Quase 80% dos suíços rejeitaram em referendo o Rendimento Básico Universal

Swiss Federal Council / wikimedia

-

Os suíços rejeitaram este domingo por ampla maioria a criação do Rendimento Básico Universal, um projeto revolucionário que provocou muitos debates no país, de acordo com as primeiras projeções.

Segundo uma projecção nacional do instituto suíço de sondagens gfs.bern, divulgada pela televisão pública do país, cerca de 78% dos suíços votaram contra a criação do Rendimento Básico Universal.

Os promotores da iniciativa acreditavam que todos os cidadãos devem poder viver com dignidade, independentemente da sua condição social, para o que o Estado deveria providenciar um rendimento fixo incondicional universal.

Cada adulto deveria ter disponível, mensalmente, o equivalente a 2.261 euros. As crianças e adolescentes teriam direito a 565 euros.

Em termos anuais, o montante proposto totaliza 30 mil francos – um valor pouco acima do limiar de pobreza em 2014 na Suíça, de 29.501 francos. Em Portugal, o limiar de risco de pobreza é de 5.061 euros anuais, ou seja, uma proposta semelhante, adaptada ao nosso país, seria um rendimento incondicional de menos de 450 euros mensais.

“Penso que o rendimento básico poderia ajudar a redesenhar a economia e o mercado de trabalho, de forma a permitir que mais pessoas façam o que querem, para que se sintam realizadas com o seu trabalho”, acredita o porta-voz da iniciativa, Che Wagner, citado pela Euronews.

Os que se opõem à iniciativa acreditam que o Rendimento Básico Universal beneficia apenas os que não querem trabalhar, nem contribuir para a sociedade.

Segundo Nathalie Fontanet, da comissão de cidadãos que se opõe ao Rendimento Básico Universal, “são montantes muito importantes que em vez de incentivar as pessoas activas a trabalhar e serem independentes, vai encorajar algumas pessoas a não fazer nada”.

“Penso que isso é contra os nossos valores e contra a coesão social”, assegura  Fontanet.

Os suíços votaram de forma realista“, diz Andreas Ladner, especialista em ciência política e professor da Universidade de Lausanne, ouvido pela RTS.

Os resultados definitivos do referendo devem ser anunciados ao início da noite.

Nas outras duas propostas submetidas a referendo este fim-de-semana, 66% dos eleitores aprovaram uma reforma do direito de asilo, e 61% votaram a favor da autorização do DGP, o diagnóstico genético pré-implantacional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …