Espanha despede Julen Lopetegui a dois dias do jogo com Portugal

(dr) FC Porto / Facebook

O treinador espanhol Julen Lopetegui

Julen Lopetegui foi despedido do cargo de treinador da Selecção de Espanha nas vésperas da estreia no Mundial 2018. Fernando Hierro, o ex-futebolista que exercia o cargo de director desportivo da Federação Espanhola, assume o comando da equipa.

A dois dias da estreia frente a Portugal, no Mundial 2018, Espanha dispensou Julen Lopetegui pela forma como assinou e foi confirmado como o próximo treinador do Real Madrid.

Após o anúncio da dispensa de Lopetegui, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que “Fernando Hierro assumirá o cargo de seleccionador nacional no Campeonato do Mundo da Rússia”.

O despedimento de Lopetegui aconteceu um dia depois de o técnico ter sido anunciado como treinador do Real Madrid, num comunicado, onde se salientava que o contrato de três temporadas devia começar a vigorar no término do Campeonato do Mundo da Rússia.

Mas a RFEF rompe antecipadamente o acordo que tinha com Lopetegui, com o presidente da entidade, Luís Rubiales, a lamentar, em conferência de imprensa, que soube das negociações com o Real Madrid “cinco minutos antes do anúncio” oficial da contratação do treinador.

“Vimo-nos obrigados a prescindir do seleccionador nacional”, lamentou o líder da RFEF, garantindo que a Federação não foi contactada em toda a transferência para o clube madrileno.

“A situação é muito complicada, neste momento”, admitiu também Rubiales, destacando, no entanto, que tem muita confiança nos jogadores.

“Não vai afectar” a Selecção Espanhola

Antes de ter sido oficializada a saída de Lopetegui, o jogador português Bernardo Silva considerava que os atletas da Selecção Espanhola são “muito experientes” e que não se vão deixar afectar por este caso.

“Os jogadores da Selecção Espanhola são muito experientes, quase todos já ganharam o Campeonato do Mundo, o Campeonato da Europa, a Liga dos campeões e os melhores campeonatos da Europa”, considerou o internacional português em conferência de imprensa, notando que esta saída “não vai afectar” a adversária de Portugal.

A dispensa de Julen Lopetegui, que de 2014 a 2016 orientou o FC Porto, sem conquistar qualquer troféu, acontece a três dias da estreia da ‘roja’ no Mundial. Espanha dá o pontapé de saída no Campeonato que se disputa na Rússia esta sexta-feira, frente a Portugal, em Sochi. O jogo está marcado para as 19h00 portuguesas e vai ser transmitido na RTP1.

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 40 pessoas mortas por grupos de “proteção às vacas” na Índia

Pelo menos 44 pessoas foram mortas por grupos de "proteção às vacas", entre maio de 2015 e dezembro de 2018, em 12 Estados da Índia, denuncia a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) num relatório …

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …