É “o primeiro robô advogado do mundo” e está a dar uma ajuda gratuita e preciosa a refugiados que procuram asilo e a quem quer emigrar para os EUA e para o Canadá. Trata-se de um programa informático de conversação que foi originalmente criado para reclamar multas de estacionamento.
O chatbot DoNotPay foi criado pelo britânico Joshua Browder, um estudante de 20 anos da Universidade de Standford, com o intuito de reclamar de multas de estacionamento em Londres.
Um chatbot ou um bot de conversação é um programa informático, utilizado em serviços de mensagens como o Messenger do Facebook e o WhatsApp, que consegue interpretar o que um interlocutor humano diz e dar-lhe respostas com sentido.
Após um total de 160 mil multas reclamadas e de cerca de 4 milhões de euros devolvidos aos utilizadores, segundo dados do The Guardian, o chatbot está agora, a auxiliar refugiados a pedir asilo político.
O jovem inventor define o seu programa como “o primeiro robô advogado do mundo” que coloca ao utilizador uma série de perguntas para concluir que tipo de documento a pessoa precisa de preencher, caso pretenda candidatar-se a asilo no Reino Unido ou emigrar para os EUA e o Canadá.
Esta recolha de dados é necessária para o auto-preenchimento dos formulários adequados e o processo flui numa linguagem simples, que descomplica as habituais tecnicidades da burocracia.
Actualmente, o DoNotPay está a funcionar apenas no Messenger do Facebook, uma escolha que Browder explica com o facto de “funcionar com quase todos os aparelhos, tornando-o acessível para mais de mil milhões de pessoas“.
O chatbot existe, para já, apenas na versão em Inglês, mas está a ser traduzido para Árabe e a ideia é expandi-lo a outras Línguas.