//

Roubar um Tesla é fácil (e a culpa é da chave)

2

Os mesmos investigadores que descobriram como clonar uma chave de um Tesla Model S repetiram o feito, depois de a marca ter assegurado que tinha resolvido o problema.

Há um ano, foi detetada uma falha de segurança grave nos Model S da Tesla, que permitia copiar a chave de um dos carros em apenas dois segundos, deixando os automóveis vulneráveis a roubos sem qualquer resistência.

A marca apressou-se a corrigir a falha e implementou algumas medidas de segurança adicionais. No entanto, segundo o pplware, o problema continua. Apesar de não ser fácil de executar, é fácil copiar a chave de um Model S da Tesla.

No ano passado, a equipa de investigadores da Universidade de KU Leuven encontrou um problema na cifra de 40 bits aplicada, que podia ser rapidamente contornada.

A solução da marca passou por duplicar a cifra aplicada. Esta passou para 80 bits, tendo ficado mais complicada de quebrar e com a segurança reforçada. Mas, afinal, não é assim tão segura, pelo menos segundo revelou Lennert Wouters, da universidade belga.

O investigador provou que é igualmente simples quebrar a cifra aplicada às chaves destes Tesla. O ataque pode ser feito pelo ar, bastando estar próximo da chave, e demora agora mais tempo.

Este problema também já foi resolvido pela marca, que lançou recentemente uma atualização para a chave dos Model S. Também para os carros novos a atualização está já aplicada na chave, não sendo por isso necessário instalar.

Wouters alerta que este tipo de problemas de segurança não são exclusivos da Tesla. Citado pelo Wired, o investigador admite que muitos outros carros de outras marcas também se mostram vulneráveis a ataques de retransmissão, uma vez que a maior parte das empresas compra o hardware de entrada sem chave a outros fornecedores que nem sempre são capazes de averiguar as falhas destes sistemas ou de enviar atualizações.

Apesar da falha de segurança, que foi resolvida num ápice, a Tesla continua confiante na segurança dos seus automóveis.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.