Ainda não há vencedores nem vencidos, mas Rui Rio já tem Governo “na cabeça”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD está confiante para as eleições do próximo domingo. Rui Rio, líder social-democrata, já pensa na composição do futuro Governo, caso vença no dia 6 de outubro.

Rui Rio, líder do PSD, já está a delinear a composição do seu Governo, caso vença as eleições legislativas do próximo domingo. À margem de uma ação de campanha, em Lamego, o líder social-democrata deixou uma garantia: se vencer as legislativas, Arlindo Cunha, ex-ministro de Cavaco Silva, será o titular da pasta da Agricultura.

“Eu tinha em mente uma coisa que não sabia se era possível, mas já liguei e já sei que é: que Arlindo Cunha voltasse a ser Ministro da Agricultura, falei com ele ontem e disse que sim, disse, citado pelo Observador, acrescentando que “é um dos homens que mais sabe de Agricultura em Portugal”.

Mas estará Rui Rio a formar Governo antes, sequer, de ganhar as eleições? “Não, mas vou tendo algumas preocupações e vou pensando nisso”, respondeu aos jornalistas.

Pelo menos na sua cabeça, Joaquim Sarmento já é assumidamente a escolha para ministro das Finanças, Arlindo Cunha para a Agricultura, e até para a Saúde, já há uma “ideia”.

Esta segunda-feira à noite, no comício na quinta da Malafaia, Rio tinha sido claro ao prometer que, quando o PSD governar, não será o ministro das Finanças a mandar no Serviço Nacional de Saúde, mas sim o ministro da Saúde. “Já sei quem é, já tenho na minha cabeça, mas logo se verá.”

“Tendência para o disparate é enorme”

Sobre a polémica de Fernando Negrão ter usado assinaturas de alguns deputados sem o seu consentimento, Rui Rio não deu grande importância ao assunto.

Obviamente que não é normal. A própria direção da bancada já assumiu que não é normal e que não deve acontecer”, disse o líder social-democrata esta terça-feira. Em causa está o pedido de fiscalização enviado do novo diploma da Casa do Douro entregue pelo PSD ao Tribunal Constitucional sem o conhecimento de alguns parlamentares, que fizeram questão de mostrar o desagrado a Negrão.

Em relação às sondagens, que mostram que o PSD está a diminuir a distância para o PS, Rio voltou a desvalorizar. “Sempre disse que quando chegasse a 6 de outubro ia estar a disputar as eleições taco a taco com António Costa. O que tenho é de fazer o melhor até 6 de outubro”, disse, citado pelo Expresso.

Na segunda-feira, Manuel Alegre acusou Rui Rio de ser um “justiceiro eleitoralista”, mas esta terça-feira, o presidente do PSD não lhe deu resposta. “Se agora for comentar tudo aquilo que António Costa e as pessoas do PS vão dizendo sobre mim, vamos chegar a sexta-feira no topo do disparate. A tendência para o disparate é enorme até sexta-feira. Vou procurar manter-me em terceira e não meter a quarta e acelerar relativamente ao disparate porque senão desprestigiamos a campanha”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Claro. Os outros são os ladrões nacionais. Alguém tem de animar isto um pouco. Não podem ser todos a roubar. Para isso os que lá estão, já estão bem… junto com os seus muitos familiares.

  1. Acho piada ainda darem palco ao Manuel Alegre… Esse poeta que faz questão de vive às nossas custas não renunciando à sua enorme pensão vitalícia. Aqui lhe deixo um poema:

    Ai Alegre, que cabeça no ar
    Mau político e pior poeta
    O povo farto de te aturar
    E tu sempre o mesmo pateta

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …