PAN quer Rendimento Básico Incondicional (só por se nascer)

Alba Soler / Flickr

-

PAN defende um rendimento mínimo para toda a gente, apenas por se nascer, seja rico ou pobre

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza deverá apresentar ao governo um projecto de resolução com vista a discutir a possibilidade de criar um Rendimento Básico Incondicional (RBI), um valor mensal que seria entregue a todos os cidadãos, ricos ou pobres, simplesmente por nascerem.

A ideia vai ser discutida hoje e amanhã no colóquio “A transição para uma alternativa social inovadora”, que vai decorrer na Assembleia da República e na Universidade Nova de Lisboa.

A iniciativa, organizada pelo Grupo de Teoria Política da Universidade do Minho, pelo PAN, pelo Movimento RBI de Portugal e pelo Grupo de Estudos Políticos, deverá ser o pontapé de saída para que o assunto chegue ao Parlamento.

O Público reporta que o PAN deverá apresentar um projecto de resolução com vista a levar o governo a criar um grupo de trabalho que analise a possibilidade de aplicação deste Rendimento Básico para todos.

A entrega deste RBI seria universal e independente de qualquer tipo de condições, sendo atribuído a toda a gente apenas por se nascer, sejam ricos ou pobres.

A medida é vista como uma forma de combater a pobreza e de estímulo a uma abordagem diferente ao mundo do trabalho, bem como de apoio à família.

O objectivo é que “as pessoas possam fruir da vida, estar mais tempo com a família, mais tempo na natureza, com os amigos, a existência não é só trabalho”, esclarece Jorge Silva do PAN, em declarações ao Público.

“Potenciar aquilo que de melhor as pessoas podem dar à sociedade”, acrescenta Jorge Silva que trata de realçar que “a ideia não é uma utopia”.

Jorge Silva / Facebook

Jorge Silva, membro do PAN – Pessoas-Animais-Natureza

“As pessoas têm um certo receio de arriscarem propostas pessoais, porque o trabalho que têm, mesmo que não seja satisfatório, é aquele que necessitam para fazer face às necessidades. Se tiverem um patamar mínimo de segurança, começam a pensar noutras possibilidades. Que podem ser muito ricas para a sociedade”, sustenta ainda o representante do PAN.

Todavia, a medida não acolhe unanimidade, nomeadamente no sector político da Esquerda, onde o bloquista Francisco Louçã considera que “tem a agenda implícita de justificar o fim da despesa em escola pública, saúde, e outros, e portanto a privatização desses serviços”, conforme declarações divulgadas pelo Público.

Os pobres só teriam a perder com isso“, diz ainda Francisco Louçã ao Público, notando que ao anular-se “a diferença entre ricos e pobres liquida-se o princípio do combate à desigualdade”.

Esta ideia do RBI tem sido também estudada noutros países, nomeadamente na Finlândia e na Holanda, onde há ideias para a sua aplicação de facto, embora a título experimental, já para 2016 e 2017, com o financiamento dos sistemas de Segurança Social, dos municípios e de fundos privados.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. TODOS temos direito à vida e não somos escravos do sistema!!!! CHEGA!!!!
    Nova sociedade sem dinheiro: UBUNTU – Michael Tellinger

    NASCEMOS TODOS PARA SER FELIZES.

  2. Este Louçã é muito burro mesmo. Ai os pobres só tinham a perder?! Então , se conseguirem suprir as suas necessidades básicas, deixam de ser pobres, certo?!
    Ou seja, há depois que melhorar as condições PARA TODOS!
    Enfim. O que deveria acabar mesmo é o dinheiro – a fonte de todos os males deste mundo!

RESPONDER

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …

As discotecas vão reabrir a 1 de Outubro - mas 70% devem ir à falência até à Primavera

Apesar da reabertura dos espaços de diversão nocturna estar para breve, as associações que representam o sector queixam-se das burocracias e da falta de apoios e acreditam que muitas discotecas não vão voltar a abrir …

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …