Rui Patrício é mais eficaz a defender penáltis se o público estiver contra

Miguel A. Lopes / Lusa

Investigadores portugueses desenvolveram um projeto de inteligência competitiva no desporto, um algoritmo que acaba com o mito de que os penáltis são uma lotaria, por exemplo.

Um grupo de investigadores portugueses desenvolveu um projeto de inteligência competitiva no desporto, a que deram o nome de ALphawin, que já indicou várias conclusões acerca de Portugal no Mundial 2018: o algoritmo ditou que o lado esquerdo da defesa é o mais vulnerável, por exemplo.

O algoritmo é uma ferramenta com base científica que permite auxiliar os jogadores e treinadores a explorar as fraquezas dos adversários e potenciar os seus pontos mais fortes, explica o Diário de Notícias.

“A estatística descritiva é mais usada, mas não contabiliza o índice comportamental. O Alphawin diferencia-se por estabelecer algumas correlações. Ou seja, nós fazemos um levantamento de variáveis e correlacionamo-las e ao fazer isso vamos ter determinadas tendências ao nível da eficácia“, explicou ao jornal Alexandre Real, um dos mentores do projeto.

Segundo explica, a ideia surgiu durante os quartos de final entre Portugal e a Polónia, no Europeu de 2016. Quando a seleção ganhou nos penáltis, Alexandre começou a questionar os jogadores como treinavam os penáltis. “Escolho à sorte” ou “decido na hora”, foram as respostas.

Nessa altura, contratou Pedro Zorro, coordenador da área técnica, e João Fialho, coordenador científico, e, mais tarde, Rodrigo Silva, responsável pela pesquisa técnica e recolha de dados. A equipa, então completa, começou a testar o algoritmo tendo como base a marca dos 11 metros.

Numa base de dados, reuniram milhares de visualizações de lançamentos de penáltis de modo a criar um algoritmo que permitisse adivinhar ou antecipar o comportamento dos jogadores na hora da marcação.

O algoritmo foi alargado e melhorado e, avança o DN, tem ainda em conta as variáveis comportamentais. Exemplo disso é o caso de Rui Patrício, que é muito mais eficaz a defender penáltis quando tem o público adversário por trás da baliza do que quando tem o seu próprio público.

Embora o algoritmo tenha associada uma margem de erro que “depende do jogador e do contexto da jogada”, há sempre um conjunto de vícios que todos os jogadores têm “conforme o lado para onde atiram o penálti“, por exemplo.

Há ainda alguma desconfiança por parte dos profissionais, admite Alexandre. No entanto, essa desconfiança diminuiu quando obtiveram 100% de eficácia na antevisão das grandes penalidades do Portugal-Chile da Taça das COnfederações em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …