Robô gigante estilo “Avatar” dá os primeiros passos na Coreia do Sul

(dr) Vitaly Bulgarov / Hankook Mirae

-

Uma empresa sul-coreana revelou o protótipo de um robô que será o primeiro modelo bípede tripulado do mundo. É muito semelhante ao robô usado no filme “Avatar” e poderá ser usado para fins militares como, por exemplo, na fronteira com a Coreia do Norte.

Em desenvolvimento há cerca de um ano pela sul-coreana Hankook Mirae Technology, o robô funciona como uma mistura de exoesqueleto e armadura robótica.

Isto significa que o equipamento não é controlado à distância ou através de algum tipo de inteligência artificial, mas necessita que um humano esteja dentro do cockpit para funcionar de forma adequada.

A máquina, com quatro metros de altura, é muito semelhante com os robôs militares usados no filme de ficção científica “Avatar”, de 2009. E não admira que o seja porque, tal como escreve a BBC, o principal responsável pelo projeto, Vitaly Bulgarov, também trabalhou em filmes como o “RoboCop” e o “Exterminador Implacável”.

O robô foi desenvolvido para ser utilizado nos setores da construção e indústria, mas também em áreas perigosas onde os humanos precisam de estar protegidos como, por exemplo, quando é preciso limpar um local onde houve um acidente industrial.

Entre os trabalhos planeados para o robô estão também tarefas pesadas em armazéns e fábricas mas a ideia é que o super-robô também possa ser utilizado para fins militares, nomeadamente, na fronteira com a Coreia do Norte – o que poderá reforçar o clima de hostilidade e tensão já existente no local.

Para já, o Method-2 ainda não é muito estável e precisa de alguns ajustes. A empresa quer lançá-lo no mercado em 2017 e cada unidade deverá custar oito milhões de dólares.

Entretanto, a invenção já tem sido alvo de dúvidas por parte de algumas publicações. Caso disso é o Live Science, que constata que a empresa não tem praticamente presença na Internet e era, até agora, uma desconhecida dos investigadores e especialistas do meio.

Será que Kim Jong-un vai responder à altura e construir também um robô tripulado gigante para fazer frente ao seu vizinho do Sul?

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É tudo muito giro… e qual é a fonte de energia deles?!? Gasolina?!? Solar?!? Baterias?!?

    Certamente não são nucleares… e muito menos usam tecnologia radiante…

    …. é giro… mas apenas em conceito!

    E este tipo de bipedes são MECHs.. já exitem em conceito e em funcionamente faz mais de 20 anos: A referência ao “Avatar” (apesar de os ter) duz em erro. Veja-se o bipede baseado no cargeiro russo em “Aliens”…

RESPONDER

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …