Padrasto do rapaz assassinado em Portimão foi para o Brasil

(dr) Facebook

-

Autoridades portuguesas suspeitam do padrasto de Rodrigo Lapa, o jovem de 15 anos que foi encontrado sem vida esta quarta-feira num terreno próximo de sua casa, em Portimão.

Rodrigo Lapa, o rapaz de 15 anos que estava desaparecido desde a semana passada, foi ontem encontrado sem vida num terreno próximo de sua casa, em Portimão, no Algarve.

De acordo com o Diário de Notícias, a polícia já não tem dúvidas de que se tratou de um homicídio e, neste momento, as suspeitas recaem sobre o padrasto, que viajou para o Brasil no dia em que o rapaz desapareceu.

As buscas, coordenadas pela PJ, militares da Unidade de Intervenção do destacamento local da GNR, encontraram o corpo do jovem em avançado estado de decomposição e com um cabo elétrico enrolado ao pescoço.

Segundo fonte policial, em declarações ao mesmo jornal, “as circunstâncias em que o cadáver apareceu e a forma como o jovem desapareceu indiciam que foi vítima de homicídio”.

Além disso, “o corpo apresentava sinais de manipulação, de ter sido transportado para o local onde veio a ser encontrado”, o que sugere que esse não foi o mesmo local onde ocorreu o homicídio.

O testemunho da mãe de Rodrigo tem sido fundamental para ajudar os inspetores, tanto antes como depois de terem encontrado o corpo. Célia Barreto foi ouvida pelas autoridades várias vezes durante esta quarta-feira mas não foi constituída arguida por não ser considerada suspeita.

Segundo o DN, a mãe terá dito à polícia que Rodrigo discutiu com o padrasto na manhã em que desapareceu.

Padrasto fugiu para o Brasil

Para já, o padrasto de Rodrigo, Joaquim Pinto, de origem brasileira e com dupla nacionalidade, é o único suspeito do homicídio, segundo o Jornal de Notícias.

O homem fugiu para o Brasil no dia em que o jovem foi dado como desaparecido, portanto, às autoridades portuguesas só resta remeter o processo para esse país, para que seja lá aberta uma nova investigação.

De acordo com o Diário de Notícias, depois de uma primeira conversa com a Polícia Judiciária, o suspeito estará disposto a colaborar com a investigação. No entanto, por não ser possível extraditar um cidadão para prestar declarações, o padrasto de Rodrigo só regressa a Portugal se quiser.

“Um cidadão brasileiro não pode ser extraditado para Portugal, tal como um português não pode ser extraditado para o Brasil, segundo a igualdade de direitos. Mas um cidadão brasileiro poderá ser julgado no seu país por um crime cometido em Portugal”, comentou o advogado Rogério Alves ao mesmo jornal.

O corpo será autopsiado esta quinta-feira, no Gabinete Médico-Legal e Forense do Barlavento, no complexo hospitalar de Portimão, podendo dar novas informações sobre o caso.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sim,sim .. vai ser extraditado para Portugal ou ser Julgado no Brasil. Estou mesmo a ver.. Vai ser no mesmo dia que o Duarte Lima for Julgado no Brasil ou Portugal pela morte de Rosalina Ribeiro

  2. O titulo induz o suspeito na prática do crime:
    – Não “fugiu” para o Brasil.
    – “Foi” para o Brazil.

    Nada foi provado, e eu por mim, digo que foi a mãe. O padrasto ameaçou ir embora e a mãe culpou o filho, vingando-se nele.
    Não esqueçamos que o padrasto tinha bilhete comprado há quase 1 mês…

    A serenidade da mãe face às perguntas dos jornalistas sempre foi muito suspeita. A mãe sabia que a policia ia suspeitar do padrasto, portanto cometeu o crime para castigar também o padrasto.

    Agora vamos ver o que se consegue provar…

  3. Por este caminhar o país vai lindo em matéria criminal, diariamente aparecem notícias de nos deixar indispostos perante tanta crueldade contra crianças indefesas.

RESPONDER

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …