/

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

1

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar quem está e quem não está a usar máscara.

O estilo de vida das pessoas mudou muito devido à epidemia de covid-19. Usar máscara em locais movimentados e fechados, seguir o distanciamento social e as regras de higiene passaram a ser obrigatórios em vários países.

Para dar uma ajuda no cumprimento deste novo estilo de vida, a SoftBank Robotics Europe está a lançar uma nova atualização gratuita que permite que o robô humanóide Pepper detete máscaras.

Usando um reconhecimento de imagem de Inteligência Artificial (IA), Pepper consegue analisar o rosto de até cinco pessoas ao mesmo tempo. No tablet colocado no peito de Pepper, aparecerá um círculo verde ao redor da imagem de qualquer pessoa que use uma máscara e um círculo vermelho ao redor da imagem das pessoas sem máscara.

O robô Pepper consegue ainda agradecer às pessoas por usarem máscaras e lembrar a alguém sem máscara que a deve utilizar.

De acordo com a SoftBank Robotics Europe, o sistema funciona com máscaras que possuem padrões e esquemas de cores complexos. Pepper fornecerá também análises diárias, como a percentagem de pessoas que cumprem os requisitos da máscara.

A empresa garante que os robôs Pepper não registam nem armazenam dados pessoais.

A SoftBank espera que os novos recursos do Pepper ajudem as empresas quando começarem a reabrir. Ajudar as empresas a aplicar as regras da máscara facial pode dar ao robô Pepperum novo nível de responsabilidade.

Este não é o primeiro uso de Pepper num mundo afetado pela pandemia de coronavírus. Pepper e o seu colega Spot, o cão-robô, estarão presentes em jogos de basebol sem espetadores no Japão.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.