Robert Mueller demite-se. Acusar Trump de crime “não era opção”

The White House / Wikimedia

O Procurador Especial do Departamento da Justiça dos EUA, Robert Mueller

Robert Mueller, autor do “Relatório Mueller”, demitiu-se do seu cargo no Departamento da Justiça e recordou que acusar Trump de crime “não era uma opção”. Donald Trump foi investigado por obstrução à justiça e conluio com o governo russo nas presidenciais de 2016.

Depois de não ter encontrado provas sólidas que ligassem o presidente americano, Donald Trump, ao governo russo, Mueller apresentou a demissão do Departamento da Justiça. Contudo, não perdeu a oportunidade para tecer comentários em relação aos resultados da investigação.

Nos primeiros comentários púbicos desde que foi nomeado consultor especial há dois anos, Mueller realçou que as diretrizes impostas pelo Departamento da Justiça não permitiam que acusasse um presidente em atividade. Por essa mesma razão, a investigação não determinou se Trump cometeu obstrução à justiça ou não.

“Se tivéssemos confiança de que o presidente claramente não cometeu um crime, teríamos dito“, disse Mueller, citado pela CNN. “No entanto, não determinamos se o presidente cometeu um crime”, acrescentou.

Além disso, Robert Muller destacou ainda que os resultados do relatório falam por si e disse esperar não ter que voltar a falar sobre a investigação publicamente. Isto porque o antigo procurador-geral pode ser chamado a testemunhar na investigação do comité judicial.

“É necessário um outro tipo de processo que não o judicial para acusar formalmente o presidente em funções de ter cometido alguma irregularidade”, afirmou Mueller, defendendo que a investigação só poderia ser feita através da via política.

“Dado que Mueller foi incapaz de prosseguir com as acusações criminais contra o presidente, cabe ao congresso responder aos crimes, mentiras e outras irregularidades do presidente Trump – e vamos fazê-lo”, disse Jerry Nadler, presidente do Comité Judiciário. “Ninguém, nem mesmo o presidente dos Estados Unidos, está acima da lei”, rematou.

Em resposta, Donald Trump tweetou que “nada muda no Relatório Mueller“. O presidente americano escreveu que “não havia provas suficientes” e, como tal, seria inocente. “O caso está encerrado! Obrigado”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …