Rúben Cavaco não aceita desculpas dos gémeos iraquianos e quer condenação

(cv) SIC

Ruben Cavaco, o rapaz de Ponte de Sor que se encontra em estado crítico mo Hospital Santa Maria em Lisboa

Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

O jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque afirmou, em entrevista à SIC, que não aceita qualquer pedido de desculpas por parte dos gémeos Haider e Rhida Al e que pretende vê-los condenados.

No dia 17 de agosto, Rúben Cavaco foi brutalmente agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, e sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde chegou a estar em coma induzido.

Os dois rapazes suspeitos da agressão são filhos do embaixador iraquiano em Portugal, Saad Mohammed Ali, e têm imunidade diplomática, ao abrigo da Convenção de Viena.

Depois de ter alta hospitalar, a 2 de setembro, o jovem tem vindo a recuperar a memória e já foi ouvido pela Polícia Judiciária.

De acordo com a SIC Notícias, Rúben Cavaco diz que não aceita o pedido de desculpas dos filhos do embaixador do Iraque e assume que quer ver os dois autores confessos condenados.

Numa entrevista à SIC, no final de agosto, os gémeos admitiram as agressões, mas afirmam que nunca tiveram a “intenção de ferir tão gravemente uma pessoa” e pediram “sinceras e sentidas desculpas” à vítima e à sua família.

Os filhos do embaixador do Iraque disseram ainda que ficarão em Portugal até o caso ser esclarecido e garantiram que não invocaram a imunidade diplomática de que gozam, assumindo as suas responsabilidades e enfrentando as consequências.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português pediu, a 25 de agosto, o levantamento da imunidade diplomática dos suspeitos, e solicitou urgência na resposta das autoridades iraquianas, que responderam que o farão “no tempo adequado”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lindo, não levantaram a imunidade diplomática, e até assumem as responsabilidades. Mas então porque é que se está a pedir o levantamento da imunidade? Estes tipos estavam bem era a ser julgados como no País deles, à pedrada ou então enforcados. Queriam matar o rapaz e agora não lhes vai acontecer nada…que miséria…

  2. Acho estranho o Rúben Cavaco ter sido agredido tão brutalmente e tido tantos ferimentos e fracturas como dizem, mas,como se viu na entrevista na CMTV, não apresenta uma única cicatriz ou nódoa negra no rosto e apenas tem duas cicatrizes na cabeça. Além disso o caso era de tal gravidade e ele tem alta ao fim de apenas 17 dias? Ou aconteceu uns milagres ou o caso foi muito exagerado.
    De qualquer maneira, ainda bem que o rapaz ficou bem.
    http://cdn.cmjornal.pt/images/2016-09/img_757x498$2016_09_03_14_58_49_561497.jpg

    http://cdn.sabado.pt/2016-09/img_999x556$2016_09_22_19_22_39_186651.jpg

RESPONDER

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …