Uma empresa sul-coreana revelou o protótipo de um robô que será o primeiro modelo bípede tripulado do mundo. É muito semelhante ao robô usado no filme “Avatar” e poderá ser usado para fins militares como, por exemplo, na fronteira com a Coreia do Norte.
Em desenvolvimento há cerca de um ano pela sul-coreana Hankook Mirae Technology, o robô funciona como uma mistura de exoesqueleto e armadura robótica.
Isto significa que o equipamento não é controlado à distância ou através de algum tipo de inteligência artificial, mas necessita que um humano esteja dentro do cockpit para funcionar de forma adequada.
A máquina, com quatro metros de altura, é muito semelhante com os robôs militares usados no filme de ficção científica “Avatar”, de 2009. E não admira que o seja porque, tal como escreve a BBC, o principal responsável pelo projeto, Vitaly Bulgarov, também trabalhou em filmes como o “RoboCop” e o “Exterminador Implacável”.
O robô foi desenvolvido para ser utilizado nos setores da construção e indústria, mas também em áreas perigosas onde os humanos precisam de estar protegidos como, por exemplo, quando é preciso limpar um local onde houve um acidente industrial.
Entre os trabalhos planeados para o robô estão também tarefas pesadas em armazéns e fábricas mas a ideia é que o super-robô também possa ser utilizado para fins militares, nomeadamente, na fronteira com a Coreia do Norte – o que poderá reforçar o clima de hostilidade e tensão já existente no local.
Para já, o Method-2 ainda não é muito estável e precisa de alguns ajustes. A empresa quer lançá-lo no mercado em 2017 e cada unidade deverá custar oito milhões de dólares.
Entretanto, a invenção já tem sido alvo de dúvidas por parte de algumas publicações. Caso disso é o Live Science, que constata que a empresa não tem praticamente presença na Internet e era, até agora, uma desconhecida dos investigadores e especialistas do meio.
Será que Kim Jong-un vai responder à altura e construir também um robô tripulado gigante para fazer frente ao seu vizinho do Sul?
ZAP // Ciberia
É tudo muito giro… e qual é a fonte de energia deles?!? Gasolina?!? Solar?!? Baterias?!?
Certamente não são nucleares… e muito menos usam tecnologia radiante…
…. é giro… mas apenas em conceito!
E este tipo de bipedes são MECHs.. já exitem em conceito e em funcionamente faz mais de 20 anos: A referência ao “Avatar” (apesar de os ter) duz em erro. Veja-se o bipede baseado no cargeiro russo em “Aliens”…