PAN quer Rendimento Básico Incondicional (só por se nascer)

Alba Soler / Flickr

-

PAN defende um rendimento mínimo para toda a gente, apenas por se nascer, seja rico ou pobre

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza deverá apresentar ao governo um projecto de resolução com vista a discutir a possibilidade de criar um Rendimento Básico Incondicional (RBI), um valor mensal que seria entregue a todos os cidadãos, ricos ou pobres, simplesmente por nascerem.

A ideia vai ser discutida hoje e amanhã no colóquio “A transição para uma alternativa social inovadora”, que vai decorrer na Assembleia da República e na Universidade Nova de Lisboa.

A iniciativa, organizada pelo Grupo de Teoria Política da Universidade do Minho, pelo PAN, pelo Movimento RBI de Portugal e pelo Grupo de Estudos Políticos, deverá ser o pontapé de saída para que o assunto chegue ao Parlamento.

O Público reporta que o PAN deverá apresentar um projecto de resolução com vista a levar o governo a criar um grupo de trabalho que analise a possibilidade de aplicação deste Rendimento Básico para todos.

A entrega deste RBI seria universal e independente de qualquer tipo de condições, sendo atribuído a toda a gente apenas por se nascer, sejam ricos ou pobres.

A medida é vista como uma forma de combater a pobreza e de estímulo a uma abordagem diferente ao mundo do trabalho, bem como de apoio à família.

O objectivo é que “as pessoas possam fruir da vida, estar mais tempo com a família, mais tempo na natureza, com os amigos, a existência não é só trabalho”, esclarece Jorge Silva do PAN, em declarações ao Público.

“Potenciar aquilo que de melhor as pessoas podem dar à sociedade”, acrescenta Jorge Silva que trata de realçar que “a ideia não é uma utopia”.

Jorge Silva / Facebook

Jorge Silva, membro do PAN – Pessoas-Animais-Natureza

“As pessoas têm um certo receio de arriscarem propostas pessoais, porque o trabalho que têm, mesmo que não seja satisfatório, é aquele que necessitam para fazer face às necessidades. Se tiverem um patamar mínimo de segurança, começam a pensar noutras possibilidades. Que podem ser muito ricas para a sociedade”, sustenta ainda o representante do PAN.

Todavia, a medida não acolhe unanimidade, nomeadamente no sector político da Esquerda, onde o bloquista Francisco Louçã considera que “tem a agenda implícita de justificar o fim da despesa em escola pública, saúde, e outros, e portanto a privatização desses serviços”, conforme declarações divulgadas pelo Público.

Os pobres só teriam a perder com isso“, diz ainda Francisco Louçã ao Público, notando que ao anular-se “a diferença entre ricos e pobres liquida-se o princípio do combate à desigualdade”.

Esta ideia do RBI tem sido também estudada noutros países, nomeadamente na Finlândia e na Holanda, onde há ideias para a sua aplicação de facto, embora a título experimental, já para 2016 e 2017, com o financiamento dos sistemas de Segurança Social, dos municípios e de fundos privados.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. TODOS temos direito à vida e não somos escravos do sistema!!!! CHEGA!!!!
    Nova sociedade sem dinheiro: UBUNTU – Michael Tellinger

    NASCEMOS TODOS PARA SER FELIZES.

  2. Este Louçã é muito burro mesmo. Ai os pobres só tinham a perder?! Então , se conseguirem suprir as suas necessidades básicas, deixam de ser pobres, certo?!
    Ou seja, há depois que melhorar as condições PARA TODOS!
    Enfim. O que deveria acabar mesmo é o dinheiro – a fonte de todos os males deste mundo!

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …