Rui Rio admite “alguma turbulência” no PSD mas promete resolvê-la

António Cotrim / Lusa

Pedro Passos Coelho cumprimenta o presidente eleito, Rui Rio.

Pedro Passos Coelho recebeu, esta quinta-feira, Rui Rio para dar início ao processo de transição. O encontro decorreu tranquilamente, com o líder eleito do PSD a confessar que tem sentido “alguma turbulência” no partido.

Esta quinta-feira, Passos Coelho e Rui Rio estiveram reunidos durante mais de uma hora e meia na sede nacional do PSD, em Lisboa. Este foi o primeiro encontro entre ambos após as eleições diretas no partido.

No final do encontro, fizeram breves declarações aos jornalistas, sem detalhar os temas discutidos na reunião. Rui Rio admitiu haver “alguma turbulência” na relação com o presidente do grupo parlamentar, Hugo Soares, ainda assim, prometeu resolvê-la.

Mas, embora sinta a presença dessa turbulência no partido, o ex-autarca do Porto confessou não saber “se a turbulência é real ou é mais na comunicação social“.

Sobre a liderança parlamentar, Rio disse que a conversa com Hugo Soares ainda não está marcada. No entanto, o futuro líder garantiu que não irá valorizar este clima de tensão, afirmando que a conversa será frontal e decorrerá “sem hipocrisia e com sinceridade de parte a parte”.

“A primeira etapa que se impunha para uma transição suave era justamente com o líder do partido. Está cumprida a primeira etapa dessa transição suave. A seguir, vamos articular com a bancada parlamentar”, disse Rui Rio aos jornalistas.

O novo líder do PSD garantiu que ainda não começou a fazer convites para os órgãos nacionais do partido, afastando qualquer tipo de especulações sobre este tema. Segundo o Expresso, sobre as prioridades da sua agenda, Rio remeteu para a sua moção e para o primeiro discurso que fará no congresso, no dia 18 de fevereiro.

O encontro entre Passos Coelho e Rui Rio decorreu de forma pacífica. Passos desejou a Rio “as maiores felicidades”, prevendo uma “transição com muita naturalidade e responsabilidade para um novo ciclo na vida do partido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …