Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as eleições legislativas

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-líder parlamentar do PSD está oficialmente excluído das listas do PSD às próximas legislativas. O nome de Hugo Soares foi proposto pela distrital de Braga, mas Rui Rio travou.

A direção nacional do PSD afastou “por vontade do presidente” o nome de Hugo Soares das listas ao parlamento nas próximas legislativas e “impôs” o vice-presidente da câmara de Braga, disse hoje à Lusa fonte do partido.

Segundo fonte da distrital social-democrata, na reunião desta tarde entre a Federação Distrital do PSD Braga e o secretário-geral do partido, José Silvano, a lista à Assembleia da República não tem “nenhuma indicação” aprovada pela concelhia de Braga, “algo inédito”.

“O que foi comunicado pelo secretário-geral foi que o nome de Hugo Soares foi afastado das listas por vontade do presidente do partido e ratificado pela comissão permanente”, afirmou a fonte.

A mesma fonte refere que o ainda deputado foi a escolha da concelhia para representar Braga, sendo que o segundo nome indicado seria o de João Granja, também ele assim afastado. “A segunda indicação [da direção nacional] do partido era Carlos Reis que poderia ser incluído na lista até ao sexto lugar. A nacional fez duas indicações e uma imposição, forçando, contra a vontade da distrital e da concelhia”, apontou.

Questionado pela Lusa, o presidente da Distrital do PSD, José Manuel Fernandes, não quis comentar o teor da reunião. “Não comento as listas até elas estarem concluídas”, disse.

O cabeça de lista do PSD por Braga é André Coelho Lima, atual vereador na câmara de Guimarães e membro na direção nacional do PSD.

Hugo Soares, que foi líder parlamentar do PSD no mandato de Passos Coelho, foi também um dos principais rostos da oposição a Rui Rio.

Braga não é caso único

O motivo pelo qual alguns nomes críticos têm vindo a ficar de fora das listas, ainda que propostos pelas bases do partido, é “lealdade”. Segundo a TSF, é também o caso de Setúbal, onde a indicação de Maria Luís Albuquerque tem vindo a causar alguma polémica.

A Lusa avançou que para o PSD-Setúbal “Maria Luís Albuquerque teria de ser, pelo menos, número dois, depois de o seu nome ter sido aprovado quase por unanimidade numa reunião da distrital realizada a 26 de junho, e de o presidente do PSD, Rui Rio, ter anunciado como cabeça-de-lista por este círculo o vereador Nuno Carvalho”.

Isto não irá acontecer, uma vez que a direção nacional do partido apontou o nome do líder parlamentar Fernando Negrão para “número 2” por Setúbal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …