Ainda não há vencedores nem vencidos, mas Rui Rio já tem Governo “na cabeça”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD está confiante para as eleições do próximo domingo. Rui Rio, líder social-democrata, já pensa na composição do futuro Governo, caso vença no dia 6 de outubro.

Rui Rio, líder do PSD, já está a delinear a composição do seu Governo, caso vença as eleições legislativas do próximo domingo. À margem de uma ação de campanha, em Lamego, o líder social-democrata deixou uma garantia: se vencer as legislativas, Arlindo Cunha, ex-ministro de Cavaco Silva, será o titular da pasta da Agricultura.

“Eu tinha em mente uma coisa que não sabia se era possível, mas já liguei e já sei que é: que Arlindo Cunha voltasse a ser Ministro da Agricultura, falei com ele ontem e disse que sim, disse, citado pelo Observador, acrescentando que “é um dos homens que mais sabe de Agricultura em Portugal”.

Mas estará Rui Rio a formar Governo antes, sequer, de ganhar as eleições? “Não, mas vou tendo algumas preocupações e vou pensando nisso”, respondeu aos jornalistas.

Pelo menos na sua cabeça, Joaquim Sarmento já é assumidamente a escolha para ministro das Finanças, Arlindo Cunha para a Agricultura, e até para a Saúde, já há uma “ideia”.

Esta segunda-feira à noite, no comício na quinta da Malafaia, Rio tinha sido claro ao prometer que, quando o PSD governar, não será o ministro das Finanças a mandar no Serviço Nacional de Saúde, mas sim o ministro da Saúde. “Já sei quem é, já tenho na minha cabeça, mas logo se verá.”

“Tendência para o disparate é enorme”

Sobre a polémica de Fernando Negrão ter usado assinaturas de alguns deputados sem o seu consentimento, Rui Rio não deu grande importância ao assunto.

Obviamente que não é normal. A própria direção da bancada já assumiu que não é normal e que não deve acontecer”, disse o líder social-democrata esta terça-feira. Em causa está o pedido de fiscalização enviado do novo diploma da Casa do Douro entregue pelo PSD ao Tribunal Constitucional sem o conhecimento de alguns parlamentares, que fizeram questão de mostrar o desagrado a Negrão.

Em relação às sondagens, que mostram que o PSD está a diminuir a distância para o PS, Rio voltou a desvalorizar. “Sempre disse que quando chegasse a 6 de outubro ia estar a disputar as eleições taco a taco com António Costa. O que tenho é de fazer o melhor até 6 de outubro”, disse, citado pelo Expresso.

Na segunda-feira, Manuel Alegre acusou Rui Rio de ser um “justiceiro eleitoralista”, mas esta terça-feira, o presidente do PSD não lhe deu resposta. “Se agora for comentar tudo aquilo que António Costa e as pessoas do PS vão dizendo sobre mim, vamos chegar a sexta-feira no topo do disparate. A tendência para o disparate é enorme até sexta-feira. Vou procurar manter-me em terceira e não meter a quarta e acelerar relativamente ao disparate porque senão desprestigiamos a campanha”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Claro. Os outros são os ladrões nacionais. Alguém tem de animar isto um pouco. Não podem ser todos a roubar. Para isso os que lá estão, já estão bem… junto com os seus muitos familiares.

  1. Acho piada ainda darem palco ao Manuel Alegre… Esse poeta que faz questão de vive às nossas custas não renunciando à sua enorme pensão vitalícia. Aqui lhe deixo um poema:

    Ai Alegre, que cabeça no ar
    Mau político e pior poeta
    O povo farto de te aturar
    E tu sempre o mesmo pateta

RESPONDER

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …