Ruínas de templo do Império Gupta encontradas na Índia

O Instituto Arqueológico de Pesquisa da Índia (ASI) descobriu as ruínas de um templo que remonta à época do Império Gupta. 

A descoberta foi feita em Etah, no estado de Uttar Pradesh – o mais populoso da Índia. Com uma célebre história, não foi uma surpresa para os arqueólogos fazerem esta descoberta neste local. De acordo com o ASI, o templo tem cerca de 1.500 anos, e foi construído na altura do Império Gupta.

Os arqueólogos encontraram as ruínas do templo quando estavam a realizar trabalhos de manutenção de outros monumentos na zona.



As ruínas deste templo revelaram uma escadaria com inscrições de Shankhalipi que apresentavam o nome de Sri Mahendraditya, um título adotado pelo governante Gupta Kumaragupta I, que liderou esta parte do centro-norte da Índia durante quase 40 anos.

Shankhalipi é um termo usado por estudiosos para descrever caracteres espirais ornamentados indecifrados, que se presume serem derivados da língua Brahmi e são datados entre os séculos IV e VIII, refere o Ancient Origins.

“Havia dois pilares decorativos no local, com estatuetas humanas. Para entender o seu significado, conduzimos mais escavações e encontramos as escadas. Encontramos algo escrito em Shankhalipi. Foi decifrado como ‘Sri Mahendraditya’, que era o título de Kumaragupta I da dinastia Gupta”, referiu Vasant Swarnkar, arqueólogo do ASI.

As ruínas encontradas em Etah correspondem ao terceiro templo estrutural encontrado até agora, do Império Gupta.

O Império Gupta que durou do século 4 d.C até ao final do século 6 d.C. Este período é conhecido por grandes desenvolvimentos socioculturais, incluindo a canonização de textos clássicos como o Mahabharata e o Ramayana. Ficou ainda marcado por alguns dos estudiosos académicos mais influentes do subcontinente indiano como Kalidasa, Aryabhata e Vatsyayana.

“Os Guptas foram os primeiros a construir templos estruturais para seguidores bramânicos, budistas e jainistas. Antes disso, só foram construídos templos escavados na rocha. Os pilares de Etah são bem esculpidos, melhor do que os exemplos anteriores em que apenas as secções inferiores foram esculpidas. Os pilares decorativos e a escada são um pouco mais avançados do que os anteriores”, rematou a professora Manvendra Pundhir, do departamento de história da Universidade Muçulmana de Aligarh.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ruínas de templo do Império Gupta encontradas na Índia

O Instituto Arqueológico de Pesquisa da Índia (ASI) descobriu as ruínas de um templo que remonta à época do Império Gupta.  A descoberta foi feita em Etah, no estado de Uttar Pradesh - o mais populoso …

"Vamos libertar os portugueses". DGS vai acabar com os boletins diários da covid-19

Numa entrevista ao Público, a Diretora-Geral de Saúde sublinhou que, numa altura em que a pandemia está a começar a ser controlada, muitas das regras que estão em vigor poderão vir a desaparecer brevemente. O regresso …

Polícias protestam junto à residência do primeiro-ministro contra valor do subsídio de risco

Governo aprovou recentemente um subsídio de risco de 100 euros, um valor muito inferior aos 400 euros reivindicados pelas forças de segurança. Elementos da PSP e da GNR voltam hoje aos protestos por causa do subsídio …

Putin e Justin Bieber são parecidos? Sim, se acha que têm personalidades semelhantes

Vladimir Putin e Justin Bieber são fisicamente parecidos? Sem pensar muito, provavelmente não. Mas a resposta pode ser sim, se acha que eles têm personalidade semelhantes. Um novo estudo sugere que as pessoas pensam que aqueles …

Primeira faculdade privada de Medicina é inaugurada hoje pela Universidade Católica

Propina mensal será de 1.625 euros, valor que terá que ser pago ao longo dos seis anos do curso. A formação pode ir, feitas as contas totais, para os 97.500 euros, a que acrescem ainda …

Mais de um milhão de alunos nas escolas com plano para recuperar aprendizagens

Arranque do novo ano letivo é marcado pela pandemia da covid-19, que obriga a uma testagem massiva da comunidade escolar — apesar da vacinação—, mas também por uma greve dos professores e funcionários escolares. Cerca de …

Campanha eleitoral para as autárquicas arranca hoje oficialmente

Os candidatos preveem gastar na campanha um total de 33,6 milhões de euros, abaixo dos cerca de 39 milhões de euros gastos em 2017, com os socialistas a disporem do orçamento de campanha mais elevado, …

Aves migratórias estão a voar muito mais alto do que o esperado (e podem atingir os -21ºC)

Cientistas descobriram que duas aves migratórias estão a voar muito mais alto do que o esperado. A narceja-real pode atingir os 8.700 metros de altitude. Todos os outonos, mil milhões de pássaros deixam as suas áreas …

Geólogos propõem teoria sobre o famoso asteróide Vesta

O asteróide Vesta é o segundo maior asteróide do nosso Sistema Solar. Com um diâmetro de aproximadamente 530 km, orbita o Sol entre os planetas Marte e Júpiter. Há muito tempo que os asteróides desempenham um …

Cientistas criam o maior (e mais realista) universo virtual de todos os tempos

  Uma equipa de investigadores criou um universo virtual onde este é apresentado de forma mais realista. O software chama-se Uchuu - "espaço sideral" em japonês - e está disponível gratuitamente para que qualquer pessoa que …