Mistério no mundo editorial. Alguém está a tentar roubar manuscritos de livros não publicados

Os manuscritos “roubados” não acabam no mercado negro, nem perdidos na dark web. Quando as cópias são enviadas, simplesmente desaparecem, um pormenor que adensa o mistério dos e-mails fraudulentos.

Escritores de todo o mundo têm recebido e-mails a pedir o envio dos manuscritos dos seus projetos literários inacabados. As mensagens de correio eletrónico parecem ser dos seus editores e, por isso, os autores anexam os rascunhos e enviam sem desconfiar.

No entanto, segundo o The New York Times, o remetente não são os editores, mas alguém que se fez passar por eles.

Tal como numa narrativa de suspense, há um plot twist neste esquema fraudulento: nada acontece aos manuscritos que os escritores enviam a alguém que desconhecem. De acordo com o diário norte-americano, não são vendidos no mercado negro, não vão parar à dark web, nem há um pedido de resgate em troca da sua devolução.

Ninguém sabe o que acontece aos manuscritos que desaparecem misteriosamente, nem quem está por detrás do esquema de phishing que tem prejudicado (e confundido) escritores de todo o mundo, como Margaret Atwood ou Ian McEwan.

“Parece que ninguém sabe nada além do facto em si e isso é o que é inquietante“, disse ao The New York Times o editor David Halpern, também vítima do golpe.

Para Catherine Eccles, dona de uma editora de livros britânica, o esquema está muito bem montado e deverá ter sido realizado por alguém com conhecimento no mundo literário. “Eles sabem quem são os nossos clientes e sabem como é que nós interagimos com eles”, argumentou.

Uma prova de que quem está por detrás dos ataques conhece bem o meio editorial é o recurso a e-mails personalizados para transmitirem a imagem de que se trata de um agente específico.

Há pequenas alterações nos nomes de domínio – como penguinrandornhouse.com em vez de penguinrandomhouse.com, com um “rn” no lugar de um “m” – que passam despercebidas num primeiro olhar.

Os e-mails começaram a circular há pelo menos três anos, são enviados tanto a autores famosos como a pouco conhecidos e atinge escritores de vários países. Recentemente, o foco tem estado sobre os escritores norte-americanos.

Apesar de, aparentemente, não acontecer nada aos manuscritos, os autores revelam-se desconfortáveis com a situação. Uma das teorias aponta que o esquema tem como objetivo roubar o manuscrito para vendê-lo a leitores ávidos, mas não houve qualquer confirmação do sucedido até agora. Outra dá conta de que os manuscritos vão parar à dark web, mas nenhum foi encontrado lá.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …