RTP2 alarga programação infantil após anúncio de fecho das escolas

(dr) RTP

As novas restrições do confinamento nacional obrigam ao encerramento das escolas durante 15 dias, para travar contágios por Covid-19. Para acompanhar as crianças que ficam em casa, a RTP2 aumenta as horas do Zig Zag, o bloco de desenhos animados emitido diariamente no canal.

A programação infantil da parte da manhã, que começa às 7h e é habitualmente emitida até às 10h, alarga até ao meio-dia para expandir a programação para crianças entre os 2 e os 6 anos.

Na nova faixa de programação, a RTP2 resgata a série Era Uma Vez… a Vida, série clássica de entretenimento educativo que estreou em Portugal em 1987 e tem sido repetida desde então. Os desenhos animados, que ensinam factos sobre o corpo humano, vão para o ar às 11h30 e podem “juntar os irmãos mais velhos e os adultos que estão em casa”, refere Teresa Paixão, diretora de programas da RTP2, na página de Facebook do canal.



O Zig Zag tem ainda outro bloco de programação, exibido entre as 17h e as 20h15. O espaço para crianças do canal público tem ainda a programação disponível online no Zig Zag Play, que reúne toda a programação infantil do canal.

Telescola continua na RTP Memória

O #EstudoEmCasa, projeto do Ministério da Educação em parceria com a televisão pública, continua a ser emitido de segunda a sexta na RTP Memória. As aulas na televisão vêm complementar o ensino presencial, dificultado pelas restrições impostas pela pandemia e pela pausa nas atividades letivas.

A oferta letiva para alunos do 1.º ao 9.º ano é emitido na Memória entre as 9h e as 16h30. Os conteúdos direcionados aos alunos do ensino secundário (do 10.º ao 12.º ano) estão apenas estar disponíveis através da RTP Play.

A nova versão da Telescola surgiu em abril do ano passado para responder às necessidades de complemento ao ensino virtual, obrigatório com o fecho das escolas em contexto de pandemia. O projeto pretende diminuir as disparidades de acesso ao ensino, visto muitos alunos não terem acesso a computadores e Internet.

As emissões do #EstudoEmCasa estão disponíveis em sinal aberto, sendo a RTP Memória um dos canais presentes do serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT), para além do cabo. Em simultâneo, são transmitidas online através da RTP Play, na plataforma dedicada ao #EstudoEmCasa.

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …