Rui Rio diz que a TAP vai custar 300 euros a cada português

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, diz que o dinheiro quer injetar na TAP são três mil milhões de euros, o equivalente a 300 euros a cada português.

Rui Rio, o principal líder da oposição ao Governo, fez as contas de quanto dinheiro será necessário para custear a transportadora aérea. “O dinheiro que se quer injetar na TAP, fora o resto, são três mil milhões de euros, e isso são 300 euros a cada português”, disse o social-democrata, que se deverá reunir esta quinta-feira com o Governo para discutir o plano de reestruturação da TAP.

“Não sei se têm a noção, mas é preciso que os portugueses comecem a perceber que além do que pode vir, vão ter de pagar 300 euros cada um”, disse Rui Rio, após a reunião com a Confederação do Turismo de Portugal. Rio admite que a hipótese de liquidação da companhia pode ser preferível se o plano de reestruturação do Governo não der garantias de que a empresa será rentável no futuro.

“Se o plano de reestruturação não conseguir ter respostas capazes que nos garantam que de futuro não será igual ao que tivemos no passado, isso é evidente. Ter, no futuro, o que tivemos no passado, acho dramático para as finanças públicas portuguesas”, acrescentou, citado pelo jornal Público.

Rio disse também concordar com a decisão de António Costa em reverter a ideia de levar o plano de reestruturação da TAP a votação no Parlamento, já que isso seria “abrir um precedente grave”.

“Não podemos fechar os olhos a esta situação e pôr 10 milhões de portugueses de joelhos a pagar”, atirou Rui Rio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Rui Rio e o que é que o senhor e o seu PPD propõe? Façam um referendo para os portugueses dizerem se querem continuar a manter uma Empresa que há muitos anos só dá prejuízos e lhes tem levado o dinheiro que servia para outras coisas, assim como a RTP e Empresas Públicas e Municipais que só dão prejuízo, o problema dos políticos do arco da governação é que depois não tinham onde meter as clientelas políticas e políticos.

  2. ainda nao percebi ! desde miudo que ouço falar nos meios de comunicaçao, com frequencia dos eternos problemas da TAP ! ora isto a muitas dezenas de anos ,pergunto a mim mesmo se nos paises civilizados ,tambem alimentam e arrastam os problemas durante dezenas de anos sem os resolver ?

RESPONDER

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …