Padrasto do rapaz assassinado em Portimão foi para o Brasil

(dr) Facebook

-

Autoridades portuguesas suspeitam do padrasto de Rodrigo Lapa, o jovem de 15 anos que foi encontrado sem vida esta quarta-feira num terreno próximo de sua casa, em Portimão.

Rodrigo Lapa, o rapaz de 15 anos que estava desaparecido desde a semana passada, foi ontem encontrado sem vida num terreno próximo de sua casa, em Portimão, no Algarve.

De acordo com o Diário de Notícias, a polícia já não tem dúvidas de que se tratou de um homicídio e, neste momento, as suspeitas recaem sobre o padrasto, que viajou para o Brasil no dia em que o rapaz desapareceu.

As buscas, coordenadas pela PJ, militares da Unidade de Intervenção do destacamento local da GNR, encontraram o corpo do jovem em avançado estado de decomposição e com um cabo elétrico enrolado ao pescoço.

Segundo fonte policial, em declarações ao mesmo jornal, “as circunstâncias em que o cadáver apareceu e a forma como o jovem desapareceu indiciam que foi vítima de homicídio”.

Além disso, “o corpo apresentava sinais de manipulação, de ter sido transportado para o local onde veio a ser encontrado”, o que sugere que esse não foi o mesmo local onde ocorreu o homicídio.

O testemunho da mãe de Rodrigo tem sido fundamental para ajudar os inspetores, tanto antes como depois de terem encontrado o corpo. Célia Barreto foi ouvida pelas autoridades várias vezes durante esta quarta-feira mas não foi constituída arguida por não ser considerada suspeita.

Segundo o DN, a mãe terá dito à polícia que Rodrigo discutiu com o padrasto na manhã em que desapareceu.

Padrasto fugiu para o Brasil

Para já, o padrasto de Rodrigo, Joaquim Pinto, de origem brasileira e com dupla nacionalidade, é o único suspeito do homicídio, segundo o Jornal de Notícias.

O homem fugiu para o Brasil no dia em que o jovem foi dado como desaparecido, portanto, às autoridades portuguesas só resta remeter o processo para esse país, para que seja lá aberta uma nova investigação.

De acordo com o Diário de Notícias, depois de uma primeira conversa com a Polícia Judiciária, o suspeito estará disposto a colaborar com a investigação. No entanto, por não ser possível extraditar um cidadão para prestar declarações, o padrasto de Rodrigo só regressa a Portugal se quiser.

“Um cidadão brasileiro não pode ser extraditado para Portugal, tal como um português não pode ser extraditado para o Brasil, segundo a igualdade de direitos. Mas um cidadão brasileiro poderá ser julgado no seu país por um crime cometido em Portugal”, comentou o advogado Rogério Alves ao mesmo jornal.

O corpo será autopsiado esta quinta-feira, no Gabinete Médico-Legal e Forense do Barlavento, no complexo hospitalar de Portimão, podendo dar novas informações sobre o caso.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sim,sim .. vai ser extraditado para Portugal ou ser Julgado no Brasil. Estou mesmo a ver.. Vai ser no mesmo dia que o Duarte Lima for Julgado no Brasil ou Portugal pela morte de Rosalina Ribeiro

  2. O titulo induz o suspeito na prática do crime:
    – Não “fugiu” para o Brasil.
    – “Foi” para o Brazil.

    Nada foi provado, e eu por mim, digo que foi a mãe. O padrasto ameaçou ir embora e a mãe culpou o filho, vingando-se nele.
    Não esqueçamos que o padrasto tinha bilhete comprado há quase 1 mês…

    A serenidade da mãe face às perguntas dos jornalistas sempre foi muito suspeita. A mãe sabia que a policia ia suspeitar do padrasto, portanto cometeu o crime para castigar também o padrasto.

    Agora vamos ver o que se consegue provar…

  3. Por este caminhar o país vai lindo em matéria criminal, diariamente aparecem notícias de nos deixar indispostos perante tanta crueldade contra crianças indefesas.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …