Manchester City foi campeão. Agora, pode ficar proibido de ir à Liga dos Campeões

Neil Hall / EPA

Apesar de se ter sagrado campeão inglês esta época, o Manchester City pode estar em risco de não jogar na Liga dos Campeões na próxima temporada, devido a acusações de incumprimento do fair-play financeiro.

A noticia avançada pelo New York Times explica que o bicampeão inglês está a ser investigado há meses pela UEFA e pelas autoridades do futebol inglês por incumprimento do fair-play financeiro. As acusações surgiram após a divulgação dos documentos do Football Leaks.

As conclusões retiradas da investigação levam a que a equipa de investigação procure que os Citizens sejam castigados, pelo menos, uma temporada. A Liga dos Campeões é um dos títulos mais ambicionados pelo clube, já que nunca o conseguiu conquistar durante a sua história.

Em causa estão e-mails e documentos internos do clube que mostram esforços do City para contornar as regras financeiras estabelecidas pela UEFA. Os documentos provam que o clube mascarou injeções de capital de uma empresa de investimento dos Emirados Árabes Unidos por meio de acordos inflacionados de patrocínios, com empresas como a Etihad — o seu principal patrocinador.

A verificar-se esta realidade, o jornal norte-americano antecipa uma enorme batalha legal entre as duas partes, não fosse esta uma competição de bastante prestígio desportivo e origem de grandes receitas para qualquer clube.

Por enquanto, não fica claro se a proibição será aplicada já na próxima época ou se apenas terá começo na temporada de 2020-21. Os jogos de qualificação para a Champions começam em junho, o que obriga a UEFA a tomar rapidamente uma decisão.

Em sua defesa, o Manchester City disse, em comunicado, que “a acusação de irregularidades financeiras é totalmente falsae a direção do clube prometeu montar uma defesa agressiva caso a UEFA estivesse a planear impedir o clube de participar na Liga dos Campeões.

Vários responsáveis dos órgãos de controlo financeiro disseram que a reputação do sistema de fair-play financeiro poderia ser afetada, se a UEFA não conseguisse levar avante uma punição contra o emblema inglês.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desconfinamento recua em alguns concelhos, e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …

"Nova era". Turquia manda delegação ao Egito para normalizar relações

Uma delegação turca vai deslocar-se em maio ao Egito para encontros que visarão a "normalização" das relações entre os dois países, degradadas após vários anos de tensão. "Na sequência do convite dirigido pelo Egito à Turquia, …

Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro. Tudo começou quando …

Ministra da Cultura francesa promete reabertura de Notre-Dame em 2024

A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai reabrir em 2024, prometeu, esta quarta-feira, a ministra da Cultura francesa, na véspera de se completarem dois anos desde que um incêndio devastou o mundialmente famoso monumento. A promessa …

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …