O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar quem está e quem não está a usar máscara.

O estilo de vida das pessoas mudou muito devido à epidemia de covid-19. Usar máscara em locais movimentados e fechados, seguir o distanciamento social e as regras de higiene passaram a ser obrigatórios em vários países.

Para dar uma ajuda no cumprimento deste novo estilo de vida, a SoftBank Robotics Europe está a lançar uma nova atualização gratuita que permite que o robô humanóide Pepper detete máscaras.

Usando um reconhecimento de imagem de Inteligência Artificial (IA), Pepper consegue analisar o rosto de até cinco pessoas ao mesmo tempo. No tablet colocado no peito de Pepper, aparecerá um círculo verde ao redor da imagem de qualquer pessoa que use uma máscara e um círculo vermelho ao redor da imagem das pessoas sem máscara.

O robô Pepper consegue ainda agradecer às pessoas por usarem máscaras e lembrar a alguém sem máscara que a deve utilizar.

De acordo com a SoftBank Robotics Europe, o sistema funciona com máscaras que possuem padrões e esquemas de cores complexos. Pepper fornecerá também análises diárias, como a percentagem de pessoas que cumprem os requisitos da máscara.

A empresa garante que os robôs Pepper não registam nem armazenam dados pessoais.

A SoftBank espera que os novos recursos do Pepper ajudem as empresas quando começarem a reabrir. Ajudar as empresas a aplicar as regras da máscara facial pode dar ao robô Pepperum novo nível de responsabilidade.

Este não é o primeiro uso de Pepper num mundo afetado pela pandemia de coronavírus. Pepper e o seu colega Spot, o cão-robô, estarão presentes em jogos de basebol sem espetadores no Japão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …