alvos atuais estão a chanceler Angela Merkel que, ainda este mês, vai a votos na Alemanha.

No entanto, James Corden, editor executivo da American Committee for East-West Accord, que promove a melhoria das relações entre os EUA e a Rússia, defende que as ações do país não são assim tão diferentes das que o Governo americano faz para promover os seus interesses no exterior. “Nós fazemos, eles fazem, os chineses fazem, os israelitas fazem, todos o fazem”, critica.

Uma posição que Clint Watts, ex-agente do FBI e especialista em contraterrorismo, discorda totalmente. “Quando é que nós hackeamos quatro mil pessoas de um país estrangeiro e despejamos todas as suas informações na Internet?”, questiona, referindo-se às múltiplas intrusões em computadores militares e governamentais que foram atribuídos a hackers russos. O objetivo da Rússia nos EUA e na Europa “é tornar a democracia num conceito pouco credível“, acrescenta.

A Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund nasceu em 2016, depois de conhecidas as alegadas interferências nas eleições presidenciais de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não é de estranhar.
    O povo Português é um povo maravilho, mas infelizmente facilmente influenciável.
    Basta ver o que este governo tem feito para influenciar o povo a acreditar que isto nunca esteve tão bem… quando na realidade isto está a caminhar para uma situação catastrófica (já vou ser criticado que só isto ou aquilo… mas verdade virá ao de cima, de aqui a pouco tempo!).
    Por isso (e sabendo que temos partidos próximos da ideologia Russa no governo) não é nada de espantar essa influencia e, até o grande sucesso que essa influencia esta ou vai ter em Portugal.

  2. Esta “cumbersa” da pretensa influência da RRRÚSSIA, para além de cínica é demasiado parva.
    Claro que esta “cumbersa” (da treta) deve ser para disfarçar as inúmeras interferências (quantas vezes terroristas) do Império dos Cowboys, USA e abusa, arrogado em dono do Mundo.

    • Acho que a influencia é mais dos espanhóis, pois até vamos comprar lá combustíveis. Dos USA já não vem nada pois até das Lajes estão a sair.
      Já me esquecia da McDonald e da Coca cola….Por isso peço Desculpa…….

      Será que não temos noção que as grandes Potencias nos influenciam?, de uma forma ou doutra. e alem do mais somos dependentes deles.

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …