Rui Rio admite “alguma turbulência” no PSD mas promete resolvê-la

António Cotrim / Lusa

Pedro Passos Coelho cumprimenta o presidente eleito, Rui Rio.

Pedro Passos Coelho recebeu, esta quinta-feira, Rui Rio para dar início ao processo de transição. O encontro decorreu tranquilamente, com o líder eleito do PSD a confessar que tem sentido “alguma turbulência” no partido.

Esta quinta-feira, Passos Coelho e Rui Rio estiveram reunidos durante mais de uma hora e meia na sede nacional do PSD, em Lisboa. Este foi o primeiro encontro entre ambos após as eleições diretas no partido.

No final do encontro, fizeram breves declarações aos jornalistas, sem detalhar os temas discutidos na reunião. Rui Rio admitiu haver “alguma turbulência” na relação com o presidente do grupo parlamentar, Hugo Soares, ainda assim, prometeu resolvê-la.

Mas, embora sinta a presença dessa turbulência no partido, o ex-autarca do Porto confessou não saber “se a turbulência é real ou é mais na comunicação social“.

Sobre a liderança parlamentar, Rio disse que a conversa com Hugo Soares ainda não está marcada. No entanto, o futuro líder garantiu que não irá valorizar este clima de tensão, afirmando que a conversa será frontal e decorrerá “sem hipocrisia e com sinceridade de parte a parte”.

“A primeira etapa que se impunha para uma transição suave era justamente com o líder do partido. Está cumprida a primeira etapa dessa transição suave. A seguir, vamos articular com a bancada parlamentar”, disse Rui Rio aos jornalistas.

O novo líder do PSD garantiu que ainda não começou a fazer convites para os órgãos nacionais do partido, afastando qualquer tipo de especulações sobre este tema. Segundo o Expresso, sobre as prioridades da sua agenda, Rio remeteu para a sua moção e para o primeiro discurso que fará no congresso, no dia 18 de fevereiro.

O encontro entre Passos Coelho e Rui Rio decorreu de forma pacífica. Passos desejou a Rio “as maiores felicidades”, prevendo uma “transição com muita naturalidade e responsabilidade para um novo ciclo na vida do partido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …