Rúben Cavaco não aceita desculpas dos gémeos iraquianos e quer condenação

(cv) SIC

Ruben Cavaco, o rapaz de Ponte de Sor que se encontra em estado crítico mo Hospital Santa Maria em Lisboa

Rúben Cavaco, o jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

O jovem agredido em Ponte de Sor pelos filhos do embaixador do Iraque afirmou, em entrevista à SIC, que não aceita qualquer pedido de desculpas por parte dos gémeos Haider e Rhida Al e que pretende vê-los condenados.

No dia 17 de agosto, Rúben Cavaco foi brutalmente agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, e sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde chegou a estar em coma induzido.

Os dois rapazes suspeitos da agressão são filhos do embaixador iraquiano em Portugal, Saad Mohammed Ali, e têm imunidade diplomática, ao abrigo da Convenção de Viena.

Depois de ter alta hospitalar, a 2 de setembro, o jovem tem vindo a recuperar a memória e já foi ouvido pela Polícia Judiciária.

De acordo com a SIC Notícias, Rúben Cavaco diz que não aceita o pedido de desculpas dos filhos do embaixador do Iraque e assume que quer ver os dois autores confessos condenados.

Numa entrevista à SIC, no final de agosto, os gémeos admitiram as agressões, mas afirmam que nunca tiveram a “intenção de ferir tão gravemente uma pessoa” e pediram “sinceras e sentidas desculpas” à vítima e à sua família.

Os filhos do embaixador do Iraque disseram ainda que ficarão em Portugal até o caso ser esclarecido e garantiram que não invocaram a imunidade diplomática de que gozam, assumindo as suas responsabilidades e enfrentando as consequências.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português pediu, a 25 de agosto, o levantamento da imunidade diplomática dos suspeitos, e solicitou urgência na resposta das autoridades iraquianas, que responderam que o farão “no tempo adequado”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lindo, não levantaram a imunidade diplomática, e até assumem as responsabilidades. Mas então porque é que se está a pedir o levantamento da imunidade? Estes tipos estavam bem era a ser julgados como no País deles, à pedrada ou então enforcados. Queriam matar o rapaz e agora não lhes vai acontecer nada…que miséria…

  2. Acho estranho o Rúben Cavaco ter sido agredido tão brutalmente e tido tantos ferimentos e fracturas como dizem, mas,como se viu na entrevista na CMTV, não apresenta uma única cicatriz ou nódoa negra no rosto e apenas tem duas cicatrizes na cabeça. Além disso o caso era de tal gravidade e ele tem alta ao fim de apenas 17 dias? Ou aconteceu uns milagres ou o caso foi muito exagerado.
    De qualquer maneira, ainda bem que o rapaz ficou bem.
    http://cdn.cmjornal.pt/images/2016-09/img_757x498$2016_09_03_14_58_49_561497.jpg

    http://cdn.sabado.pt/2016-09/img_999x556$2016_09_22_19_22_39_186651.jpg

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …