Espanha despede Julen Lopetegui a dois dias do jogo com Portugal

(dr) FC Porto / Facebook

O treinador espanhol Julen Lopetegui

Julen Lopetegui foi despedido do cargo de treinador da Selecção de Espanha nas vésperas da estreia no Mundial 2018. Fernando Hierro, o ex-futebolista que exercia o cargo de director desportivo da Federação Espanhola, assume o comando da equipa.

A dois dias da estreia frente a Portugal, no Mundial 2018, Espanha dispensou Julen Lopetegui pela forma como assinou e foi confirmado como o próximo treinador do Real Madrid.

Após o anúncio da dispensa de Lopetegui, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que “Fernando Hierro assumirá o cargo de seleccionador nacional no Campeonato do Mundo da Rússia”.

O despedimento de Lopetegui aconteceu um dia depois de o técnico ter sido anunciado como treinador do Real Madrid, num comunicado, onde se salientava que o contrato de três temporadas devia começar a vigorar no término do Campeonato do Mundo da Rússia.

Mas a RFEF rompe antecipadamente o acordo que tinha com Lopetegui, com o presidente da entidade, Luís Rubiales, a lamentar, em conferência de imprensa, que soube das negociações com o Real Madrid “cinco minutos antes do anúncio” oficial da contratação do treinador.

“Vimo-nos obrigados a prescindir do seleccionador nacional”, lamentou o líder da RFEF, garantindo que a Federação não foi contactada em toda a transferência para o clube madrileno.

“A situação é muito complicada, neste momento”, admitiu também Rubiales, destacando, no entanto, que tem muita confiança nos jogadores.

“Não vai afectar” a Selecção Espanhola

Antes de ter sido oficializada a saída de Lopetegui, o jogador português Bernardo Silva considerava que os atletas da Selecção Espanhola são “muito experientes” e que não se vão deixar afectar por este caso.

“Os jogadores da Selecção Espanhola são muito experientes, quase todos já ganharam o Campeonato do Mundo, o Campeonato da Europa, a Liga dos campeões e os melhores campeonatos da Europa”, considerou o internacional português em conferência de imprensa, notando que esta saída “não vai afectar” a adversária de Portugal.

A dispensa de Julen Lopetegui, que de 2014 a 2016 orientou o FC Porto, sem conquistar qualquer troféu, acontece a três dias da estreia da ‘roja’ no Mundial. Espanha dá o pontapé de saída no Campeonato que se disputa na Rússia esta sexta-feira, frente a Portugal, em Sochi. O jogo está marcado para as 19h00 portuguesas e vai ser transmitido na RTP1.

PARTILHAR

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …