Rui Rio admite que “poderá” ser alternativa a Passos Coelho

Ordem dos Contabilistas Certificados / Flickr

Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

O ex-presidente da Câmara do Porto não exclui a possibilidade de se candidatar à liderança do PSD em 2018, se até lá “não aparecer uma alternativa credível”.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Rui Rio falou abertamente sobre a situação atual do PSD, da liderança de Passos Coelho e da possibilidade de vir a ser o seu substituto.

O ex-presidente da Câmara do Porto diz que, caso “o partido não conseguir descolar” até 2018, é expectável que surja uma alternativa de mudança.

“Será sinal de falta de vitalidade interna se o PSD continuar com grandes dificuldades de aceitação junto das pessoas e se, mesmo assim, não aparecer uma alternativa credível a disputar a liderança”, declara.

Questionado sobre se poderá ser o próprio a assumir essa mudança, Rio não exclui essa possibilidade. “Poderá ser o Rui Rio? Poderá”, respondeu.

Porém, o antigo secretário-geral do PSD admite que pesam vários fatores na hora de tomar essa decisão.

“Perceber se os apoios que eu possa ter são convictos e se acreditam mesmo em mim. Se as outras alternativas são suficientemente credíveis e robustas para servirem o PSD e o país. Se há espaço para implementar o fundamental das minhas ideias e da minha maneira de ser, que como sabe tendem a ser um pouco disruptivas relativamente à política na sua forma mais tradicional. Se sinto condições para gerar uma dinâmica de mudança e de desenvolvimento em Portugal. E, até, se tenho os inimigos políticos corretos”, explicou.

O ex-autarca reconhece que, nas últimas eleições diretas, condicionou o facto de Passos Coelho ter “acabado de conseguir ser o mais votado em eleições nacionais muito recentes”, o facto de querer continuar e também porque tinha o apoio da maioria dos militantes do partido.

“Hoje, o quadro já não é bem o mesmo e no futuro logo se verá”, atirou Rio, acrescentando que tem sido pressionado “por militantes e por não militantes” para concorrer.

Ao jornal, Rio acrescenta ainda que o desfecho das autárquicas “não é decisivo” para uma vitória nas legislativas, mas que, com um mau resultado, a posição do atual líder dos sociais-democratas “não fica mais forte”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Passo Coelho é, desde que deixou de governar, um lider a prazo numa altura em que ninguèm quer comandar “a caravana” que atravessa o deserto. Ao empurrar o PSD para uma direita neo-liberal e reacionária, ignorando por completo a matriz social democrata do partido originou aquilo que nunca se tinha visto em mais de 40 anos de democracia; a união da esquerda e a formação de um governo socialista apoiado na assembleia por partidos que por norma estavam fora do arco da governação.
    Se nas próximas eleições o PSD não tiver um bom resultado, muito rápidamente o Coelho vai ser “esfolado” e rápidamente esquecido pelo partido.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …