Espanha despede Julen Lopetegui a dois dias do jogo com Portugal

(dr) FC Porto / Facebook

O treinador espanhol Julen Lopetegui

Julen Lopetegui foi despedido do cargo de treinador da Selecção de Espanha nas vésperas da estreia no Mundial 2018. Fernando Hierro, o ex-futebolista que exercia o cargo de director desportivo da Federação Espanhola, assume o comando da equipa.

A dois dias da estreia frente a Portugal, no Mundial 2018, Espanha dispensou Julen Lopetegui pela forma como assinou e foi confirmado como o próximo treinador do Real Madrid.

Após o anúncio da dispensa de Lopetegui, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que “Fernando Hierro assumirá o cargo de seleccionador nacional no Campeonato do Mundo da Rússia”.

O despedimento de Lopetegui aconteceu um dia depois de o técnico ter sido anunciado como treinador do Real Madrid, num comunicado, onde se salientava que o contrato de três temporadas devia começar a vigorar no término do Campeonato do Mundo da Rússia.

Mas a RFEF rompe antecipadamente o acordo que tinha com Lopetegui, com o presidente da entidade, Luís Rubiales, a lamentar, em conferência de imprensa, que soube das negociações com o Real Madrid “cinco minutos antes do anúncio” oficial da contratação do treinador.

“Vimo-nos obrigados a prescindir do seleccionador nacional”, lamentou o líder da RFEF, garantindo que a Federação não foi contactada em toda a transferência para o clube madrileno.

“A situação é muito complicada, neste momento”, admitiu também Rubiales, destacando, no entanto, que tem muita confiança nos jogadores.

“Não vai afectar” a Selecção Espanhola

Antes de ter sido oficializada a saída de Lopetegui, o jogador português Bernardo Silva considerava que os atletas da Selecção Espanhola são “muito experientes” e que não se vão deixar afectar por este caso.

“Os jogadores da Selecção Espanhola são muito experientes, quase todos já ganharam o Campeonato do Mundo, o Campeonato da Europa, a Liga dos campeões e os melhores campeonatos da Europa”, considerou o internacional português em conferência de imprensa, notando que esta saída “não vai afectar” a adversária de Portugal.

A dispensa de Julen Lopetegui, que de 2014 a 2016 orientou o FC Porto, sem conquistar qualquer troféu, acontece a três dias da estreia da ‘roja’ no Mundial. Espanha dá o pontapé de saída no Campeonato que se disputa na Rússia esta sexta-feira, frente a Portugal, em Sochi. O jogo está marcado para as 19h00 portuguesas e vai ser transmitido na RTP1.

PARTILHAR

RESPONDER

Os mais terríveis ditadores genocidas têm um incompreensível lado fofinho

Os governos autoritários estão em ascensão. Um estudo do instituto alemão Bertelsmann Stiftung chegou à conclusão de que mais mil milhões de pessoas  vivem hoje sob ditaduras do que há quinze anos. O instituto analisou a qualidade …

Morreu o líder dos talibãs paquistaneses. Foi "assassinado pelos infiéis"

Os talibãs paquistaneses reconheceram este domingo a morte do seu líder, Maulana Fazlullah, morto na semana passada no Afeganistão por um drone do exército americano, e anunciaram ter nomeado um novo chefe. "É fonte de orgulho …

Bruno (com o ordenado congelado) recua e vai impugnar AG

Bruno de Carvalho, que este sábado foi destituído de presidente do Sporting pelos sócios em Assembleia-Geral, diz agora que vai impugnar a reunião e pretende apresentar-se às eleições, previstas para 8 de setembro. 15 horas depois …

A palavra de Costa não pode valer menos que a Constituição

O dirigente e deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares defendeu este domingo, a propósito dos impostos sobre os combustíveis, que a palavra do primeiro-ministro, António Costa, não pode valer menos do que a letra da …

Novo teste não invasivo usa a luz para identificar a malária

Um engenheiro informático de 24 anos do Uganda, Brian Gitta, ganhou o Prémio África com um dispositivo inovador que testa a malária sem tirar sangue, o ‘Matibabu’, palavra suaíli para "tratamento". "O Matibabu é um exemplo …

Inglaterra vs Panamá | Goleada histórica para todos

Aqui está a maior goleada do Mundial até ao momento e o resultado inglês mais gordo da sua história no torneio. A Inglaterra fez a festa frente à frágil selecção do Panamá e venceu por concludentes …

Sousa Cintra nomeado presidente da SAD do Sporting

O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube. O presidente da Comissão de …

Descoberta a primeira obra de Da Vinci (ou talvez não)

O primeiro trabalho pictórico do génio do Renascimento Leonardo da Vinci terá sido um azulejo datado de 1471, no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou esta quinta-feira o especialista de arte Ernesto Solari, que …

Deus é um estúpido filho da mãe, diz Duterte

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas – país em que 86% da população é católica – referiu-se a Deus como um "estúpido filho da mãe" durante uma cimeira na cidade de Davao. Referindo-se ao conceito católico …

32 anos depois, a genealogia genética tramou o assassino de Michella

O mistério da agressão sexual seguida de homicídio de uma adolescente americana em 1986 foi resolvido, 32 anos depois graças a uma técnica inovadora da genealogia genética, anunciaram este domingo as autoridades do estado de …