Rui Rio e Adão Silva podem ser alvo de sanções (e até mesmo enfrentar expulsão)

Manuel de Almeida / Lusa

Rui Rio e Adão Silva podem enfrentar sanções após contrariarem uma moção aprovada no último Congresso do partido relativamente ao referendo da eutanásia.

Quando terminar a votação do referendo à eutanásia, a direção do PSD, encabeçada por Rui Rio, e a liderança da bancada parlamentar, ocupada por Adão Silva, deverão ser alvo de uma queixa ao Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Segundo a revista Sábado, em causa está a liberdade de voto e a ausência de qualquer iniciativa própria para promover a consulta popular, contrariando uma moção aprovada no último Congresso.

A visão da direção é que as moções aprovadas em Congresso não são vinculativas, mas essa não é a leitura que o Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) faz. Uma decisão aprovada por unanimidade faz com que a moção para promover a realização de um referendo à eutanásia é “de acatamento obrigatório”.

Em fevereiro, o militante Leonel Fernandes já tinha apresentado um queixa a pedir um processo disciplinar a Rui Rio, alegando que não estava a cumprir o que foi aprovado em congresso sobre a eutanásia. A queixa viria a ser arquivada, com o CJN a entender que ainda não tinha sido esgotado o tempo para fazer valer a moção.

“Era como se o parlamento aprovasse uma moção de censura e o primeiro-ministro dissesse que não lhe dava jeito. Temos de respeitar os órgãos do partido e a democracia”, defendeu na altura.

Agora, Leonel Fernandes conta voltar a avançar com nova queixa, tendo em conta a liberdade de voto dada aos deputados. A Sábado escreve que é quase certo que o CJN aprove sanções para quem desrespeitou a decisão do Congresso.

As sanções que Rui Rio e Adão Silva deverão enfrentar podem ir desde uma mera advertência à expulsão. Outras alternativas são perda ou suspensão de mandato, suspensão do direito de eleger ou ser eleito para órgãos do partido ou suspensão da militância.

Se a expulsão parece uma hipótese arrojada, a suspensão dos direitos de eleger e ser eleito durante um certo período não seria inédita. Aliás, esta foi a solução encontrada pelo CJN para punir os deputados madeirense que votaram desalinhados da bancada num Orçamento.

O presidente do CJN do PSD recusou comentar sobre um processo que, de momento, ainda não existe.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão a querer inverter na secretaria os resultados de um campeonato ganho com golos em jogos! Esta manobra é tipicamente portuguesa, com mais de 800 anos de história/s e traduz as nossas origens Católicas Apostólicas Romanas. Mandem o Rui Rio embora com moções aprovadas em congresso. Não criem problemas burocráticos porque disso estão fartos os militantes, os portugueses e o país!

RESPONDER

"Falta de transparência". Sindicato acusa Ryanair de violar Código do Trabalho com despedimento coletivo no Porto

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou a Ryanair de violar o Código do Trabalho, ao iniciar um despedimento coletivo na base do Porto enquanto promove cursos de formação para …

Supremo arrasa MP no e-toupeira. Espião do Benfica safa-se de quase todos os crimes

O Supremo Tribunal de Justiça deixou cair a maioria dos crimes no que se refere ao funcionário judicial do Tribunal de Guimarães Júlio Loureiro, conhecido como o espião do Benfica no caso e-toupeira, deixando reparos …

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …