Rússia: a influenciar Portugal (e outros 26 países) desde 2004

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

Portugal está entre um conjunto de 27 países europeus e norte-americanos que são influenciados pela Rússia, segundo dados recolhidos pela organização Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund.

De acordo com uma análise feita por uma organização de monitorização de segurança, divulgada esta quinta-feira pelo USA Today, a Rússia interferiu, desde 2004, na política de pelo menos 27 países europeus e norte-americanos.

Segundo o site norte-americano, as interferências começaram nos antigos territórios soviéticos aliados ao Ocidente e alastraram-se depois a essa parte da Europa. Mais recentemente, o Canadá e os EUA foram os últimos países a serem afetados.

A alegada interferência russa começou a ser seguida pela Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund, a organização sem fins lucrativos que promove laços mais estreitos entre os Estados Unidos e o continente europeu.

Em agosto, o grupo começou a registar os esforços dos russos para influenciar a opinião pública americana através de contas no Twitter que passavam mensagens consideradas favoráveis ao Kremlin, escreve o USA Today.

Recorde-se que, esta quarta-feira, o Facebook revelou que contas falsas “provavelmente” operadas a partir da Rússia gastaram cerca de 85 mil euros para divulgar anúncios a publicações com teor político nesta rede social nos últimos dois anos.

O padrão usado pelo país para influenciar comportamentos nos EUA é semelhante ao que já usa noutros países, assegura Laura Rosenberger, diretora da organização.

“São todas ferramentas que usam para minar instituições democráticas em diferentes sítios. Para muitos norte-americanos, a questão da interferência russa nas eleições apareceu do nada. Parece uma coisa louca para a maioria das pessoas que isto seja parte das práticas da Rússia há mais de uma década”, afirmou.

Entre os 27 países afetados, Portugal aparece na lista, ao lado de nações como a Bielorrússia, Bulgária, Canadá, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Moldávia, Montenegro, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, Ucrânia e EUA.

Segundo o site norte-americano, entre os principais alvos atuais estão a chanceler Angela Merkel que, ainda este mês, vai a votos na Alemanha.

No entanto, James Corden, editor executivo da American Committee for East-West Accord, que promove a melhoria das relações entre os EUA e a Rússia, defende que as ações do país não são assim tão diferentes das que o Governo americano faz para promover os seus interesses no exterior. “Nós fazemos, eles fazem, os chineses fazem, os israelitas fazem, todos o fazem”, critica.

Uma posição que Clint Watts, ex-agente do FBI e especialista em contraterrorismo, discorda totalmente. “Quando é que nós hackeamos quatro mil pessoas de um país estrangeiro e despejamos todas as suas informações na Internet?”, questiona, referindo-se às múltiplas intrusões em computadores militares e governamentais que foram atribuídos a hackers russos. O objetivo da Rússia nos EUA e na Europa “é tornar a democracia num conceito pouco credível“, acrescenta.

A Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund nasceu em 2016, depois de conhecidas as alegadas interferências nas eleições presidenciais de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não é de estranhar.
    O povo Português é um povo maravilho, mas infelizmente facilmente influenciável.
    Basta ver o que este governo tem feito para influenciar o povo a acreditar que isto nunca esteve tão bem… quando na realidade isto está a caminhar para uma situação catastrófica (já vou ser criticado que só isto ou aquilo… mas verdade virá ao de cima, de aqui a pouco tempo!).
    Por isso (e sabendo que temos partidos próximos da ideologia Russa no governo) não é nada de espantar essa influencia e, até o grande sucesso que essa influencia esta ou vai ter em Portugal.

  2. Esta “cumbersa” da pretensa influência da RRRÚSSIA, para além de cínica é demasiado parva.
    Claro que esta “cumbersa” (da treta) deve ser para disfarçar as inúmeras interferências (quantas vezes terroristas) do Império dos Cowboys, USA e abusa, arrogado em dono do Mundo.

    • Acho que a influencia é mais dos espanhóis, pois até vamos comprar lá combustíveis. Dos USA já não vem nada pois até das Lajes estão a sair.
      Já me esquecia da McDonald e da Coca cola….Por isso peço Desculpa…….

      Será que não temos noção que as grandes Potencias nos influenciam?, de uma forma ou doutra. e alem do mais somos dependentes deles.

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …