O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar quem está e quem não está a usar máscara.

O estilo de vida das pessoas mudou muito devido à epidemia de covid-19. Usar máscara em locais movimentados e fechados, seguir o distanciamento social e as regras de higiene passaram a ser obrigatórios em vários países.

Para dar uma ajuda no cumprimento deste novo estilo de vida, a SoftBank Robotics Europe está a lançar uma nova atualização gratuita que permite que o robô humanóide Pepper detete máscaras.

Usando um reconhecimento de imagem de Inteligência Artificial (IA), Pepper consegue analisar o rosto de até cinco pessoas ao mesmo tempo. No tablet colocado no peito de Pepper, aparecerá um círculo verde ao redor da imagem de qualquer pessoa que use uma máscara e um círculo vermelho ao redor da imagem das pessoas sem máscara.

O robô Pepper consegue ainda agradecer às pessoas por usarem máscaras e lembrar a alguém sem máscara que a deve utilizar.

De acordo com a SoftBank Robotics Europe, o sistema funciona com máscaras que possuem padrões e esquemas de cores complexos. Pepper fornecerá também análises diárias, como a percentagem de pessoas que cumprem os requisitos da máscara.

A empresa garante que os robôs Pepper não registam nem armazenam dados pessoais.

A SoftBank espera que os novos recursos do Pepper ajudem as empresas quando começarem a reabrir. Ajudar as empresas a aplicar as regras da máscara facial pode dar ao robô Pepperum novo nível de responsabilidade.

Este não é o primeiro uso de Pepper num mundo afetado pela pandemia de coronavírus. Pepper e o seu colega Spot, o cão-robô, estarão presentes em jogos de basebol sem espetadores no Japão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …