Robert Ballard encontrou o Titanic em 1985. Agora, está à procura do avião de Amelia Earhart

NASA / Wikimedia

Robert Ballard já encontrou o inafundável Titanic, o porta-aviões USS Yorktown perdido durante a Batalha de Midway e o famoso PT-109, barco-patrulha pilotado pelo então tenente John F. Kennedy, que se afundou no Mar de Salomão. Agora, tem uma nova missão.

O explorador Robert Ballard vai viajar a 7 de agosto para Nikumaroro, ilha desabitada do Pacífico, para tentar resolver o mistério do desaparecimento da aviadora Amelia Earhart.

Earhart desapareceu em 1937, juntamente com o navegador Fred Noonan, ao tentar tornar-se a primeira mulher a circum-navegar o globo. Desde então, exploradores e investigadores têm andado obcecados com o desaparecimento, um dos maiores mistérios não resolvidos do século XX.

“Amelia Earhart está no ecrã do meu sonar há muito, muito tempo”, disse o explorador ao The Washington Post esta quarta-feira. “O meu negócio é encontrar coisas. Não quero não encontrar coisas.”

Mas as oportunidades de investigação na região, segundo o explorador, levaram-no a Nikumaroro, aproximadamente a meio caminho entre o Havai e a Austrália, num dos lugares mais remotos do planeta.

Ballard disse que as suas equipas, em terra e no leito oceânico, vão operar com base na teoria mais popular: que Earhart pousou o avião num coral recortado no lado noroeste de Nikumaroro e enviou inúmeras mensagens de rádio, cada vez mais desesperadas, até a maré arrastar o avião para longe.

De acordo com esta teoria, Earhart morreu na ilha, deixando alguns a especular incessantemente se os ossos recuperados na zona seriam seus. O Lockheed Model 10 Electra de Earhart, sustenta a teoria, terá sido levado pelo mar e arrastado para o abismo do oceano. A conclusão oficial da Marinha dos EUA é que Earhart e Noonan morreram pouco depois de colidirem com o Oceano Pacífico.

Se Earhart teve de fazer uma aterragem de emergência, teria visto Nikumaroro como um dos poucos locais possíveis para o fazer na região.

Na busca de Ballard, uma equipa irá explorar Nikumaroro com cães farejadores de ossos. Ballard e Allison Fundi irão vasculhar as profundezas do oceano em redor da ilha. Os tripulantes a bordo do Nautilus irão mapear a área com equipamentos de imagem montados no casco, que conseguem distinguir a dureza dos objetos .

O sonar normal não será usado nesse terreno. Nikumaroro é um conjunto de cumes vulcânicos que saltam da crosta terrestre, transformando a região num emaranhado de vales. Quando a área for mapeada, dois navios robóticos equipados com uma câmara percorrerão o fundo do mar.

Ballard, fundador do Ocean Exploration Trust, disse que a sua missão vai aproveitar grande parte da evidência da teoria do pouso reunida por outro grupo, o Grupo Internacional para Recuperação Histórica de Aeronaves. A expedição de Ballard é financiada em conjunto pela National Geographic Partners e pela National Geographic Society.

A missão também é um evento televisivo para a National Geographic, que exibirá um especial sobre a expedição e o legado de Earhart em outubro.

Doze anos depois de as mulheres terem conquistado o direito a votar, em 1932 Earhart tornou-se a primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico. Cinco anos mais tarde, teria sido a primeira mulher a voar à volta do mundo — se tivesse terminado o seu voo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …

Laboratório de Wuhan "esconde" vírus semelhante ao novo coronavírus desde 2012

O laboratório de virologia de Wuhan armazena há quase oito anos um vírus “muito parecido” com aquele que originou a pandemia de covid-19. Esse vírus foi descoberto em 2012 numa antiga mina de cobre em …