Manchester City foi campeão. Agora, pode ficar proibido de ir à Liga dos Campeões

Neil Hall / EPA

Apesar de se ter sagrado campeão inglês esta época, o Manchester City pode estar em risco de não jogar na Liga dos Campeões na próxima temporada, devido a acusações de incumprimento do fair-play financeiro.

A noticia avançada pelo New York Times explica que o bicampeão inglês está a ser investigado há meses pela UEFA e pelas autoridades do futebol inglês por incumprimento do fair-play financeiro. As acusações surgiram após a divulgação dos documentos do Football Leaks.

As conclusões retiradas da investigação levam a que a equipa de investigação procure que os Citizens sejam castigados, pelo menos, uma temporada. A Liga dos Campeões é um dos títulos mais ambicionados pelo clube, já que nunca o conseguiu conquistar durante a sua história.

Em causa estão e-mails e documentos internos do clube que mostram esforços do City para contornar as regras financeiras estabelecidas pela UEFA. Os documentos provam que o clube mascarou injeções de capital de uma empresa de investimento dos Emirados Árabes Unidos por meio de acordos inflacionados de patrocínios, com empresas como a Etihad — o seu principal patrocinador.

A verificar-se esta realidade, o jornal norte-americano antecipa uma enorme batalha legal entre as duas partes, não fosse esta uma competição de bastante prestígio desportivo e origem de grandes receitas para qualquer clube.

Por enquanto, não fica claro se a proibição será aplicada já na próxima época ou se apenas terá começo na temporada de 2020-21. Os jogos de qualificação para a Champions começam em junho, o que obriga a UEFA a tomar rapidamente uma decisão.

Em sua defesa, o Manchester City disse, em comunicado, que “a acusação de irregularidades financeiras é totalmente falsae a direção do clube prometeu montar uma defesa agressiva caso a UEFA estivesse a planear impedir o clube de participar na Liga dos Campeões.

Vários responsáveis dos órgãos de controlo financeiro disseram que a reputação do sistema de fair-play financeiro poderia ser afetada, se a UEFA não conseguisse levar avante uma punição contra o emblema inglês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …