Padrasto do rapaz assassinado em Portimão foi para o Brasil

(dr) Facebook

-

Autoridades portuguesas suspeitam do padrasto de Rodrigo Lapa, o jovem de 15 anos que foi encontrado sem vida esta quarta-feira num terreno próximo de sua casa, em Portimão.

Rodrigo Lapa, o rapaz de 15 anos que estava desaparecido desde a semana passada, foi ontem encontrado sem vida num terreno próximo de sua casa, em Portimão, no Algarve.

De acordo com o Diário de Notícias, a polícia já não tem dúvidas de que se tratou de um homicídio e, neste momento, as suspeitas recaem sobre o padrasto, que viajou para o Brasil no dia em que o rapaz desapareceu.

As buscas, coordenadas pela PJ, militares da Unidade de Intervenção do destacamento local da GNR, encontraram o corpo do jovem em avançado estado de decomposição e com um cabo elétrico enrolado ao pescoço.

Segundo fonte policial, em declarações ao mesmo jornal, “as circunstâncias em que o cadáver apareceu e a forma como o jovem desapareceu indiciam que foi vítima de homicídio”.

Além disso, “o corpo apresentava sinais de manipulação, de ter sido transportado para o local onde veio a ser encontrado”, o que sugere que esse não foi o mesmo local onde ocorreu o homicídio.

O testemunho da mãe de Rodrigo tem sido fundamental para ajudar os inspetores, tanto antes como depois de terem encontrado o corpo. Célia Barreto foi ouvida pelas autoridades várias vezes durante esta quarta-feira mas não foi constituída arguida por não ser considerada suspeita.

Segundo o DN, a mãe terá dito à polícia que Rodrigo discutiu com o padrasto na manhã em que desapareceu.

Padrasto fugiu para o Brasil

Para já, o padrasto de Rodrigo, Joaquim Pinto, de origem brasileira e com dupla nacionalidade, é o único suspeito do homicídio, segundo o Jornal de Notícias.

O homem fugiu para o Brasil no dia em que o jovem foi dado como desaparecido, portanto, às autoridades portuguesas só resta remeter o processo para esse país, para que seja lá aberta uma nova investigação.

De acordo com o Diário de Notícias, depois de uma primeira conversa com a Polícia Judiciária, o suspeito estará disposto a colaborar com a investigação. No entanto, por não ser possível extraditar um cidadão para prestar declarações, o padrasto de Rodrigo só regressa a Portugal se quiser.

“Um cidadão brasileiro não pode ser extraditado para Portugal, tal como um português não pode ser extraditado para o Brasil, segundo a igualdade de direitos. Mas um cidadão brasileiro poderá ser julgado no seu país por um crime cometido em Portugal”, comentou o advogado Rogério Alves ao mesmo jornal.

O corpo será autopsiado esta quinta-feira, no Gabinete Médico-Legal e Forense do Barlavento, no complexo hospitalar de Portimão, podendo dar novas informações sobre o caso.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sim,sim .. vai ser extraditado para Portugal ou ser Julgado no Brasil. Estou mesmo a ver.. Vai ser no mesmo dia que o Duarte Lima for Julgado no Brasil ou Portugal pela morte de Rosalina Ribeiro

  2. O titulo induz o suspeito na prática do crime:
    – Não “fugiu” para o Brasil.
    – “Foi” para o Brazil.

    Nada foi provado, e eu por mim, digo que foi a mãe. O padrasto ameaçou ir embora e a mãe culpou o filho, vingando-se nele.
    Não esqueçamos que o padrasto tinha bilhete comprado há quase 1 mês…

    A serenidade da mãe face às perguntas dos jornalistas sempre foi muito suspeita. A mãe sabia que a policia ia suspeitar do padrasto, portanto cometeu o crime para castigar também o padrasto.

    Agora vamos ver o que se consegue provar…

  3. Por este caminhar o país vai lindo em matéria criminal, diariamente aparecem notícias de nos deixar indispostos perante tanta crueldade contra crianças indefesas.

RESPONDER

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …