Roger Stone, assessor da campanha presidencial de Trump, foi detido e indiciado por sete crimes

Roger Stone, ex-conselheiro de campanha presidencial de Donald Trump, foi detido esta sexta-feira em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, e é acusado de sete crimes.

A informação foi tornada pública pelo gabinete do procurador especial Robert Mueller. Stone é acusado de prestação de falsos depoimentos, de condicionamento de testemunhas e de obstrução à justiça, num total de sete acusações, de acordo com o The New York Times.

A detenção surge no seguimento das investigações feitas pelo procurador especial Robert Mueller sobre a alegada interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, embora o documento divulgado não acuse Roger Stone de coordenar as operações.

O comunicado refere ainda que o veterano consultor e estratega político vai ser presente a um juiz esta sexta-feira, em Fort Lauderdale, Flórida.

Roger Stone começou a sua carreira como assessor de campanha de Richard M. Nixon e tem uma tatuagem de Nixon nas costas. Há muito tempo que afirma que não tem nenhuma ligação com as tentativas da Rússia de atrapalhar a eleição presidencial de 2016, da qual Donald Trump saiu vencedor.

Stone é a terceira personalidade ligada a Donald Trump a ser detido. Os outros dois, que já foram também condenados, são: Paul Manafort, ex-diretor de campanha de Donald Trump e veterano estratega político que foi durante vários anos sócio de Roger Stone; e Michael Cohen, o ex-advogado do Presidente dos EUA. Tanto um como o outro confessaram vários crimes e aceitaram colaborar com a investigação de Robert Mueller.

Este é um desenvolvimento para o qual o próprio Roger Stone já estaria preparado, uma vez que, em agosto de 2018, uma semana depois da condenação de Paul Manafort, declarou estar à espera de ser detido por Robert Mueller.

Num email enviado a um grupo dos seus apoiantes, pedindo-lhes dinheiro para um fundo legal, escreveu: “Robert Mueller está atrás de mim”. À altura, disse que o procurador especial e ex-diretor do FBI ia acusá-lo de “um crime qualquer inventado para me poder silenciar ou induzir-me a testemunhar contra o Presidente”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …

Cenário em Gaza é devastador, mas Israel rejeita tréguas. Dez pessoas da mesma família foram mortas

O ambiente tenso que se vive em Israel parece estar para durar. O número de mortos palestinianos já é superior a uma centena, sendo que várias crianças e mulheres foram atingidas nos ataques. O Hamas …

Costa não tem conta à ordem e não se sabe como recebe salário. Rio é líder "mais rico"

O primeiro-ministro António Costa não declarou qualquer conta à ordem no banco na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional, como obriga a lei. Assim, não se sabe como recebe o seu salário. Já …

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …