/

Se perder o mandato, Rui Moreira já escolheu o seu sucessor no Porto

5

Rui Manuel Farinha / Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Filipe Araújo, o atual vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, é o escolhido para suceder a Rui Moreira caso o autarca perca o mandato devido ao processo Selminho.

As eleições de 2017 que concederam maioria absoluta a Rui Moreira foram um bom indicativo de que tinha reunido uma equipa vencedora. Esta quinta-feira, o autarca portuense apresenta a lista de candidatura ao seu terceiro mandato, mantendo exatamente a mesma lista de nomes para o executivo municipal.

Se o processo Selminho tramar Rui Moreira, já há um sucessor escolhido para o cargo: o seu atual vice-presidente, Filipe Araújo, escreve o Expresso.

A lista de vereadores volta a ser constituída por Catarina Araújo, com o pelouro dos Recursos Humanos, Desporto, Juventude e Serviços Jurídicos; Ricardo Valente, com Economia e Turismo; Pedro Baganha, com Urbanismo e Património; Cristina Pimentel, com Transportes e Proteção Civil; e Fernando Paulo, com Habitação Social e Educação.

Entre as novidades estão Filipa Correia, do CDS, e Hervé Marrinhas, independente próximo da Iniciativa Liberal.

Filipe Araújo era a principal incógnita, desconhecendo-se se ia continuar como n.º 2 de Rui Moreira. Ascendeu à vereação em 2013 e a vice-presidente, após a saída de Gulhermina Rego, em 2017, e esteve nos quadros superiores da Vodafone. Foi também docente na Faculdade de Ciências do Porto e membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude.

Tiago Mayan Gonçalves, ex-candidato da Iniciativa Liberal à Presidência da República, é o candidato do movimento de Rui Moreira à União de Freguesias de Aldoar, Foz e Nevogilde, no Porto. Se for eleito, vai suceder a Nuno Ortigão, que faleceu recentemente.

Conta ainda o Expresso que Sofia Maia será a única presidente de junta a recandidatar-se (União de Freguesias de Lordelo-Massarelos). Na Junta de Freguesia do centro Histórico do Porto, a escolhido foi o pugilista Nuno Cruz.

As autárquicas aproximam-se e Rui Moreira terá como principais adversários Vladimiro Feliz, que foi vice-presidente no último mandato de Rui Rio na Câmara do Porto, e Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS. Ilda Figueiredo candidata-se ainda pela CDU e Sérgio Aires representa o Bloco de Esquerda.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. O Rui Moreira que se deixe de procurar substitutos. Ainda não aprendeu que os portuenses é que escolhem? Quanto à Ilda é a perdedora do costume ela e o Pizarro. Fora da Autarquia do Porto. Quanto ao do Bloco, coitadito não o conhecemos de lado nenhum.

    • Se Rui Moreira vencer as eleições e perder o cargo no Tribunal, será o número 2 da Lista o novo Presidente da Câmara. É a lei. Por esse motivo é que Rui Moreira teve o cuidado de colocar Filipe Araújo em segundo lugar na Lista.
      “de mal a pior” desconhece a Lei.

      • De acordo que possa ser a lei e já aconteceu em mais câmaras, no entanto, não quero dizer que a lei seja justa, é ao gosto dos interesses de quem a faz e neste caso me parece que o mais adequado seria sempre convocar novas eleições.

      • Tem razão, o “de mal a pior” não percebe o significado do “se” na notícia. Além do mais é useiro e vezeiro em doutas sentenças, se estivesse quieto na maior parte das vezes, seria um serviço à comunidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.