Rui Pinto retratado como um ativista anticorrupção pela New Yorker

cv (YouTube)

A revista americana New Yorker publicou uma extensa reportagem sobre Rui Pinto, o pirata informático julgado pelo caso da Football Leaks. Rui Pinto é retratado como um ativista anticorrupção.

Rui Pinto é um homem cuja opinião pública se desdobra entre hacker e whistleblower. Apesar de estar preso em Portugal, a New Yorker comparam Rui Pinto a nomes como Julian Assange e Edward Snowden. O jovem é tido como um benfeitor pelas revelações que fez, que podem ser vistas como combate à corrupção no mundo do futebol.

Enquanto Rui Pinto espera na cadeia, as suas revelações estão a arrasar os mais famosos clubes e jogadores”, lê-se na introdução do artigo, citada pelo jornal Expresso. A revista conta a história do pirata informático português, que é originalmente licenciado em História.

“As regras de transferências estão estragadas. Os salários são secretos. As melhores ligas estão repletas de oligarcas russos, fundos do Médio Oriente e conglomerados chineses”, critica a revista norte-americana.

No extenso artigo é também relatado que as informações vazadas por Rui Pinto foram de extrema importância para a condenação de grandes futebolistas por evasão fiscal, pela investigação a um alegado caso de violação contra Ronaldo e ainda uma investigação ao Manchester City, que os pode deixar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada.

“Fiquei completamente eletrizado quando me chegou às mãos tanta informação”, admitiu o jornalista da revista alemã “Der Spiegel”, Rafael Buschmann. Rui Pinto fez-lhe chegar estas informações em 2016, depois de em 2015, ter também enviado um e-mail ao jornalista do jornal Record, António Varela.

No artigo da New Yorker são recordados, obviamente, alguns dos casos mais sonantes que o trabalho de whistleblower de Rui Pinto originou. Em Portugal, o caso dos e-mails do Benfica, que ainda hoje abala o futebol português foi mencionado. Também não faltou o caso dos “jogadores fantasma” de Bruno de Carvalho na altura em que era presidente leonino.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Ativista anti corrupção”????? ahahahahahahahahahahaha, Mas alguém acredita nessa treta?
    É um criminoso! PONTO! Tentou extorquir dinheiro com o que roubou com chantagens!
    Mas agora que a informação está nas mãos da justiça deviam avançar com investigações para que quem cometeu crimes de corrupção seja punido!

  2. Ana Isabel, consegues ser mais ESTÚPIDA que a própria essência da estupidez. Mais uma saloia a tentar dissecar assuntos que desconhece.

RESPONDER

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …