Robert F. Kennedy Jr banido do Instagram. Partilhou informações falsas sobre a covid-19

gageskidmore / Flickr

Robert F. Kennedy Jr

O Instagram baniu permanentemente a conta de Robert F. Kennedy Jr, depois de ter espalhado informações falsas sobre as vacinas contra a covid-19.

De acordo com a News Week, a rede social confirmou, na quarta-feira, que a conta de Robert F. Kennedy Jr foi banida por divulgar repetidamente desinformação sobre a segurança das vacinas para combater a pandemia de covid-19. O ativista antivacinas tinha mais de 800 mil seguidores na rede social.

A rede social decidiu banir Robert F. Kennedy Jr “por partilhar repetidamente alegações desmentidas sobre o coronavírus ou as vacinas”, justificou uma porta-voz do Facebook, empresa proprietária do Instagram.

Apesar de a remoção acontecer dias depois de o Facebook ter anunciado um aumento dos esforços de combate à desinformação nas suas plataformas, a conta do advogado e ambientalista no Facebook permanece ativa.

À revista Variety, um representante da empresa liderada por Mark Zuckerberg terá adiantado que “não tem neste momento planos para remover a página” de Kennedy, lembrando que os utilizadores podem publicar conteúdos diferentes em redes sociais distintas.

Quanto ao Instagram, não ficou claro que publicações violaram a política de desinformação da covid-19.

Robert F. Kennedy Jr, filho do ex-senador dos Estados Unidos Robert F. Kennedy e sobrinho do presidente John F. Kennedy, preside a Children’s Health Defense, uma organização sem fins lucrativos que defende que as vacinas desempenham um papel nas deficiências de desenvolvimento e nas doenças crónicas em crianças, incluindo asma, autismo e diabetes.

Recentemente, a Children’s Health Defense publicou um vídeo no qual contestava a segurança das vacinas contra a covid-19 e afirmava que o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) foi “indevidamente influenciado por motivos políticos e grandes negócios”.

O ativista tem sido acusado por várias organizações de ser um dos principais impulsionadores da desinformação sobre a vacinação durante a pandemia.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Moedas de prata encontradas na Polónia podem ter sido resgate pago a invasores vikings

Especialistas acreditam que 118 moedas de prata encontradas na Polónia pertençam a um resgate pago pelos franceses aos vikings para interromper o cerco da cidade de Paris. Um tesouro de 118 moedas de prata foi encontrado …

PSD ignora decisão da concelhia na Guarda e escolhe candidato à revelia

A direção nacional do PSD é acusada de ter ignorado a decisão da concelhia na Guarda e ter escolhido um candidato às eleições autárquicas à revelia. Um grupo de militantes da Guarda apresentou uma queixa ao …

Medina apresenta auditoria sobre manifestações em Lisboa “nos próximos dias”

O Presidente da Câmara de Lisboa revelou que “na sequência da auditoria”, que será conhecida nos próximos dias, irá tomar “as medidas para assegurar que não voltam a acontecer” falhas na proteção de dados de …

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …