Rui Moreira devolve ataque a Rio (e Carreiras diz que críticas são “enriquecimento de currículo”)

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Na quinta-feira, o líder do PSD Rui Rio disse, em entrevista ao Observador, que Rui Moreira não é uma “pessoa confiável” e que Carlos Carreiras é “o mais incompetente”.

Em entrevista ao Observador esta quinta-feira, Rui Rio foi muito crítico em relação a Rui Moreira, afastando completamente a possibilidade de o PSD poder vir a apoiar a sua candidatura. O líder social-democrata insistiu que há muito que avisa para o tipo de pessoa que é o atual autarca portuense, aludindo para o processo judicial no qual está a ser acusado de prevaricação.

No mesmo dia, em declarações à TVI24, Rui Moreira recusou comentar as acusações concretas que Rio lhe dirigiu sobre o caso Selminho. “A política não deve ser feita assim. Não faço acusações de carácter“, atacou o autarca. “[Rui Rio] devia ter outra forma de estar na política”.

Questionado sobre se foi o PSD a convidá-lo para integrar a lista para as autárquicas ou ao contrário, Moreira manteve a sua versão: “Fui convidado para encabeçar uma lista de partidos”, disse. Porém, recusou o convite.

Ao Observador, Rui Rio contou uma versão bem diferente. Segundo Rio, Rui Moreira propôs aos sociais-democratas que não apresentassem candidato no Porto e integrar na sua lista pessoas do PSD, o que foi recusado pelo partido. “Nós contrapusemos o contrário: o senhor não se candidata e nós ouvimo-lo na escolha do candidato à Câmara do Porto, e ele disse que não”, disse.

Rui Rio acusou ainda o autarca de ter provocado uma fuga de informação para manipular a opinião pública, algo que o atual presidente da Câmara do Porto nega. “A fonte desta vichyssoise foram dirigentes do PSD“, insistiu.

Quanto ao futuro, o autarca repetiu o gesto. “É uma questão de estilo, de educação e de honra. Assim não. De forma alguma”, rematou.

“Ataque vil” de Rio é “enriquecimento de currículo”

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, considerou nesta quinta-feira ter sido alvo de um “ataque vil e pessoal” por parte do presidente do PSD, que classificou como “enriquecimento de currículo”.

“Agradeço a Rui Rio ter-me feito um ataque vil e pessoal, juntando-me a um outro ataque a um outro presidente de câmara que reputo de grande competência, Rui Moreira. Ataques que vindos de Rui Rio não são cadastro, são enriquecimento de curriculum”, escreveu Carlos Carreiras, na sua página na rede social Facebook.

Em entrevista ao Observador, o líder social-democrata criticou duramente Carlos Carreiras, de quem disse ter sido “o principal responsável” pela “desgraça” do resultado do PSD nas eleições locais de 2017, em que foi o coordenador autárquico. Carreiras tinha acusado Rio na véspera de querer adiar as eleições locais por o processo autárquico no PSD ser “uma inexistência”.

PSD / Flickr

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais

Esse é o pior, o mais incompetente, sendo ele o primeiro responsável pela desgraça de 2017, acha que tenho alguma coisa a aprender?”, afirmou Rui Rio sobre as críticas que têm sido feitas pelo autarca de “inexistência” do processo autárquico no PSD, embora admitindo que Carreiras volte a ser o candidato do partido em Cascais, “se for proposto pela concelhia e aceite pela distrital”.

Para Carlos Carreiras, estas críticas “significam também que Rui Rio chamou incompetentes a todos os responsáveis concelhios e distritais em funções nas últimas eleições autárquicas que, pelos estatutos do PSD, são os responsáveis pelas escolhas dos candidatos autárquicos do partido”.

“Bem sei que Rui Rio tem vindo a demonstrar que lida mal com estatutos e prefere decisões arbitrárias por si assumidas”, disse, lamentando que o destaque desta entrevista, que assinala os três anos de liderança de Rui Rio, seja “um ataque de carácter a um companheiro de partido”.

Carlos Carreiras deixou ainda um “recado” ao líder social-democrata sobre as próximas autárquicas: “Quero deixar claro a Rui Rio que o meu partido é acima de tudo: Cascais”, referiu.

Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …