Rodrigo terá sido morto por ter roubado dinheiro ao padrasto

(dr) Facebook

-

O jovem de 15 anos poderá ter sido assassinado depois de um desentendimento com o padrasto, depois de este saber que rapaz lhe tinha roubado dinheiro para comprar um telemóvel.

A compra de um telemóvel, com dinheiro roubado ao padrasto, poderá estar na origem do desentendimento que levou ao homicídio de Rodrigo Lapa, avança o jornal Público.

O jovem, que estava desaparecido desde a semana passada, foi encontrado já sem vida esta quarta-feira num terreno próximo à casa onde vivia, em Portimão, no Algarve.

Segundo o mesmo jornal, o adolescente queria comprar um telemóvel, mas nem a mãe nem o pai, ambos desempregados, podiam oferecer-lhe. Rodrigo terá então decidido usar dinheiro do padrasto, que também está desempregado, mas que há já algum tempo fazia trabalhos ocasionais para juntar dinheiro para voltar ao Brasil, o seu país de origem.

O jovem chegou a comprar o telemóvel com o dinheiro roubado e, quando o companheiro da mãe descobriu, isso terá levado ao desentendimento que, segundo a PJ, provocou o seu assassinato.

A autópsia realizada ontem confirma que o rapaz de 15 anos morreu por estrangulamento, mas não da forma como se pensava anteriormente.

As buscas encontraram o corpo em avançado estado de decomposição e com um cabo elétrico enrolado ao pescoço. No entanto, a análise permitiu concluir que não foi essa a causa da morte do jovem e que os vestígios deixados no corpo apontam para que o estrangulamento tenha sido realizado apenas com a força de um braço.

A autópsia já foi concluída mas terão que ser realizados exames complementares que podem demorar entre seis a oito semanas, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

Ainda de acordo com o Público, não é certo onde terá ocorrido o crime, mas a PJ continua a acreditar que Rodrigo terá sido morto entre a casa onde vivia e o local onde foi encontrado.

O padrasto de Rodrigo, Joaquim Pinto, mantém-se assim como o principal suspeito, tendo voltado para o Brasil no mesmo dia em que o rapaz foi dado como desaparecido.

Se o suspeito decidir manter-se no Brasil, poderá permanecer em liberdade uma vez que Portugal não possui acordos de extradição com esse país.

As autoridades portuguesas têm agora duas opções: julgar o suspeito e emitir um mandado de captura internacional ou remeter o processo para o Brasil e deixar que sejam as autoridades de lá a julgar Joaquim.

Ainda durante o dia de ontem, surgiu a informação de que o jovem estava sinalizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa desde o divórcio dos pais. O processo transitou para a comissão de Portimão, depois de o jovem se ter mudado para a casa da mãe.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este país está-se a transformar num Texas da era dos cowboys, são famílias desfeitas ao mais pequeno abalo esquecendo-se das responsabilidades para com os filhos, são os jovens exigentes e ambiciosos de tudo não percebendo sequer que primeiro é necessário ganhar o dinheiro para depois o poder gastar, anda tudo descontrolado e já se mata uma pessoa pelo mais pequeno desvio ou por simples vingança e no meio de tudo isto muita coisa vai mal ao influenciarem as pessoas ao consumo e a outras extravagâncias ofensivas da moral e dos valores humanos.

RESPONDER

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …