O “marciano” Ronaldo voltou a fazer das suas (ou como a vingança se serve fria)

Paulo Novais / EPA / Lusa

Cristiano Ronaldo no Portugal-Espanha (3-3) do Mundial 2018

“Lendário”, “gigante”, “sublime”, um Ronaldo “sem fim”. Os elogios sucedem-se em jornais de todo o mundo, depois do hat-trick de Cristiano Ronaldo a Espanha, no jogo de abertura de Portugal no Mundial 2018.

Cristiano Ronaldo foi o “Homem do Jogo”, vencendo o prémio da FIFA e os elogios de meio mundo, depois de ter marcado três golos, evitando a derrota portuguesa frente a Espanha, na abertura do Mundial 2018, com um soberbo golo de livre directo.

O avançado português tornou-se no primeiro jogador da história a marcar em oito grandes torneios internacionais consecutivos, e no quarto jogador a marcar em quatro Mundiais, depois de Pelé e dos alemães Klose e Seeler.

Também igualou o mítico Puskas como máximo goleador europeu, com 84 golos pela Selecção, e é o primeiro a conseguir marcar três golos à Espanha num Mundial, o que o torno no “pior inimigo” da La Roja na história da competição, frisa a Marca.

Além disso, Ronaldo é, aos 33 anos, o jogador mais velho de sempre a conseguir fazer um hat-trick num Mundial.

Recordes que ajudam a perceber a vénia do mundo ao craque português, tanto mais depois da exibição madura e da lição de competitividade que deu.

A vingança serve-se fria…

No Twitter, o ex-futebolista inglês Matt Le Tissier, actual comentador desportivo, diz que as autoridades espanholas devem estar, nesta altura, arrependidas de terem anunciado a pena a Ronaldo, no âmbito do caso de fraude fiscal de que é acusado, precisamente no dia do jogo.

https://twitter.com/mattletiss7/status/1007713414062493705

“Dia de multa, noite de vingança”, destaca o jornal El Mundo, notando que Ronaldo aceitou pagar ao fisco espanhol uma multa de 18,8 milhões de euros, com uma pena de dois anos de prisão suspensa.

O capitão português teve uma noite de gala com o dono do Paris Saint-Germain, Al-Khelaifi, a ver nas bancadas do Estádio de Sochi. Note-se que o PSG é um dos seus possíveis destinos quando se especula que vai deixar o Real Madrid no fim da época, devido ao desconforto com o presidente Florentino Pérez.

A imprensa espanhola está rendida a Ronaldo, com a Marca a salientar que “Espanha é de Hierro mas Cristiano é de aço”, numa referência ao novo seleccionador da La Roja, que substituiu o despedido Lopetegui.

“Cristiano vale por três”, aponta o AS, enquanto em Inglaterra, o The Guardian nota que “Ronaldo é Ronaldo” e “a Espanha não ganhou por causa dele e, em parte, também por causa de um erro de David de Gea”.

A BBC frisa que Ronaldo foi “a estrela” num jogo “que será seguramente relembrado durante anos”, e o L’Équipe nota que Ronaldo “iluminou o jogo” com o seu “imenso talento”.

Já o Le Monde fala de “uma performance de extraterrestre“, enquanto o France Football menciona “o lendário Cristiano Ronaldo” num “jogo incrível”.

Para a ESPN, Ronaldo não é apenas um futebolista, mas “uma besta competitiva” e o La Gazzetta dello Sport define-o como um “marciano”. Já o Tuttosport fala simplesmente em “Ronaldíssimo”.

Ainda em Itália, o La Reppublica fala de um “Ronaldo estelar” e diz que “mostrou mais uma vez” que é “o melhor avançado” do mundo.

E até na Argentina, o país do eterno rival Messi, se rendem ao talento do português, com o desportivo Olé a incluir na capa o sugestivo título “¡Qué pedazo de Cristiano, joder!“. Ronaldo foi “implacável” e “só por ele” é que Portugal conquistou “um ponto de ouro”, “como CR7”, conclui o jornal.

Friedemann Vogel / EPA

Elogios a Ronaldo chegam também dos adversários, com o avançado Diego Costa, que marcou dois dos 3 golos espanhóis, a evidenciar que “há que dar os parabéns a Ronaldo”. “Tanto o criticam e olhem o que acontece; é melhor deixá-lo tranquilo, quem me dera ser como ele”, salientou o atleta nascido no Brasil.

E quando jornalistas brasileiros perguntaram a Diego Costa se tinha sido o herói do jogo, na zona mista, depois do desafio, ele teve uma resposta ainda mais elucidativa. “Herói? Fui o car****, foi este bicho que marca golo de qualquer lado“, salientou Diego Costa enquanto Ronaldo passava atrás dele, relata o Observador.

SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha!!!!!!
    A ganhar 2-1, como pode “alguém” ter pensado que podíamos jogar os 45 minutos do segundo tempo à defesa??????????
    Que bando de incompetentes….
    Ronaldo è Ronaldo, mas um só não é nem nunca pode ser toda a equipa.
    Será uma sorte se passarmos o turno. E como já a tínhamos gasto quase tode com o europeu – que ainda hoje só Deus sabe come o ganhámos – e o que restou foi-se ontem, não tenham muitas esperanças……

    • De gente como este “ah” é que Portugal não precisa!
      Poderá ser tudo menos português.
      De que galáxia terá vindo?
      Volte para lá e depressa…

    • Incompetentes?!
      Espero bem que sejas dos melhores do mundo no que fazes (se é que sabes fazer alguma coisa de jeito)!…
      E, mesmo assim, muita vergonha devem ter os teus pais do filho apalermado que tiveram…
      Felizmente, de fracos cobardes como tu não reza a historia!!

  2. Eu ia escrever o meu comentário, mas desisti depois de ter lido o “comentário” anterior.
    Também detesto – na notícia – a expressão “vingança”.

  3. com Marrocos vai ser muito mais engraçado. era preferível perder com espanha sem os ronaldos e ganhar a Marrocos com uma equipa em condições. ficávamos com 3 pontos em vez de 2.
    mas pronto assim ficamos contentes porque o Ronaldo é o melhor do mundo, e nós continuamos a ser uma m**** como povo.

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …