Robôs vão roubar os empregos todos e o governo terá que pagar o seu salário

O desenvolvimento da tecnologia e o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial vai fazer com que os robôs substituam os humanos em cada vez mais empregos em todo o mundo. O cenário futurista é traçado pelo empreendedor e visionário Elon Musk, que vaticina que os governos terão que assegurar o sustento das pessoas.

“Há uma grande possibilidade de acabarmos com um rendimento básico universal ou algo do tipo, devido à automação”, destaca Elon Musk, fundador e CEO da SolarCity, da Tesla e da SpaceX, em declarações divulgadas pela CNBC.

O visionário de Silicon Valley acredita que os robôs vão substituir, gradualmente, muitos trabalhadores. Musk dá o exemplo dos camionistas, salientando que os camiões auto-guiados vão “acabar” com esta profissão. E mesmo que alguns camionistas passem a controlar as frotas de camiões robôs, outros acabarão por ficar inevitavelmente, no desemprego.

O CEO da Tesla realça que a sociedade presente tem que começar a definir como se vai “integrar com um mundo e um futuro com uma vasta Inteligência Artificial“, que acabará também por levar os robôs a conquistar os empregos mais criativos e que exijam mais do intelecto.

“Em última instância, penso que terá que haver algum tipo de melhoramento na simbiose com a super inteligência artificial“, diz Musk, que vê esta possibilidade de os robôs dominarem o mercado de trabalho como algo positivo, mais do que prejudicial para a sociedade, que vai garantir às populações “mais tempo de lazer”.

OnInnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

“As pessoas terão mais tempo para fazer outras coisas, coisas mais complexas, mais interessantes”, sustenta Musk, apostando na ideia de que terão que ser os governos a sustentar os cidadãos com subsídios universais.

A Suíça já foi notícia diversas vezes por ter recentemente equacionado a possibilidade de instituir um rendimento mínimo incondicional e universal de 2.250 euros por mês para todos os cidadãos. No último referendo, realizado no Verão, a ideia foi rejeitada por 80% dos votantes.

Em Portugal, o PAN também já avançou com a ideia de criar um Rendimento Básico Incondicional – atribuido a todos os cidadãos só por se nascer.

Um grupo de cidadãos chegou ainda a criar uma petição em nome da aplicação desse apoio universal com o argumento do “crescente aumento da pobreza, precariedade, desemprego, insegurança da população e os enormes avanços tecnológicos que reduzem drasticamente a necessidade de mão-de-obra humana”.

Contudo, até agora, pouco mais de 5.600 pessoas assinaram a petição.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …