Quase 80% dos suíços rejeitaram em referendo o Rendimento Básico Universal

Swiss Federal Council / wikimedia

-

Os suíços rejeitaram este domingo por ampla maioria a criação do Rendimento Básico Universal, um projeto revolucionário que provocou muitos debates no país, de acordo com as primeiras projeções.

Segundo uma projecção nacional do instituto suíço de sondagens gfs.bern, divulgada pela televisão pública do país, cerca de 78% dos suíços votaram contra a criação do Rendimento Básico Universal.

Os promotores da iniciativa acreditavam que todos os cidadãos devem poder viver com dignidade, independentemente da sua condição social, para o que o Estado deveria providenciar um rendimento fixo incondicional universal.

Cada adulto deveria ter disponível, mensalmente, o equivalente a 2.261 euros. As crianças e adolescentes teriam direito a 565 euros.

Em termos anuais, o montante proposto totaliza 30 mil francos – um valor pouco acima do limiar de pobreza em 2014 na Suíça, de 29.501 francos. Em Portugal, o limiar de risco de pobreza é de 5.061 euros anuais, ou seja, uma proposta semelhante, adaptada ao nosso país, seria um rendimento incondicional de menos de 450 euros mensais.

“Penso que o rendimento básico poderia ajudar a redesenhar a economia e o mercado de trabalho, de forma a permitir que mais pessoas façam o que querem, para que se sintam realizadas com o seu trabalho”, acredita o porta-voz da iniciativa, Che Wagner, citado pela Euronews.

Os que se opõem à iniciativa acreditam que o Rendimento Básico Universal beneficia apenas os que não querem trabalhar, nem contribuir para a sociedade.

Segundo Nathalie Fontanet, da comissão de cidadãos que se opõe ao Rendimento Básico Universal, “são montantes muito importantes que em vez de incentivar as pessoas activas a trabalhar e serem independentes, vai encorajar algumas pessoas a não fazer nada”.

“Penso que isso é contra os nossos valores e contra a coesão social”, assegura  Fontanet.

Os suíços votaram de forma realista“, diz Andreas Ladner, especialista em ciência política e professor da Universidade de Lausanne, ouvido pela RTS.

Os resultados definitivos do referendo devem ser anunciados ao início da noite.

Nas outras duas propostas submetidas a referendo este fim-de-semana, 66% dos eleitores aprovaram uma reforma do direito de asilo, e 61% votaram a favor da autorização do DGP, o diagnóstico genético pré-implantacional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …