Rui Rio diz que a TAP vai custar 300 euros a cada português

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, diz que o dinheiro quer injetar na TAP são três mil milhões de euros, o equivalente a 300 euros a cada português.

Rui Rio, o principal líder da oposição ao Governo, fez as contas de quanto dinheiro será necessário para custear a transportadora aérea. “O dinheiro que se quer injetar na TAP, fora o resto, são três mil milhões de euros, e isso são 300 euros a cada português”, disse o social-democrata, que se deverá reunir esta quinta-feira com o Governo para discutir o plano de reestruturação da TAP.

“Não sei se têm a noção, mas é preciso que os portugueses comecem a perceber que além do que pode vir, vão ter de pagar 300 euros cada um”, disse Rui Rio, após a reunião com a Confederação do Turismo de Portugal. Rio admite que a hipótese de liquidação da companhia pode ser preferível se o plano de reestruturação do Governo não der garantias de que a empresa será rentável no futuro.

“Se o plano de reestruturação não conseguir ter respostas capazes que nos garantam que de futuro não será igual ao que tivemos no passado, isso é evidente. Ter, no futuro, o que tivemos no passado, acho dramático para as finanças públicas portuguesas”, acrescentou, citado pelo jornal Público.

Rio disse também concordar com a decisão de António Costa em reverter a ideia de levar o plano de reestruturação da TAP a votação no Parlamento, já que isso seria “abrir um precedente grave”.

“Não podemos fechar os olhos a esta situação e pôr 10 milhões de portugueses de joelhos a pagar”, atirou Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Rui Rio e o que é que o senhor e o seu PPD propõe? Façam um referendo para os portugueses dizerem se querem continuar a manter uma Empresa que há muitos anos só dá prejuízos e lhes tem levado o dinheiro que servia para outras coisas, assim como a RTP e Empresas Públicas e Municipais que só dão prejuízo, o problema dos políticos do arco da governação é que depois não tinham onde meter as clientelas políticas e políticos.

  2. ainda nao percebi ! desde miudo que ouço falar nos meios de comunicaçao, com frequencia dos eternos problemas da TAP ! ora isto a muitas dezenas de anos ,pergunto a mim mesmo se nos paises civilizados ,tambem alimentam e arrastam os problemas durante dezenas de anos sem os resolver ?

RESPONDER

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …