Contas falsas russas gastaram milhares de euros em anúncios xenófobos no Facebook

wiredphotostream / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O Facebook revelou esta quarta-feira que 470 contas falsas “provavelmente” operadas a partir da Rússia gastaram cerca de 85 mil euros para divulgar anúncios a publicações com teor político nesta rede social nos últimos dois anos.

A rede social revelou estes dados como parte de uma investigação interna para esclarecer o papel dos anúncios nesta plataforma no âmbito da alegada ingerência da Rússia nas últimas eleições americanas, ganhas pelo então candidato republicano e hoje presidente, Donald Trump.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o director de segurança do Facebook, Alex Stamos, afirmou que de junho de 2015 a maio de 2017 localizaram cerca de 3.000 anúncios nas páginas do Facebook que violavam as suas condições de serviço.

“A nossa análise sugere que estas contas e páginas estavam ligadas entre si e eram provavelmente operadas a partir da Rússia”, assegurou Stamos.

Alex Stamos esclareceu que a grande maioria destes anúncios não se referia às eleições americanas em si, ou a algum dos seus candidatos, mas que pareciam “focar-se em espalhar mensagens sociais e políticas divisórias sobre temas raciais, de imigração, acesso às armas de fogo e questões sobre a comunidade LGBT”.

O responsável de segurança do Facebook apontou também que os detalhes das suas descobertas foram partilhados com as autoridades americanas que investigam o caso.

“Sabemos que temos que permanecer vigilantes para nos anteciparmos às pessoas que tentam fazer um mau uso da nossa plataforma. Acreditamos na protecção da integridade do discurso cívico”, disse Stamos.

A proliferação de notícias falsas e o seu suposto impacto no resultado das eleições americanas levou o Facebook, uma das plataformas digitais mais relacionadas com este controverso fenómeno, a desenvolver e aplicar nos últimos meses novas ferramentas para filtrar notícias com conteúdo falso na internet.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …