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Rússia está a usar hoverboards velhas para construir robôs kamikazes

Two Majors

Um grupo de voluntários russos chamado Two Majors está a transformar hoverboards velhos em robôs kamikaze.

Estas máquinas de quatro rodas, adaptadas a partir das hoverboards, estão a ser utilizadas para realizar ataques, transportar mantimentos e cortinas de fumo.

Em maio, a Two Majors apelou a doações de hoverboards antigos, também conhecidos como scooters de auto-equilíbrio, que podem viajar a 12 quilómetros por hora, com um único carregamento a aguentar até três horas. Estes dispositivos são relativamente baratos, custando menos de 150 dólares novos e ainda menos em segunda mão.

Vídeos partilhados pelo grupo mostram técnicos a combinar duas hoverboards para criar um robô de quatro rodas, apelidado de “barata lutadora”. Esta máquina é capaz de navegar em vários terrenos e lançar bombas de fumo do tamanho de minas anti-tanque.

Um vídeo publicado a 4 de julho mostrava os robôs prontos a ser utilizados e descrevia-os como unidades kamikaze. O grupo também apelou a mais doações de hoverboards para construir ainda mais robôs, segundo a revista New Scientist.

O conceito de utilizar hoverboards como base para a robótica não é inteiramente novo. Comunidades de hackers de hoverboards já conceberam anteriormente robôs de entrega e outros projetos.

Normalmente, estes protótipos incorporam duas hoverboards, um processador comercial como um Raspberry Pi com software de código aberto, um controlador de rádio e um corpo feito de sucata metálica e plástico impresso em 3D. No entanto, até à data, estes dispositivos não foram utilizados como veículos terrestres não tripulados.

Os veículos terrestres não tripulados maiores, de nível militar, são raros e caros, custando cerca de 1 milhão de dólares cada. Os elevados custos levaram a que se privilegiassem as máquinas mais pequenas, construídas em garagem e que são mais dispensáveis.

Controladas remotamente, possivelmente utilizando uma visão aérea de um drone, as “baratas lutadoras” podem ser operadas até dois quilómetros de distância e transportar até 100 quilos. Elas são desenvolvidas em semanas e provavelmente custam apenas algumas centenas de dólares por unidade.

“Os hoverboards foram concebidos para se deslocarem em superfícies maioritariamente lisas, como estradas pavimentadas e asfalto, pelo que é provável que o projeto final seja capaz de percorrer algumas, mas não todas, as rotas fora de estrada”, explica Samuel Bendett, especialista do Centro de Análises Navais dos EUA, citado pela New Scientist.

No entanto, dado que as hoverboards podem transportar um passageiro adulto, é plausível que duas delas possam transportar 100 quilos de carga ou explosivos.

ZAP //

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