Cristiano Ronaldo aceita 2 anos de pena suspensa e multa de 18,8 milhões

Peter Powell / EPA

Cristiano Ronaldo

O futebolista português terá aceitado pagar 18,8 milhões de euros ao Fisco espanhol, para pôr fim ao processo movido contra si por alegada fuga aos impostos, disseram fontes judiciais citadas pela AFP.

Segundo as mesmas fontes, o acordo foi assinado pelos advogados de Cristiano Ronaldo e por representantes da administração fiscal, mas ainda terá de ser ratificado pelo Fisco espanhol, num caso em que o português arriscava até dois anos de prisão.

Ronaldo é acusado de ter, de forma “consciente”, criado empresas na Irlanda e nas Ilhas Virgens britânicas, para defraudar o Fisco espanhol em 14,7 milhões de euros, cometendo quatro delitos contra os cofres do Estado espanhol, entre 2011 e 2014.

Quando foi ouvido em 31 de julho do ano passado no tribunal de Pozuelo de Alarcón, Ronaldo afirmou que “nunca” ocultou rendimentos nem teve “intenção de fugir aos impostos”.

O internacional português sublinhou que o Fisco conhece todos os seus rendimentos porque nunca escondeu “nada, nem teve intenção de fugir aos impostos”.

Segundo o El Mundo, o jogador aceitou dois anos de prisão com pena suspensa – seis meses por cada um dos delitos – que serão saldados através do pagamento dos referidos 18,8 milhões de euros.

Além disso, o “melhor do mundo” reconhece os quatro delitos fiscais, uma das condições da Agência Tributária espanhola para chegar a acordo.

O acordo contempla ainda que todos os assessores do jogador sejam ilibados de responsabilidades, como é o caso do empresário Jorge Mendes ou do advogado Carlos Osorio, acusados de terem montado o esquema de fuga aos impostos.

O acordo com o Fisco espanhol acontece no dia em que o jogador português vai enfrentar a seleção espanhola, no pontapé de saída para o Mundial que, este ano, acontece na Rússia. A partida realiza-se no estádio Ficht, em Sochi, e vai ser transmitido pela RTP às 19h00.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …