Robô gigante estilo “Avatar” dá os primeiros passos na Coreia do Sul

(dr) Vitaly Bulgarov / Hankook Mirae

-

Uma empresa sul-coreana revelou o protótipo de um robô que será o primeiro modelo bípede tripulado do mundo. É muito semelhante ao robô usado no filme “Avatar” e poderá ser usado para fins militares como, por exemplo, na fronteira com a Coreia do Norte.

Em desenvolvimento há cerca de um ano pela sul-coreana Hankook Mirae Technology, o robô funciona como uma mistura de exoesqueleto e armadura robótica.

Isto significa que o equipamento não é controlado à distância ou através de algum tipo de inteligência artificial, mas necessita que um humano esteja dentro do cockpit para funcionar de forma adequada.

A máquina, com quatro metros de altura, é muito semelhante com os robôs militares usados no filme de ficção científica “Avatar”, de 2009. E não admira que o seja porque, tal como escreve a BBC, o principal responsável pelo projeto, Vitaly Bulgarov, também trabalhou em filmes como o “RoboCop” e o “Exterminador Implacável”.

O robô foi desenvolvido para ser utilizado nos setores da construção e indústria, mas também em áreas perigosas onde os humanos precisam de estar protegidos como, por exemplo, quando é preciso limpar um local onde houve um acidente industrial.

Entre os trabalhos planeados para o robô estão também tarefas pesadas em armazéns e fábricas mas a ideia é que o super-robô também possa ser utilizado para fins militares, nomeadamente, na fronteira com a Coreia do Norte – o que poderá reforçar o clima de hostilidade e tensão já existente no local.

Para já, o Method-2 ainda não é muito estável e precisa de alguns ajustes. A empresa quer lançá-lo no mercado em 2017 e cada unidade deverá custar oito milhões de dólares.

Entretanto, a invenção já tem sido alvo de dúvidas por parte de algumas publicações. Caso disso é o Live Science, que constata que a empresa não tem praticamente presença na Internet e era, até agora, uma desconhecida dos investigadores e especialistas do meio.

Será que Kim Jong-un vai responder à altura e construir também um robô tripulado gigante para fazer frente ao seu vizinho do Sul?

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É tudo muito giro… e qual é a fonte de energia deles?!? Gasolina?!? Solar?!? Baterias?!?

    Certamente não são nucleares… e muito menos usam tecnologia radiante…

    …. é giro… mas apenas em conceito!

    E este tipo de bipedes são MECHs.. já exitem em conceito e em funcionamente faz mais de 20 anos: A referência ao “Avatar” (apesar de os ter) duz em erro. Veja-se o bipede baseado no cargeiro russo em “Aliens”…

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …