Robô gigante estilo “Avatar” dá os primeiros passos na Coreia do Sul

(dr) Vitaly Bulgarov / Hankook Mirae

-

Uma empresa sul-coreana revelou o protótipo de um robô que será o primeiro modelo bípede tripulado do mundo. É muito semelhante ao robô usado no filme “Avatar” e poderá ser usado para fins militares como, por exemplo, na fronteira com a Coreia do Norte.

Em desenvolvimento há cerca de um ano pela sul-coreana Hankook Mirae Technology, o robô funciona como uma mistura de exoesqueleto e armadura robótica.

Isto significa que o equipamento não é controlado à distância ou através de algum tipo de inteligência artificial, mas necessita que um humano esteja dentro do cockpit para funcionar de forma adequada.

A máquina, com quatro metros de altura, é muito semelhante com os robôs militares usados no filme de ficção científica “Avatar”, de 2009. E não admira que o seja porque, tal como escreve a BBC, o principal responsável pelo projeto, Vitaly Bulgarov, também trabalhou em filmes como o “RoboCop” e o “Exterminador Implacável”.

O robô foi desenvolvido para ser utilizado nos setores da construção e indústria, mas também em áreas perigosas onde os humanos precisam de estar protegidos como, por exemplo, quando é preciso limpar um local onde houve um acidente industrial.

Entre os trabalhos planeados para o robô estão também tarefas pesadas em armazéns e fábricas mas a ideia é que o super-robô também possa ser utilizado para fins militares, nomeadamente, na fronteira com a Coreia do Norte – o que poderá reforçar o clima de hostilidade e tensão já existente no local.

Para já, o Method-2 ainda não é muito estável e precisa de alguns ajustes. A empresa quer lançá-lo no mercado em 2017 e cada unidade deverá custar oito milhões de dólares.

Entretanto, a invenção já tem sido alvo de dúvidas por parte de algumas publicações. Caso disso é o Live Science, que constata que a empresa não tem praticamente presença na Internet e era, até agora, uma desconhecida dos investigadores e especialistas do meio.

Será que Kim Jong-un vai responder à altura e construir também um robô tripulado gigante para fazer frente ao seu vizinho do Sul?

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É tudo muito giro… e qual é a fonte de energia deles?!? Gasolina?!? Solar?!? Baterias?!?

    Certamente não são nucleares… e muito menos usam tecnologia radiante…

    …. é giro… mas apenas em conceito!

    E este tipo de bipedes são MECHs.. já exitem em conceito e em funcionamente faz mais de 20 anos: A referência ao “Avatar” (apesar de os ter) duz em erro. Veja-se o bipede baseado no cargeiro russo em “Aliens”…

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …