/

Manchester City foi campeão. Agora, pode ficar proibido de ir à Liga dos Campeões

Neil Hall / EPA

Apesar de se ter sagrado campeão inglês esta época, o Manchester City pode estar em risco de não jogar na Liga dos Campeões na próxima temporada, devido a acusações de incumprimento do fair-play financeiro.

A noticia avançada pelo New York Times explica que o bicampeão inglês está a ser investigado há meses pela UEFA e pelas autoridades do futebol inglês por incumprimento do fair-play financeiro. As acusações surgiram após a divulgação dos documentos do Football Leaks.

As conclusões retiradas da investigação levam a que a equipa de investigação procure que os Citizens sejam castigados, pelo menos, uma temporada. A Liga dos Campeões é um dos títulos mais ambicionados pelo clube, já que nunca o conseguiu conquistar durante a sua história.

Em causa estão e-mails e documentos internos do clube que mostram esforços do City para contornar as regras financeiras estabelecidas pela UEFA. Os documentos provam que o clube mascarou injeções de capital de uma empresa de investimento dos Emirados Árabes Unidos por meio de acordos inflacionados de patrocínios, com empresas como a Etihad — o seu principal patrocinador.

A verificar-se esta realidade, o jornal norte-americano antecipa uma enorme batalha legal entre as duas partes, não fosse esta uma competição de bastante prestígio desportivo e origem de grandes receitas para qualquer clube.

Por enquanto, não fica claro se a proibição será aplicada já na próxima época ou se apenas terá começo na temporada de 2020-21. Os jogos de qualificação para a Champions começam em junho, o que obriga a UEFA a tomar rapidamente uma decisão.

Em sua defesa, o Manchester City disse, em comunicado, que “a acusação de irregularidades financeiras é totalmente falsae a direção do clube prometeu montar uma defesa agressiva caso a UEFA estivesse a planear impedir o clube de participar na Liga dos Campeões.

Vários responsáveis dos órgãos de controlo financeiro disseram que a reputação do sistema de fair-play financeiro poderia ser afetada, se a UEFA não conseguisse levar avante uma punição contra o emblema inglês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.