/

Rui Moreira é o favorito. Tem mais do dobro do potencial de voto dos candidatos do PS e PSD

José Coelho / Lusa

Rui Moreira apresenta a sua recandidatura à Câmara Municipal do Porto

Rui Moreira, o candidato independente à Câmara do Porto, lidera a corrida autárquica. O potencial de voto de 74% coloca-o como claro favorito na Invicta.

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela, esta sexta-feira, que o candidato independente à Câmara Municipal do Porto tem 74% de potencial de voto: 36% dos inquiridos dizem que votariam em Rui Moreira com certeza e 38% admitem que poderiam votar.

O potencial de voto mais do que duplica o do trio de principais rivais: Vladimiro Feliz, do PSD (29%); Tiago Barbosa Ribeiro, do PS (27%); e Ilda Figueiredo, da CDU (27%) – que surgem praticamente empatados.

Sérgio Alves (Bloco de Esquerda) e Bebiana Cunha (PAN) aparecem abaixo dos 20 pontos e são “desconhecidos” para 40% dos inquiridos.

A sondagem indica ainda que, a um mês das eleições autárquicas, Rui Moreira é o candidato com a menor taxa de rejeição (22%). Tiago Barbosa Ribeiro regista 33%, Vladimiro Feliz 38% e Ilda Figueiredo 50%.

Rui Moreira vai ser julgado pelo crime de prevaricação, em novembro, no âmbito do caso Selminho, mas pouco mais de três quartos dos portuenses teve conhecimento deste caso. Se for condenado, pode perder o mandato.

Ainda assim, a maior parte dos eleitores respondeu que o caso Selminho não afetou a escolha: 58% garantem que não teve impacto, em particular entre os que têm 65 ou mais anos (70%); os que residem na freguesia de Campanhã (63%); e as mulheres (63%).

Pelo contrário, pouco mais de um terço dos inquiridos (35%) admite que o caso teve um impacto negativo na avaliação do candidato independente.

A sondagem contou com 820 entrevistas, recolhidas de 12 a 19 de agosto entre maiores de 18 anos residentes no Porto. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,42%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.