RTP quer aumento da taxa do audiovisual em 2019

RTP / Flickr

O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis

O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis, defendeu que o Governo deve aumentar a taxa de Contribuição para o Audiovisual em 2019, algo que já não acontece desde 2016.

Em entrevista ao Público, divulgada nesta quinta-feira, Gonçalo Reis considera que a emissora pública deve ser recompensada pelo governo liderado por António Costa devido aos resultados muito positivos que tem alcançado nos últimos anos.

“O financiamento da RTP é dos mais baixos da Europa. Até a Grécia, a Bósnia ou a Macedónia têm recursos superiores para o audiovisual”, disse Gonçalo Reis.

Acrescentando que “nos últimos anos, com esforço, sacrifício e empenho interno, a RTP lançou novos canais na TDT, abriu os arquivos históricos, aumentou o apoio ao cinema e produção independente, e à divulgação de áreas culturais. Atuando numa situação de concorrência, de mercado, em que as exigências são crescentes, a RTP tem de ter os meios…”, prosseguiuo presidente da administração da emissora pública.

Por tudo isto, Gonçalo Reis considerou que aumentar a taxa de audiovisual – que não é aumentada desde 2016 – é uma das possibilidades de financiamento.

“A RTP está a prestar mais serviço público, ao Estado caberá ajustar a Contribuição para o Audiovisual de acordo com a inflação tal como a lei estipula”, explicou.

Questionado sobre as contas do canal, Gonçalo Reis disse “a Eurovisão teve um efeito muito positivo para Portugal, e de imagem e credibilidade para a RTP, mas terá um custo líquido de cinco milhões de euros (o orçamento foi de 19,5 milhões)”. Quanto ao Mundial, disse não falar sobre custos contratuais do desporto.

Na mesma entrevista, Gonçalo Reis defendeu ainda uma mudança de paradigma na publicidade que é proibida na RTP3 e na RTP Memória, canais distribuídos no TDT.

“Não sou eu quem tem que pedir, mas é o momento adequado para ponderar por que é que os canais da RTP têm uma exceção negativa”, considerou.

Na tarde desta quinta-feira, a RTP apresenta as novidades de programação dos vários canais para os próximos meses. Gonçalo Reis revelou que o orçamento deste ano será muito semelhante ao do ano anterior, na ordem dos 200 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque carga de água tenho de pagar uma taxa de audiovisual à RTP se não vejo esse canal (nem os outros 3 canais nacionais), dado que pago à operadora que me fornece os serviços por cabo? Esta taxa devia simplesmente ser ELIMINADA a quem possui serviços por cabo. Andamos a sustentar SALÁRIOS MILIONÁRIOS, apenas?

  2. ja é uma roubalheira a taxa
    ainda por cima é à percentagem sobre o valor da luz.
    no mes em que se gasta mais luz, mais se paga de taxa, isso quer dizer que gastamos mais luz a ver tv.
    ja imaginaram os milhoes de euros que elas nao recebem por pagamento indevido sobre a taxa?
    imaginem os milhares predios que nao têm tv nem radio nas escadas nem nos elevadores, mas so porque têm um contador de luz, ja pagam a taxa. isto é que é uma grande roubalheira

  3. Acho que não li bem o que aqui está escrito !
    Será que estas pessoas não se enxergam mesmo ?
    Quer-se dizer que se 100% da população ver o canais não portugueses durante o dinheiro vai na mesma para a RTP ? E então os outros canais não tem direito também ? Já agora quem tiver uma parabólica vai pagar a taxa de ocupação do solo ? Eu sei que paga mas queria só ouvir !
    Inacreditável estes gajos ! Ainda me lembro o que era a Taxa de TV onde as pessoas até punham as antenas debaixo dos telhados. Agora descobriram outra coisa : descobriram-nos a careca e temos de pagar os chorudos salários de algumas pessoas lá dentro. A RTP NÂO DEVIA RECEBER UM SÒ CÈNTIMO DO POVO.

  4. Só faltava mais estes a reclamarem um aumento. Com a m… que têm transmitido nos últimos anos aina devíamos ser indemnizados por ter de aturar tal desaforo….

  5. A melhor de todas é que um agricultor com um motor de rega numa herdade onde tem uma pequena cabine com puxada de luz deve lá ter tv porque paga a taxa.
    É o meu caso !Tenho uma casa antiga que não vive lá ninguém há 5 anos e porque tem um contador de luz activo que é usado sómente para rega do quintal com o motor do poço e paga a taxinha que estes senhores dizem-se no direito que fizeram um grande trabalho e querem agora um chupa-chupa como prémio.
    Mas que raio é isto ? Será que sinceramente Portugal não acorda e reactiva uma nova FP25Abril ?
    Onde anda o Exterminador para o contratarmos ?

    • boas
      tem que fazer prova de que a casa nao é habitada e que so serve para regar. foi o que fez o agricultor. agora nao paga a taxa
      acho que quem tem operadoras (meo, nos, vodafone) pode escrever para a entidade dos audiovisuais e explicar que ja paga aos operadores e paga a taxa.
      acho que se eles quiserem deixam de pagar a taxa visto que ja estao a pagar a uma operadora e esta por sua vez ja paga impostos

  6. E eu quero que a rtp seja codificada e quem a quiser ver, porque eu não a vejo, que pague a taxa para descodificar!Estou farto de andar a pagar o que não uso nem quero usar!

  7. ja imaginaram as pessoas que têm a TDT?
    ha locais do pais em que eles nao têm tv por causa da TDT e mesmo assim pagam a taxa

    outro exemplo é os predios. também paga a taxa e nem nas escadas e elevadores têm tv ou radio. imaginem os milhoes que nao metem ao bolso, por isso é que pagam uns bons milhares de euros de ordenados aos jornalistas

  8. Ora aí vem já o anúncio das taxinhas para o ano que vem, sempre simpáticos esta gente com as suas imposições como se fossem donos disto tudo.

  9. Calma pessoal. A taxa serve para pagar as viagens das apresentadores para o estrangeiro para fazerem programas de dança. É vê-las todas contrariadas em São Tomé e Príncipe, Brasil, etc. =D O quer vale é que tais programas batem recordes de audiência. =)

  10. se fosse só essa que se paga e a passagem de cabos para ter os serviços das operadores em casa, isso tão bem é normal? não deveria ser as operadores a pagar? afinal já se paga para ter o serviço, porque deveria ter de pagar a passagem dos cabos?

  11. … ” Novo presidente da RTP vai ganhar mais que Passos Coelho ”
    As dores de cabeça deste gajo é esta noticia.
    … o ditado diz -quem não chora não mama- Portugal tem muitos a chorar por isso são muitos a mamar.
    Portugal triste e de MAMÕES.

  12. Recuso-me a continuar a pagar a porcaria desta taxa na factura da luz! Roubalheira ..nem vejo a RTP .Por mim podia fechar e acabo-se! Que merda ! Estar a pagar eta taxa e agora ainda querem aumentar !

  13. Não tenho nada a ver com o financiamento dos outros países, mas a verdade é que a TV E assim que passou a SA o Estado cortou o financiamento. Igualdade com os privados!!!

RESPONDER

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …