Rússia: a influenciar Portugal (e outros 26 países) desde 2004

United Nations / Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov

Portugal está entre um conjunto de 27 países europeus e norte-americanos que são influenciados pela Rússia, segundo dados recolhidos pela organização Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund.

De acordo com uma análise feita por uma organização de monitorização de segurança, divulgada esta quinta-feira pelo USA Today, a Rússia interferiu, desde 2004, na política de pelo menos 27 países europeus e norte-americanos.

Segundo o site norte-americano, as interferências começaram nos antigos territórios soviéticos aliados ao Ocidente e alastraram-se depois a essa parte da Europa. Mais recentemente, o Canadá e os EUA foram os últimos países a serem afetados.

A alegada interferência russa começou a ser seguida pela Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund, a organização sem fins lucrativos que promove laços mais estreitos entre os Estados Unidos e o continente europeu.

Em agosto, o grupo começou a registar os esforços dos russos para influenciar a opinião pública americana através de contas no Twitter que passavam mensagens consideradas favoráveis ao Kremlin, escreve o USA Today.

Recorde-se que, esta quarta-feira, o Facebook revelou que contas falsas “provavelmente” operadas a partir da Rússia gastaram cerca de 85 mil euros para divulgar anúncios a publicações com teor político nesta rede social nos últimos dois anos.

O padrão usado pelo país para influenciar comportamentos nos EUA é semelhante ao que já usa noutros países, assegura Laura Rosenberger, diretora da organização.

“São todas ferramentas que usam para minar instituições democráticas em diferentes sítios. Para muitos norte-americanos, a questão da interferência russa nas eleições apareceu do nada. Parece uma coisa louca para a maioria das pessoas que isto seja parte das práticas da Rússia há mais de uma década”, afirmou.

Entre os 27 países afetados, Portugal aparece na lista, ao lado de nações como a Bielorrússia, Bulgária, Canadá, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Moldávia, Montenegro, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, Ucrânia e EUA.

Segundo o site norte-americano, entre os principais alvos atuais estão a chanceler Angela Merkel que, ainda este mês, vai a votos na Alemanha.

No entanto, James Corden, editor executivo da American Committee for East-West Accord, que promove a melhoria das relações entre os EUA e a Rússia, defende que as ações do país não são assim tão diferentes das que o Governo americano faz para promover os seus interesses no exterior. “Nós fazemos, eles fazem, os chineses fazem, os israelitas fazem, todos o fazem”, critica.

Uma posição que Clint Watts, ex-agente do FBI e especialista em contraterrorismo, discorda totalmente. “Quando é que nós hackeamos quatro mil pessoas de um país estrangeiro e despejamos todas as suas informações na Internet?”, questiona, referindo-se às múltiplas intrusões em computadores militares e governamentais que foram atribuídos a hackers russos. O objetivo da Rússia nos EUA e na Europa “é tornar a democracia num conceito pouco credível“, acrescenta.

A Alliance for Securing Democracy of the German Marshall Fund nasceu em 2016, depois de conhecidas as alegadas interferências nas eleições presidenciais de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não é de estranhar.
    O povo Português é um povo maravilho, mas infelizmente facilmente influenciável.
    Basta ver o que este governo tem feito para influenciar o povo a acreditar que isto nunca esteve tão bem… quando na realidade isto está a caminhar para uma situação catastrófica (já vou ser criticado que só isto ou aquilo… mas verdade virá ao de cima, de aqui a pouco tempo!).
    Por isso (e sabendo que temos partidos próximos da ideologia Russa no governo) não é nada de espantar essa influencia e, até o grande sucesso que essa influencia esta ou vai ter em Portugal.

  2. Esta “cumbersa” da pretensa influência da RRRÚSSIA, para além de cínica é demasiado parva.
    Claro que esta “cumbersa” (da treta) deve ser para disfarçar as inúmeras interferências (quantas vezes terroristas) do Império dos Cowboys, USA e abusa, arrogado em dono do Mundo.

    • Acho que a influencia é mais dos espanhóis, pois até vamos comprar lá combustíveis. Dos USA já não vem nada pois até das Lajes estão a sair.
      Já me esquecia da McDonald e da Coca cola….Por isso peço Desculpa…….

      Será que não temos noção que as grandes Potencias nos influenciam?, de uma forma ou doutra. e alem do mais somos dependentes deles.

RESPONDER

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …