/

Rui Rio admite “alguma turbulência” no PSD mas promete resolvê-la

António Cotrim / Lusa

Pedro Passos Coelho cumprimenta o presidente eleito, Rui Rio.

Pedro Passos Coelho recebeu, esta quinta-feira, Rui Rio para dar início ao processo de transição. O encontro decorreu tranquilamente, com o líder eleito do PSD a confessar que tem sentido “alguma turbulência” no partido.

Esta quinta-feira, Passos Coelho e Rui Rio estiveram reunidos durante mais de uma hora e meia na sede nacional do PSD, em Lisboa. Este foi o primeiro encontro entre ambos após as eleições diretas no partido.

No final do encontro, fizeram breves declarações aos jornalistas, sem detalhar os temas discutidos na reunião. Rui Rio admitiu haver “alguma turbulência” na relação com o presidente do grupo parlamentar, Hugo Soares, ainda assim, prometeu resolvê-la.

Mas, embora sinta a presença dessa turbulência no partido, o ex-autarca do Porto confessou não saber “se a turbulência é real ou é mais na comunicação social“.

Sobre a liderança parlamentar, Rio disse que a conversa com Hugo Soares ainda não está marcada. No entanto, o futuro líder garantiu que não irá valorizar este clima de tensão, afirmando que a conversa será frontal e decorrerá “sem hipocrisia e com sinceridade de parte a parte”.

“A primeira etapa que se impunha para uma transição suave era justamente com o líder do partido. Está cumprida a primeira etapa dessa transição suave. A seguir, vamos articular com a bancada parlamentar”, disse Rui Rio aos jornalistas.

O novo líder do PSD garantiu que ainda não começou a fazer convites para os órgãos nacionais do partido, afastando qualquer tipo de especulações sobre este tema. Segundo o Expresso, sobre as prioridades da sua agenda, Rio remeteu para a sua moção e para o primeiro discurso que fará no congresso, no dia 18 de fevereiro.

O encontro entre Passos Coelho e Rui Rio decorreu de forma pacífica. Passos desejou a Rio “as maiores felicidades”, prevendo uma “transição com muita naturalidade e responsabilidade para um novo ciclo na vida do partido”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.