Rússia acusa Ucrânia de “tentativa de ataque terrorista” pelo terceiro dia consecutivo

3

Esta madrugada, Moscovo viveu o terceiro dia consecutivo de ataques com drones ucranianos: dois foram abatidos; um atingiu um prédio.

Moscovo foi atingida esta madrugada por um ataque noturno de drones ucranianos, pelo terceiro dia consecutivo.

Foi danificado um edifício de escritórios na capital da Rússia, sem causar feridos.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que os sistemas de defesa aérea abateram dois drones, enquanto um terceiro foi “suprimido por guerra eletrónica e caiu na cidade de Moscovo”, em edifícios não residenciais.

“Na noite de 1 de agosto, uma tentativa de ataque terrorista do regime de Kiev com aeronaves aéreas não tripuladas contra instalações na cidade de Moscovo e na região de Moscovo foi frustrada”, explicou um porta-voz do ministério.

O autarca de Moscovo, Sergei Sobyanin, confirmou que vários drones que tentavam sobrevoar a capital foram abatidos por sistemas de defesa aérea, apesar de um deles ter atingido um prédio.

“Um drone conseguiu atingir a mesma torre da vez anterior”, disse o governante, referindo-se a duas torres de escritórios no principal distrito comercial da cidade, já danificadas por um ataque na madrugada de domingo.

A área, a vários quilómetros do Kremlin, é conhecida pelos seus arranha-céus. Segundo a agência Reuters, que cita a imprensa russa, um dos edifícios danificados no último fim-de-semana abrigava três ministérios do governo russo e apartamentos residenciais.

Hoje, “a fachada do prédio no 21.º andar foi danificada, as janelas quebradas numa área de 150 metros quadrados”, disse o autarca na plataforma Telegram.

Sobyanin indicou que até ao momento não há informações sobre possíveis vítimas, enquanto os serviços de emergência estão no local do incidente.

A televisão estatal russa RT também avançou que os sistemas de defesa aérea foram ativados e que sons de explosões foram ouvidos em Odintsovo, Kubinka e Naro-Fominsk, a oeste de Moscovo.

O aeroporto internacional de Vnukovo, um dos dois aeroportos da capital russa, foi brevemente encerrado ao tráfego antes de os voos serem retomados esta madrugada, noticiou a agência de notícias oficial russa TASS.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, avisou no domingo que a guerra está a chegar “à Rússia e aos seus centros estratégicos e bases militares”.

Na segunda-feira, as forças russas lançaram um ataque com mísseis contra um edifício de apartamentos na cidade de Kryvyi Rig, no centro da Ucrânia, a terra natal de Zelenskyy, anunciaram as autoridades ucranianas.

Num novo balanço feito esta madrugada, o ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko, revelou que o número de vítimas do ataque, que afetou também o edifício de um estabelecimento de ensino, subiu para seis mortos e 75 feridos.

ZAP //

3 Comments

  1. Os ataques ucranianos à Rússia são “terrorismo”. O que se pode chamar aos ataques russos à Ucrânia?…Ah, sim, “desnazificação”, certo?

  2. Que falta de vergonha deste desgraçado Putin. As simples bombas de drones são ataques terrorristas. E a invasão de um país soberano, com destruição e morte por todo o lado, o que é?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.