Manchester City foi campeão. Agora, pode ficar proibido de ir à Liga dos Campeões

Neil Hall / EPA

Apesar de se ter sagrado campeão inglês esta época, o Manchester City pode estar em risco de não jogar na Liga dos Campeões na próxima temporada, devido a acusações de incumprimento do fair-play financeiro.

A noticia avançada pelo New York Times explica que o bicampeão inglês está a ser investigado há meses pela UEFA e pelas autoridades do futebol inglês por incumprimento do fair-play financeiro. As acusações surgiram após a divulgação dos documentos do Football Leaks.

As conclusões retiradas da investigação levam a que a equipa de investigação procure que os Citizens sejam castigados, pelo menos, uma temporada. A Liga dos Campeões é um dos títulos mais ambicionados pelo clube, já que nunca o conseguiu conquistar durante a sua história.

Em causa estão e-mails e documentos internos do clube que mostram esforços do City para contornar as regras financeiras estabelecidas pela UEFA. Os documentos provam que o clube mascarou injeções de capital de uma empresa de investimento dos Emirados Árabes Unidos por meio de acordos inflacionados de patrocínios, com empresas como a Etihad — o seu principal patrocinador.

A verificar-se esta realidade, o jornal norte-americano antecipa uma enorme batalha legal entre as duas partes, não fosse esta uma competição de bastante prestígio desportivo e origem de grandes receitas para qualquer clube.

Por enquanto, não fica claro se a proibição será aplicada já na próxima época ou se apenas terá começo na temporada de 2020-21. Os jogos de qualificação para a Champions começam em junho, o que obriga a UEFA a tomar rapidamente uma decisão.

Em sua defesa, o Manchester City disse, em comunicado, que “a acusação de irregularidades financeiras é totalmente falsae a direção do clube prometeu montar uma defesa agressiva caso a UEFA estivesse a planear impedir o clube de participar na Liga dos Campeões.

Vários responsáveis dos órgãos de controlo financeiro disseram que a reputação do sistema de fair-play financeiro poderia ser afetada, se a UEFA não conseguisse levar avante uma punição contra o emblema inglês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …