Ex-advogado de Trump admite ter pagado para falsificar sondagens

Justin Lane / EPA

Michael Cohen, ex-advogado do Presidente dos EUA, Donald Trump

Michael Cohen pagou a uma empresa para manipular os dados de sondagens online para benefício de Donald Trump antes da campanha presidencial de 2016.

Esta quinta-feira, o Wall Street Journal avançou que Michael Cohen, antigo advogado de Donald Trump, pagou à empresa de dados RedFinch Solutions para manipular duas sondagens a favor do atual Presidente dos Estados Unidos antes da campanha presidencial de 2016. No entanto, a empresa não cumpriu o proposto.

“Quanto ao artigo sobre fraudes nas sondagens, o que fiz foi para e em benefício exclusivo de Donald Trump. Eu lamento realmente a minha lealdade cega a um homem que não a merece”, escreveu no Twitter.

O ex-advogado pediu a Trump cerca de 50 mil dólares para pagar à RedFinch Solutions. Cohen alegou que o Presidente norte-americano o tinha instruído a cometer as violações de financiamento da campanha, tese que Trump negou.

Durante a campanha, Donald Trump referiu-se várias vezes aos números das sondagens para ajudar a dar corpo à sua candidatura, adianta o Diário de Notícias.

De acordo com a publicação do Wall Street Journal, Cohen encarregou John Gauger, da empresa RedFinch Solutions, de criar uma rotina de computador para votar repetidamente em Donald Trump numa sondagem online do Drudge Report de fevereiro de 2015 sobre potenciais candidatos republicanos.

Como resultado, Trump ficou em quinto lugar na pesquisa Drudge Report, com cerca de 24 mil votos, ou 5% do total.

Gauger repetiu o processo para um inquérito online da CNBC de 2014, o qual elaborou uma lista dos principais líderes empresariais do país. No entanto, Trump não figurou entre os cem melhores.

Durante vários anos, a relação de Cohen com Trump foi bastante próxima. No entanto, a investigação do procurador especial Robert Mueller afastou-os, tendo Trump chamado “ratazana” ao ex-advogado em resultado da cooperação de Cohen com a equipa de Mueller.

Rudolph Giuliani, o novo advogado de Donald Trump, já respondeu ao caso: “O presidente não tem conhecimento de as sondagens terem sido manipuladas“, disse à Reuters.

Mas o Wall Street Journal não se fica por aqui e adianta ainda que, durante a campanha presidencial, Michael Cohen pediu a Gauger para criar uma conta no Twitter para os seus admiradores.

Mulheres que amam e apoiam Michael Cohen. Forte, pit bull, sex symbol, sério, vocacionado para os negócios e pronto para fazer a diferença!”, lê-se na conta, que ainda permanece ativa.

https://twitter.com/WomenForCohen/status/805188108220243968

Esta conta põe em causa as alegações de Cohen que dão conta de que o advogado fez tudo em “lealdade cega” a Donald Trump.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Errado. É ter pagado. As pessoas gostam sempre de corrigir. Mas para o fazerem têm de estar certas do que dizem. O que não é o caso.

      Com o verbo ser e estar: foi pago; está pago.
      Com o verbo ter e haver: ter pagado; havia pagado.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …