Espanha despede Julen Lopetegui a dois dias do jogo com Portugal

(dr) FC Porto / Facebook

O treinador espanhol Julen Lopetegui

Julen Lopetegui foi despedido do cargo de treinador da Selecção de Espanha nas vésperas da estreia no Mundial 2018. Fernando Hierro, o ex-futebolista que exercia o cargo de director desportivo da Federação Espanhola, assume o comando da equipa.

A dois dias da estreia frente a Portugal, no Mundial 2018, Espanha dispensou Julen Lopetegui pela forma como assinou e foi confirmado como o próximo treinador do Real Madrid.

Após o anúncio da dispensa de Lopetegui, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que “Fernando Hierro assumirá o cargo de seleccionador nacional no Campeonato do Mundo da Rússia”.

O despedimento de Lopetegui aconteceu um dia depois de o técnico ter sido anunciado como treinador do Real Madrid, num comunicado, onde se salientava que o contrato de três temporadas devia começar a vigorar no término do Campeonato do Mundo da Rússia.

Mas a RFEF rompe antecipadamente o acordo que tinha com Lopetegui, com o presidente da entidade, Luís Rubiales, a lamentar, em conferência de imprensa, que soube das negociações com o Real Madrid “cinco minutos antes do anúncio” oficial da contratação do treinador.

“Vimo-nos obrigados a prescindir do seleccionador nacional”, lamentou o líder da RFEF, garantindo que a Federação não foi contactada em toda a transferência para o clube madrileno.

“A situação é muito complicada, neste momento”, admitiu também Rubiales, destacando, no entanto, que tem muita confiança nos jogadores.

“Não vai afectar” a Selecção Espanhola

Antes de ter sido oficializada a saída de Lopetegui, o jogador português Bernardo Silva considerava que os atletas da Selecção Espanhola são “muito experientes” e que não se vão deixar afectar por este caso.

“Os jogadores da Selecção Espanhola são muito experientes, quase todos já ganharam o Campeonato do Mundo, o Campeonato da Europa, a Liga dos campeões e os melhores campeonatos da Europa”, considerou o internacional português em conferência de imprensa, notando que esta saída “não vai afectar” a adversária de Portugal.

A dispensa de Julen Lopetegui, que de 2014 a 2016 orientou o FC Porto, sem conquistar qualquer troféu, acontece a três dias da estreia da ‘roja’ no Mundial. Espanha dá o pontapé de saída no Campeonato que se disputa na Rússia esta sexta-feira, frente a Portugal, em Sochi. O jogo está marcado para as 19h00 portuguesas e vai ser transmitido na RTP1.

PARTILHAR

RESPONDER

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …

Marcelo despediu-se da "verdadeira vocação" da sua vida com mensagem de esperança no futuro

O Presidente da República despediu-se na tarde desta quinta-feira da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a "verdadeira vocação" de toda a sua vida. "A universidade, a minha universidade foi …

Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite. Em reação …

Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares em propinas de bolseiros

A Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares de euros em propinas cobradas ao longo de dois anos a estudantes de doutoramento que tinham uma bolsa de estudo atribuída pela instituição de ensino. A Universidade …

94 mortos e dezenas de desaparecidos em naufrágio na Tanzânia

Pelo menos 94 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação, na Tanzânia, que transportava cerca de 400 pessoa. O balanço inicial dava conta de 79 mortes e dezenas de desaparecidos. De acordo com as equipas de …

Nem extraterrestres, nem espiões. FBI explica porque encerrou Observatório Solar

O Observatório Solar do Novo México, nos EUA, esteve encerrado durante 11 dias, sem se saber porquê. Depois dos rumores de extraterrestres ou de espionagem, descobre-se que, afinal, o fecho se deveu a uma investigação do …

Finanças confirmam fim da proibição dos prémios de desempenho

O Governo confirmou que vai eliminar no Orçamento do Estado para 2019 algumas normas para a função pública, como a proibição de atribuir prémios de desempenho ou a possibilidade de progressões na carreira por opção …

Taxista mantêm protesto até reunião em Belém. "Resistir, resistir, resistir"

As duas faixas 'Bus' da Avenida da Liberdade, em Lisboa, continuavam esta sexta-feira de manhã, pelo terceiro dia consecutivo, preenchidas com táxis em protesto contra a entrada em vigor da lei que regula as plataformas …

Criatura "alienígena" encontrada numa praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura em forma de bolha e vermelha. A criatura, que acabou por ser identificada como uma espécie específica de …

Presidente do Vietname morreu aos 61 anos

O Presidente do Vietname, Tran Dai Quang, figura conservadora do regime comunista, morreu esta sexta-feira aos 61 anos vítima de doença prolongada, informou a agência estatal de notícias VNA. “O presidente Tran Dai morreu no hospital …