Rui Rio trouxe pesos-pesados para casa e deixou recado: Com o PSD, não há familygate

Tiago Petinga / Lusa

Naquele que foi o último comício da campanha do PSD, Rui Rio aproveitou a oportunidade para criticar o PS e garantir que, em caso de vitória dos sociais democratas, não vai haver familygate.

“Ao contrário do PS, nós vamos para o poder, vamos gerir o Estado, vamos gerir a Administração Pública, mas não vamos para lá inundar a Administração Pública de militantes do PSD, muito menos de familiares nossos ou de familiares dos nossos amigos”, disse entre aplausos — deixando também o recado para o seu próprio partido.

Abordando a abstenção, Rio disse ainda que não ir votar é um voto indireto na geringonça. “Na prática vão estar a reforçar o PS, o PCP e o BE”, explicou. A discursar no Porto, a terra que o viu nascer, falou que uma eventual vitória do PSD, seria também uma vitória dos portuenses.

“O Porto nunca me enganou, e eu nunca enganei o Porto. Conto com o Porto, que é a minha terra e a terra de Francisco Sá Carneiro, porque temos a possibilidade de, no domingo, 40 anos depois de 1979, o Porto voltar a ter um primeiro-ministro daqui oriundo”, disse, citado pelo Observador.

A apenas dois dias das eleições, Rui Rio pôs a carne toda no assador e trouxe à praça da Batalha reforços partidários. Alberto João Jardim, Luís Filipe Menezes e Paulo Rangel marcaram presença, apesar da sua ‘ausência’ sentida ao longo de toda a campanha.

O antigo líder do governo regional da Madeira protagonizou o discurso de abertura e, entre outros assuntos, falou sobre o caso de Tancos, que qualificou como “anedota nacional” e até deu um exemplo: “O barco encalhou, o barco começou a meter água, o barco começou a ir ao fundo, os marinheiros sabem que o barco está afundado, o imediato do navio sabe que o barco está afundado e o comandante, coitadinho, não sabe de nada“, atirou.

Alberto João Jardim fez ainda questão de recordar que António Costa integrou governos do anterior primeiro-ministro José Sócrates e acusou Costa de “falta de sentido de Estado” por trazer “as forças do fascismo comunista” para a esfera do poder.

No seu discurso, o antigo líder madeirense acusou ainda os socialistas de “gostarem e precisarem de manter a pobreza“.

“Com uma classe média forte a democracia robustece e, quando há muita pobreza, as pessoas ficam dependentes das esmolas do Estado, dos subsídios do Estado, da caridade do presidente da Câmara e são obrigadas a votar nessa gente”, defendeu.

Rio não diz se viabilizaria um Governo de Costa

Questionado sobre o possível impasse em que a governação pode cair, Rio disse que era preciso esperar para ver. “Vamos ver o resultado eleitoral no próximo domingo e vamos ver o xadrez que dali sai“, afirmou.

O líder social democrata realçou que a relação entre PS e BE está abalada, mas que rapidamente reatam se for preciso. “Se o resultado eleitoral for de maneira a que o PS possa formar governo com apoio do PCP e do BE, a minha intuição é de que faz na mesma [uma geringonça]”, perspetivou.

Rio também não confirmou se viabilizaria um eventual Governo minoritário do PS: “Respondo a isso quando o doutor António Costa responder que está disponível para viabilizar o meu Governo se eu ganhar as eleições”, disse, não baixando os braços no sprint final rumo às eleições legislativas.

No entanto, em caso de derrota, Rui Rio disse que a sua continuidade na liderança do PSD dependerá das circunstâncias. “Tudo depende da maior ou menor fragilidade que a solução de Governo possa revelar no médio prazo”, disse uma fonte partidária citada pelo ECO.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Tem calma que vais ter emprego mais 2 ou 3 anos. 4 anos já duvido. Mas 2 ou 3 tu e a tua família estão garantidos. Aproveita!

  1. Se Rui Rio não se rodeasse de “fósseis vivos” (ainda), talvez tivesse mais algumas hipoteses. Agora não nos venha com mais do mesmo……estamos fartos de pelintras enriquecidos.

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …