Rui Pinto retratado como um ativista anticorrupção pela New Yorker

cv (YouTube)

A revista americana New Yorker publicou uma extensa reportagem sobre Rui Pinto, o pirata informático julgado pelo caso da Football Leaks. Rui Pinto é retratado como um ativista anticorrupção.

Rui Pinto é um homem cuja opinião pública se desdobra entre hacker e whistleblower. Apesar de estar preso em Portugal, a New Yorker comparam Rui Pinto a nomes como Julian Assange e Edward Snowden. O jovem é tido como um benfeitor pelas revelações que fez, que podem ser vistas como combate à corrupção no mundo do futebol.

Enquanto Rui Pinto espera na cadeia, as suas revelações estão a arrasar os mais famosos clubes e jogadores”, lê-se na introdução do artigo, citada pelo jornal Expresso. A revista conta a história do pirata informático português, que é originalmente licenciado em História.

“As regras de transferências estão estragadas. Os salários são secretos. As melhores ligas estão repletas de oligarcas russos, fundos do Médio Oriente e conglomerados chineses”, critica a revista norte-americana.

No extenso artigo é também relatado que as informações vazadas por Rui Pinto foram de extrema importância para a condenação de grandes futebolistas por evasão fiscal, pela investigação a um alegado caso de violação contra Ronaldo e ainda uma investigação ao Manchester City, que os pode deixar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada.

“Fiquei completamente eletrizado quando me chegou às mãos tanta informação”, admitiu o jornalista da revista alemã “Der Spiegel”, Rafael Buschmann. Rui Pinto fez-lhe chegar estas informações em 2016, depois de em 2015, ter também enviado um e-mail ao jornalista do jornal Record, António Varela.

No artigo da New Yorker são recordados, obviamente, alguns dos casos mais sonantes que o trabalho de whistleblower de Rui Pinto originou. Em Portugal, o caso dos e-mails do Benfica, que ainda hoje abala o futebol português foi mencionado. Também não faltou o caso dos “jogadores fantasma” de Bruno de Carvalho na altura em que era presidente leonino.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Ativista anti corrupção”????? ahahahahahahahahahahaha, Mas alguém acredita nessa treta?
    É um criminoso! PONTO! Tentou extorquir dinheiro com o que roubou com chantagens!
    Mas agora que a informação está nas mãos da justiça deviam avançar com investigações para que quem cometeu crimes de corrupção seja punido!

  2. Ana Isabel, consegues ser mais ESTÚPIDA que a própria essência da estupidez. Mais uma saloia a tentar dissecar assuntos que desconhece.

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …