Rui Rio admite “alguma turbulência” no PSD mas promete resolvê-la

António Cotrim / Lusa

Pedro Passos Coelho cumprimenta o presidente eleito, Rui Rio.

Pedro Passos Coelho recebeu, esta quinta-feira, Rui Rio para dar início ao processo de transição. O encontro decorreu tranquilamente, com o líder eleito do PSD a confessar que tem sentido “alguma turbulência” no partido.

Esta quinta-feira, Passos Coelho e Rui Rio estiveram reunidos durante mais de uma hora e meia na sede nacional do PSD, em Lisboa. Este foi o primeiro encontro entre ambos após as eleições diretas no partido.

No final do encontro, fizeram breves declarações aos jornalistas, sem detalhar os temas discutidos na reunião. Rui Rio admitiu haver “alguma turbulência” na relação com o presidente do grupo parlamentar, Hugo Soares, ainda assim, prometeu resolvê-la.

Mas, embora sinta a presença dessa turbulência no partido, o ex-autarca do Porto confessou não saber “se a turbulência é real ou é mais na comunicação social“.

Sobre a liderança parlamentar, Rio disse que a conversa com Hugo Soares ainda não está marcada. No entanto, o futuro líder garantiu que não irá valorizar este clima de tensão, afirmando que a conversa será frontal e decorrerá “sem hipocrisia e com sinceridade de parte a parte”.

“A primeira etapa que se impunha para uma transição suave era justamente com o líder do partido. Está cumprida a primeira etapa dessa transição suave. A seguir, vamos articular com a bancada parlamentar”, disse Rui Rio aos jornalistas.

O novo líder do PSD garantiu que ainda não começou a fazer convites para os órgãos nacionais do partido, afastando qualquer tipo de especulações sobre este tema. Segundo o Expresso, sobre as prioridades da sua agenda, Rio remeteu para a sua moção e para o primeiro discurso que fará no congresso, no dia 18 de fevereiro.

O encontro entre Passos Coelho e Rui Rio decorreu de forma pacífica. Passos desejou a Rio “as maiores felicidades”, prevendo uma “transição com muita naturalidade e responsabilidade para um novo ciclo na vida do partido”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …