Manchester City foi campeão. Agora, pode ficar proibido de ir à Liga dos Campeões

Neil Hall / EPA

Apesar de se ter sagrado campeão inglês esta época, o Manchester City pode estar em risco de não jogar na Liga dos Campeões na próxima temporada, devido a acusações de incumprimento do fair-play financeiro.

A noticia avançada pelo New York Times explica que o bicampeão inglês está a ser investigado há meses pela UEFA e pelas autoridades do futebol inglês por incumprimento do fair-play financeiro. As acusações surgiram após a divulgação dos documentos do Football Leaks.

As conclusões retiradas da investigação levam a que a equipa de investigação procure que os Citizens sejam castigados, pelo menos, uma temporada. A Liga dos Campeões é um dos títulos mais ambicionados pelo clube, já que nunca o conseguiu conquistar durante a sua história.

Em causa estão e-mails e documentos internos do clube que mostram esforços do City para contornar as regras financeiras estabelecidas pela UEFA. Os documentos provam que o clube mascarou injeções de capital de uma empresa de investimento dos Emirados Árabes Unidos por meio de acordos inflacionados de patrocínios, com empresas como a Etihad — o seu principal patrocinador.

A verificar-se esta realidade, o jornal norte-americano antecipa uma enorme batalha legal entre as duas partes, não fosse esta uma competição de bastante prestígio desportivo e origem de grandes receitas para qualquer clube.

Por enquanto, não fica claro se a proibição será aplicada já na próxima época ou se apenas terá começo na temporada de 2020-21. Os jogos de qualificação para a Champions começam em junho, o que obriga a UEFA a tomar rapidamente uma decisão.

Em sua defesa, o Manchester City disse, em comunicado, que “a acusação de irregularidades financeiras é totalmente falsae a direção do clube prometeu montar uma defesa agressiva caso a UEFA estivesse a planear impedir o clube de participar na Liga dos Campeões.

Vários responsáveis dos órgãos de controlo financeiro disseram que a reputação do sistema de fair-play financeiro poderia ser afetada, se a UEFA não conseguisse levar avante uma punição contra o emblema inglês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …