O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar quem está e quem não está a usar máscara.

O estilo de vida das pessoas mudou muito devido à epidemia de covid-19. Usar máscara em locais movimentados e fechados, seguir o distanciamento social e as regras de higiene passaram a ser obrigatórios em vários países.

Para dar uma ajuda no cumprimento deste novo estilo de vida, a SoftBank Robotics Europe está a lançar uma nova atualização gratuita que permite que o robô humanóide Pepper detete máscaras.

Usando um reconhecimento de imagem de Inteligência Artificial (IA), Pepper consegue analisar o rosto de até cinco pessoas ao mesmo tempo. No tablet colocado no peito de Pepper, aparecerá um círculo verde ao redor da imagem de qualquer pessoa que use uma máscara e um círculo vermelho ao redor da imagem das pessoas sem máscara.

O robô Pepper consegue ainda agradecer às pessoas por usarem máscaras e lembrar a alguém sem máscara que a deve utilizar.



De acordo com a SoftBank Robotics Europe, o sistema funciona com máscaras que possuem padrões e esquemas de cores complexos. Pepper fornecerá também análises diárias, como a percentagem de pessoas que cumprem os requisitos da máscara.

A empresa garante que os robôs Pepper não registam nem armazenam dados pessoais.

A SoftBank espera que os novos recursos do Pepper ajudem as empresas quando começarem a reabrir. Ajudar as empresas a aplicar as regras da máscara facial pode dar ao robô Pepperum novo nível de responsabilidade.

Este não é o primeiro uso de Pepper num mundo afetado pela pandemia de coronavírus. Pepper e o seu colega Spot, o cão-robô, estarão presentes em jogos de basebol sem espetadores no Japão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …