/

Robert Mugabe não renunciou à presidência do Zimbabué

1

Aaron Ufumeli / EPA

Robert Mugabe (dir) com Emmerson Mnangagwa (esq)

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, fez hoje um discurso à nação, em que era esperada a sua renúncia ao cargo, mas tal não aconteceu.

No dia em que a União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF) destituiu Robert Mugabe da liderança do partido, fontes próximas do presidente avançaram a agências noticiosas internacionais que o estadista de 93 anos renunciaria à presidência do país.

No entanto, numa mensagem transmitida na televisão estatal, ladeado por vários militares, Robert Mugabe não anunciou qualquer renúncia do cargo. No discurso, Mugabe afirmou que, apesar da crise política que se vive nos últimos dias, “os pilares do Estado permaneceram funcionais” e que o país precisa “voltar à normalidade”.

Apesar de a economia estar a passar por um “período difícil”, o ainda Presidente do Zimbabué disse que “o Governo mantém-se comprometido em melhorar as condições sociais e materiais do povo” zimbabueano. Robert Mugabe terminou o discurso dizendo “obrigado e boa noite“.

Este domingo, o partido ZANU-PF demitiu Robert Mugabe da sua liderança e nomeou o antigo vice-Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, como novo líder e candidato para as próximas eleições presidenciais.

Na quarta-feira, as forças armadas zimbabueanas detiveram Robert Mugabe e a mulher, Grace Mugabe, e garantiram o controlo de todas as instituições governamentais. Com 93 anos e há quase 30 anos no poder, Mugabe é o mais velho chefe de Estado do mundo.

A acção político-militar teve as características de um golpe de Estado, uma vez que foram também detidos ou colocados sob prisão domiciliária grande parte dos membros do executivo.

Este domingo, Grace Mugabe foi também expulsa, “para sempre”, do partido, bem como os ministros da Educação Superior, Jonathan Moyo, e das Finanças, Ignatius Chombo, próximos de Mugabe.

A actual crise no Zimbabué surge após a destituição, na semana passada, do vice-presidente Emmerson Mnangagwa. Há muito considerado o delfim do Presidente, Mnangagwa foi humilhado e demitido das suas funções, tendo fugido do país após um braço-de-ferro com a primeira-dama, Grace Mugabe.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.