Rui Rio quer um novo 25 de Abril

José Sena Goulão / Lusa

O candidato à liderança do Partido Social Democrata, Rui Rio (esq), visita o Bairro da Cova da Moura, na Amadora

O candidato à liderança do PSD diz que deve ganhar quem os portugueses considerarem ter mais capacidades para liderar o Governo e pede uma ação civil para “dar à democracia a vitalidade que precisa”.

O candidato à liderança do PSD, Rui Rio, defendeu esta quarta-feira que Portugal precisa de um novo 25 de Abril, não militar mas civil, para “dar à democracia a vitalidade que precisa”.

Na apresentação da sua Comissão de Honra, em Lisboa, o antigo autarca do Porto voltou a defender, como um dos pilares do seu programa político, uma reforma do regime.

Rui Rio diz que o “regime está doente”, lembrando que este tem 41 anos – referindo-se à aprovação da Constituição em 1976 – os mesmos que o Estado Novo quando ruiu “com um encontrãozito”.

Acho que nós precisamos de um novo 25 de Abril, não um 25 de Abril militar, mas um 25 de Abril civil e reformista. Estamos em hora de revisitar o 25 de Abril para dar à democracia a vitalidade que ela precisa”, defendeu o candidato às eleições presidenciais do PSD.

Para Rui Rio, era impossível que o atual regime mantivesse a mesma vitalidade numa sociedade que mudou muito nas últimas quatro décadas e salientou que o que está em crise é mais a substância da democracia que os seus formalismos.

“Se não ajustarmos o regime a esta sociedade só por milagre teremos as pessoas de braço dado com o regime e não afastadas como estão”, afirmou, dizendo que este afastamento se sente não só na política, mas também na justiça ou nas relações de poder.

Esta reforma foi apontada como uma das tarefas que o PSD não pode fazer sozinho, demarcando-se de “manobras táticas de curto prazo” que, no seu entender, acabam por adiar os desígnios do país.

Rui Rio aconselhou ainda os militantes a “falarem com os portugueses e perceberem o que eles querem” sobre quem será o melhor candidato para liderar o PSD, a fim de “votarem nele” no dia das eleições. “Não vale a pena ganhar eleições cá dentro se isso não significar nada lá fora”, sustenta.

O candidato sublinhou que a redução do défice e do endividamento não são objetivos, mas sim meios de melhorar as condições de vida dos portugueses. Atualmente, Portugal está nos 70% da média do PIB per capita da União Europeia, mas Rui Rio quer alcançar uma “meta arrojada” e procurar, no mais curto espaço de tempo, chegar aos 101%.

Por último, Rui Rio criticou o modelo de crescimento praticado antes da troika e o que tem sido seguido, em parte, pelo atual Governo. “Se Bruxelas não impusesse barreiras estávamos outra vez numa situação pré-troika”, afirma.

O PSD marcou eleições diretas para 13 de janeiro e, até agora, anunciaram-se como candidatos à liderança o antigo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, e o antigo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Outro 25 de Abril? Outra revolução dos cravas? Mais uma chusma de oportunistas e parasitas para acabar com o resto dos trinta fios???

    • Mas leu o que está escrito? A unica coisa que está a dizer é que é preciso reformular a organização do país. Pessoalmente até acho que é só conversa que fica bem no papel e nada de concreto.

    • O “senhor” Desiludido está então saudoso da ditadura, não? Estávamos bem melhor, não era? Tem razão… A liberdade é um estrovo. Que chatice! É bem preferível que alguém nos diga o que fazer e não fazer (e obedecer cegamente). Assim não é preciso usar o cérebro. É mais fácil.

  2. Tanta conversa e nada em concreto. Ok é preciso reformular o país e como é que está a pensar fazer isso em concreto? Isso assim não está a dizer nada de jeito. Essa parte que é preciso mudar a organização do governo é óbvia para qualquer pessoa atenta.

  3. Um novo 25 de Abril? Só se for para voltar ao que era! Ó Rui Rio: São políticos como tu que a democracia tem de se livrar. Vai fazer um 25 de Abril para o rai… que te par…! Mas que lata! Que enorme falta de respeito pelo 25 de Abril e o que ele representou. Se o Rui Rio fosse político na altura, estari de certeza afecto ao Estado Novo. Um novo 25 de Abril… MAs p pior é que ele ou o Santana poderão ser possiveis primeiros ministros. O país está em perigo! Mas não de um “novo” 25 de Abril…

  4. O (P.S.D & P.S) AMBOS PARTIDOS CONCORDAM REDUZIR O NUMERO DE DEPUTADOS NO PARLAMENTO.

    – TAMBÉM PODER VOTAR NO “DEPUTADO DO PARTIDO” E NÃO NA “COR DO PARTIDO”.

    – SOMENTE O “COSTA & RIO” NÃO QUEREM.

    SE ELES “COSTA & RIO” NÃO QUEREM…VOTAR SEMPRE CONTRA ELES …

    O POVO DEVIA VOTAR SEMPRE CONTRA ELES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!!

    http://observador.pt/2016/05/05/psd-quer-reduzir-numero-deputados/

    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/seguro_avanca_com_proposta_de_reducao_para_181_deputados_e_voto_preferencial

    https://beira.pt/portal/noticias/seguro-quer-alteracao-do-sistema-eleitoral-para-portugueses-escolherem-candidatos-a-deputados/

RESPONDER

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …

"El Chapo asiático", um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira …

Bernardo Silva desmente treinador Renato Paiva e atira: "Depois do ingrato, impaciente"

Bernardo Silva recorreu neste fim-de-semana às redes sociais para desmentir as declarações de Renato Paiva, treinador da formação do SL Benfica, que afirmou que o internacional português não teve paciência para esperar pela sua oportunidade …

Utentes de lares "retidos" no hospital ao testar positivo ao fim de 10 dias. "Critérios estão errados", dizem médicos

Numa altura em que os hospitais já estão a chegar ao seu limite de lotação, uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre pacientes dos lares ou estruturas de cuidados paliativos ou integrados está a …

Titulares de órgãos de soberania vacinados na próxima semana. Plano de vacinação vai incluir pessoas com mais de 80 anos

A ministra da Saúde falou numa conferência de imprensa, esta segunda-feira, depois de uma reunião com a task-force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19. Numa conferência de imprensa depois da reunião com a task-force responsável …

Diplomacia da vacina. Índia doa milhões de doses a nações vizinhas do sul da Ásia

A Índia começou a vacinar a população no dia 16 de janeiro, mas está a usar a sua capacidade de fabrico para doar vacinas aos vizinhos. O Governo indiano concluiu que tem doses suficientes para …

Ordem dos Advogados apela à suspensão imediata dos prazos judiciais

Um grupo de advogados e o próprio bastonário da Ordem dos Advogados manifestaram-se publicamente a favor da suspensão dos prazos judiciais e encerramento dos tribunais face à evolução da pandemia em Portugal. Na quinta-feira passada, face …

Austrália dá luz verde à vacina da Pfizer. Israel já começou a vacinar jovens

A Austrália aprovou a vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer e as primeiras doses deverão ser administradas a partir do final de fevereiro. Em Israel, os jovens dos 16 aos 18 anos vão começar …