Rodrigo terá sido morto por ter roubado dinheiro ao padrasto

(dr) Facebook

-

O jovem de 15 anos poderá ter sido assassinado depois de um desentendimento com o padrasto, depois de este saber que rapaz lhe tinha roubado dinheiro para comprar um telemóvel.

A compra de um telemóvel, com dinheiro roubado ao padrasto, poderá estar na origem do desentendimento que levou ao homicídio de Rodrigo Lapa, avança o jornal Público.

O jovem, que estava desaparecido desde a semana passada, foi encontrado já sem vida esta quarta-feira num terreno próximo à casa onde vivia, em Portimão, no Algarve.

Segundo o mesmo jornal, o adolescente queria comprar um telemóvel, mas nem a mãe nem o pai, ambos desempregados, podiam oferecer-lhe. Rodrigo terá então decidido usar dinheiro do padrasto, que também está desempregado, mas que há já algum tempo fazia trabalhos ocasionais para juntar dinheiro para voltar ao Brasil, o seu país de origem.

O jovem chegou a comprar o telemóvel com o dinheiro roubado e, quando o companheiro da mãe descobriu, isso terá levado ao desentendimento que, segundo a PJ, provocou o seu assassinato.

A autópsia realizada ontem confirma que o rapaz de 15 anos morreu por estrangulamento, mas não da forma como se pensava anteriormente.

As buscas encontraram o corpo em avançado estado de decomposição e com um cabo elétrico enrolado ao pescoço. No entanto, a análise permitiu concluir que não foi essa a causa da morte do jovem e que os vestígios deixados no corpo apontam para que o estrangulamento tenha sido realizado apenas com a força de um braço.

A autópsia já foi concluída mas terão que ser realizados exames complementares que podem demorar entre seis a oito semanas, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

Ainda de acordo com o Público, não é certo onde terá ocorrido o crime, mas a PJ continua a acreditar que Rodrigo terá sido morto entre a casa onde vivia e o local onde foi encontrado.

O padrasto de Rodrigo, Joaquim Pinto, mantém-se assim como o principal suspeito, tendo voltado para o Brasil no mesmo dia em que o rapaz foi dado como desaparecido.

Se o suspeito decidir manter-se no Brasil, poderá permanecer em liberdade uma vez que Portugal não possui acordos de extradição com esse país.

As autoridades portuguesas têm agora duas opções: julgar o suspeito e emitir um mandado de captura internacional ou remeter o processo para o Brasil e deixar que sejam as autoridades de lá a julgar Joaquim.

Ainda durante o dia de ontem, surgiu a informação de que o jovem estava sinalizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa desde o divórcio dos pais. O processo transitou para a comissão de Portimão, depois de o jovem se ter mudado para a casa da mãe.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este país está-se a transformar num Texas da era dos cowboys, são famílias desfeitas ao mais pequeno abalo esquecendo-se das responsabilidades para com os filhos, são os jovens exigentes e ambiciosos de tudo não percebendo sequer que primeiro é necessário ganhar o dinheiro para depois o poder gastar, anda tudo descontrolado e já se mata uma pessoa pelo mais pequeno desvio ou por simples vingança e no meio de tudo isto muita coisa vai mal ao influenciarem as pessoas ao consumo e a outras extravagâncias ofensivas da moral e dos valores humanos.

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …