/

Roubo milionário a bancos mexicanos através de pirataria informática

1

Um grupo de piratas informáticos roubou milhões de euros a Bancos mexicanos, numa quantia ainda não apurada. Fala-se de valores entre os 12 e os 16 milhões de euros e suspeita-se que os hackers contaram com ajuda de funcionários dos Bancos.

O roubo, que terá decorrido no fim de Abril, foi efectuado através dos sistemas de pagamento das instituições bancárias online, afectando diversos Bancos, incluindo o Banorte, o segundo maior do México.

Os hackers conseguiram entrar nos sistemas informáticos dos bancos, transferindo o dinheiro para contas “fantasmas”, de onde retiraram depois o dinheiro, sem deixar vestígios, reporta a Reuters.

As autoridades continuam a investigar o caso, nomeadamente para saber o montante exacto que foi roubado, refere o Governador do Banco Central do México, Alejandro Diaz de Leon. “Não há evidências que nos permitam dizer, com certeza, que isto acabou. Estamos a tomar acções de correcção e de mitigação“, frisa, citado pela Reuters.

A responsável do Sistema de Pagamentos do Banco do México, Lorenza Martinez, reconhece que cinco instituições foram alvo de “transferências não autorizadas“, escusando-se a revelar quais são.

Martinez também referiu que apenas os “recursos dos bancos” foram afectados, estando os valores dos depósitos dos clientes a salvo.

As autoridades suspeitam que os hackers podem ter tido ajuda de elementos do interior dos Bancos afectados, dados os elevados montantes que estão em causa.

ZAP //

1 Comment

  1. bancos e roubos de dinheiro um bom titulo para um romance do orelhas. cá foram os portugueses que viveram acima das possibilidades no méxico são mais amigos do povo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.